TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao Do Ensino Fundamental

Artigo: Organizaçao Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  6.496 Palavras (26 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO: Claudia Douetts Vieira Sena RA 4350858504

NOME DO ALUNO: Cristiane Regina Rodrigues RA 4300069711

NOME DO ALUNO: Maria da Penha dos Santos RA 4350862408

NOME DO ALUNO: Paula Daniele Pongelupe Costa RA 4515835835

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina_”Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação da Profº EAD Maria Clodilde ,tutora á distância,Profº Edina Domingues,Profº Presencial Gabriela Frangiose

Osasco

2014

Itens Grifados (mais importantes)

Seria conveniente que a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental fosse desenvolvida depois das disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação e História da Educação. A Estrutura sendo precedida por estas disciplinas fará com que os professores/cursistas tenham o domínio do referencial básico para o estudo do sistema educacional. Há que se considerar ainda que na presente proposta para a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram suprimidos alguns tópicos da proposta original, por se entender que os mesmos podem ser mais bem desenvolvidos nas disciplinas acima referidas, especialmente no que se refere à História da Educação.

Deve ficar claro qual é a função específica desta disciplina no conjunto do processo de formação do Curso do Magistério, uma vez que há interfaces principalmente com as disciplinas relacionadas acima, Sociologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação. Entende-se que a função desta disciplina é produzir duas coisas básicas. Em primeiro lugar, a decodificação ou desvelamento do sistema educacional a partir da escola fazendo com que o professor perceba o real conteúdo das propostas e das práticas educacionais no âmbito do sistema de ensino, que, como já foi dito acima, não corresponde ao discurso pedagógico, isto é, ao que se diz para os alunos. Muito mais determinante em termos de ensino-aprendizagem é o que se põe enquanto estrutura de produção e estrutura de relações sociais de produção. Estas falam muito mais, porque são mais materiais e reais dos que as palavras. Em segundo lugar, a instrumentação para a superação da forma proletarizada de exercício do magistério que o reduz a “auleiro”, tratando da importância do planejamento como força controladora do processo, dada a estrutura de produção baseada na divisão técnica do trabalho.

TEXTO DISSERTATIVO

Enquanto disciplina, Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental deverá obedecer as orientações comuns às demais. O professor, enquanto mediador, discuta previamente com os alunos o trabalho a ser desenvolvido, a começar pela proposta de Programa. Nesta discussão devem ficar claros os objetivos, a metodologia, as responsabilidades, etc. Esta prática permitirá que o processo seja construído, assumido e desenvolvido coletivamente, superando a relação de dominação professor-aluno. Cabe ao professor conseguir que os alunos percebam o sentido e a necessidade do trabalho a ser desenvolvido, devendo aceitar as contribuições que venham a imprimir mais qualidade neste processo, o professor de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental desenvolva junto aos alunos o hábito de acompanhar o que acontece em relação à educação no país, no estado e na sua região. Para tanto, fazer com que os alunos leiam e, quando possível, recortem matérias de jornais e artigos de revistas que tratem do assunto. Assistam a programas da TV que têm relação direta ou indireta com a educação e a partir daí se estabeleçam debates com o objetivo de construir uma prática de reflexão e crítica sobre a realidade e formar uma opinião mais fundamentada sobre a mesma e, ao mesmo tempo, encaminhar para práticas de participação política com o objetivo de transformar a realidade social, esta disciplina oportunize palestras, entrevistas, mesa de debates com segmentos da sociedade civil, com as lideranças políticas (ex.: Sessões especiais sobre Educação na Câmara de Vereadores), com os pais, com os demais colegas professores, com as autoridades, inclusive as educacionais lotadas nos diversos órgãos e instâncias administrativas do sistema de ensino, e sindicatos dos profissionais da educação.

Estes encontros objetivam primeiramente oferecer aos alunos uma visão sobre o que pensam e o que fazem estes segmentos em relação à educação; em segundo, constituir momentos privilegiados para os futuros professores manifestarem o seu ponto de vista e as perspectivas que apontam para a educação nas respectivas comunidades, hoje como alunos do magistério e, amanhã, como profissionais da educação; e, em terceiro lugar, oportunizar momentos de capacitação em habilidades de comunicação, sistematização, organização, etc., sejam promovidos encontros e visitas de intercâmbio com outros cursos de magistério da região no sentido de conhecer o como cada curso está desenvolvendo o seu trabalho e buscar coletivamente apoio para o que entenderem adequado, promover, também, oportunidades de debate sobre temas do interesse dos profissionais enquanto trabalhadores da educação, visando fomentar sua participação futura nas organizações de classe, a avaliação deve estar vinculada ao conjunto da proposta de formação do Curso de Magistério, portanto aos seus compromissos político-pedagógicos e objetivos. Os critérios fundamentais são: - Percepção da escola como expressão e parte do projeto mais amplo de sociedade (burguesa) e do sistema de ensino em particular (nacional, estadual, municipal). Desvelamento da escola enquanto estrutura de produção e estrutura de relações sociais de produção. - Constituição e proletarização do professor como expressão da divisão técnica do trabalho: limites e perspectivas no âmbito do projeto neoliberal em curso no país, do processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com