TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Dos Elementos

Artigos Científicos: Ordem Dos Elementos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

É interessante analisar a tabela periódica em qualquer momento de estudo de química; sempre você percebe uma coisa nova. Eu decorei a sequência principal dos elementos mais eletronegativos da natureza [F O N Cl Br I S C P H], mas só depois de ver na tabela como eles se "afastam" do Flúor que eu fiz a relação entre a distribuição eletrônica e a variação da eletronegatividade. Só para ter certeza se o meu raciocínio tá certo eu fiz essa pergunta. De acordo com o que eu aprendi até agora, o elemento que viria depois do Hidrogênio nessa lógica é o Selênio, que tá abaixo do enxofre [S] e à esquerda do Bromo [Br]. Se alguém quiser conferir, tá aí a melhor tabela periódica virtual que eu encontrei:

http://www.tabelaperiodicacompleta.com/

Agora outra coisa:

Me ensinaram que qualquer elemento que esteja fora dessa sequência e que interaja com os elementos de dentro dela formam com eles ligações iônicas. Sem exceção. É válida essa regra? Realmente todos os elementos fora da lista faz ligação iônica com os elementos dela? O selênio, por exemplo; ele tem 6 elétrons na camada de valência; ele é eletronegativo pra *******. Eu não sei se na natureza ele já foi encontrado ligado a algum desses elementos da sequência que eu mostrei, mas se ele se liga, não é ionicamente.

Só mais essa:

O que explica o fato do Carbono ser mais eletronegativo que o Selênio? Se para o primeiro faltam 4 elétrons para as camadas se estabilizarem enquanto para o último faltam só 3? É porque o Selênio tem tantas camadas úteis que as mais externas são consideravelmente mais fracas que as mais externas do Carbono? Ou melhor: as camadas úteis mais externas do Selênio estão tão distantes do núcleo que a sua força de interação chega a ser mais fraca que a das camadas mais externas do Carbono, que estão relativamente mais próximas do núcleo?

Respondam as que vocês souberem. Tenta não inventar uma resposta na hora; se fizer isso, avisa. Valeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com