TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao de Equipe de Basquete

Por:   •  2/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho apresentará sobre a organização de equipe de basquete fora das quadras, assim, identificando algumas das atividades que são realizadas com os atletas do time.

Algumas dessas equipes são de marketing esportivo, patrocínio, médica, com e também iremos abordar algumas curiosidades relacionadas com o basquete e sua equipe fora das quadras.

Basquetebol – Surgimento

Basicamente, o basquete surgiu em 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA). Mas foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar e estar organizado profissionalmente.

Hoje podemos perceber, que este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.   

Organização da equipe fora das Quadras: Comissão Técnica

No basquete, os jogadores de fato são extremamente importantes cada qual com sua função na partida: tem o Armador, o Lateral, o Pivô, o Líbero além de outras posições. De fato estes integrantes são essenciais para a partida, mas é por trás de todo este time existem diversas pessoas e apoios para que o basquete continue existindo. Essas pessoas e apoios são uma espécie de equipe fora das quadras, comecemos pela “Comissão Técnica”.

Na Comissão Técnica do basquete, temos 5 cargos de extrema importância: o Técnico, o Assistente Técnico, o Preparador Físico, o Supervisor e o Mordomo.

A função do técnico de um determinado time do basquete, seria aquele que conhece profundamente os aspectos de preparação física, técnica e tática de cada um de seus jogadores, e que acima de tudo tem a oportunidade para ensinar, guiar, orientar, censurar e aplaudir o determinado jogo, mantendo sempre uma boa filosofia no jogo.

Por sua vez, o assistente técnico tem por função ajudar ao técnico com novas visões do jogo e novos esquemas táticos, auxiliando em algumas decisões para o benefício da partida e do jogador; O supervisor tem como papel de elaborar alguns relatórios e também contribuir nas ações estratégicas da seção.

Outro cargo curioso seria o de Mordomo, neste o indivíduo executa inúmeras funções, ele é responsável por cuidar dos uniformes de todos, acordar os atletas, distribuir a programação, tudo passa pelo mordomo. A todo momento ele (o mordomo) é chamado pelos jogadores e membros da comissão técnica.

Outro cargo de extrema importância para os jogos são os Preparadores Físicos, estes fornecem orientações para melhorar o desempenho físico dos jogadores, trabalha planejando e avaliando individualmente certas atividades físicas, como melhorar a qualidade de vida, emagrecer, preparar-se para atividades ou eventos, também faz montagem de programas de exercícios físicos. O preparador precisa manter o controle de volume e a intensidade dos exercícios para prevenir lesões nos atletas.

Organização das equipes fora das Quadras – Equipe Médica

Além da comissão técnica que é de extrema importância, temos também a equipe médica, esta é crucial para a saúde e para o físico do jogador não só de basquete, mas de todos os esportes. Além do Preparador Físico citado anteriormente, a equipe médica está sempre a postos para cuidar da saúde dos atletas e realizar os exames necessários.

Um exemplo seria a Fisioterapia Esportiva que é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção do atleta amador e profissional, e de qualquer outro paciente que pratique alguma atividade física e que tenha pretensões de retornar ao exercício de forma segura, permitindo a prática de atividade física sem sintomas e riscos e orientando o paciente que deseja iniciar atividade física.

Basquetebol – Patrocínio

O basquete necessita de vários envolvidos para que o esporte/jogo flua normalmente como já mencionado, a Comissão, a Equipe Médica, Preparadores, entre outros. Diversos esportes como, o futebol, necessitam de patrocinadores para que o esporte ganhe mais força, agindo também como uma equipe apoiadora para o determinado time, mas infelizmente, segundo dados de 19 de maio de 2015 o diretor da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), está sem apoio e a falta de dinheiro e isso pode comprometer diretamente a preparação olímpica.

Comparado a outros esportes que sofre também com a falta de apoio o basquetebol é a única das grandes modalidades que está desde 2012 sem o patrocínio de uma estatal e o mais triste é que o esporte olímpico não sobrevive sem o apoio das verbas públicas, o esporte sem dinheiro consegue se desenvolver.

Sem esta equipe (de patrocínio) a preparação acaba prejudicada ao reduzir atividade, qualidade e quantidade de treinamento e isso, acaba refletindo diretamente e objetivamente na quadra, ou seja, em todos os envolvidos.

Para este caso, a superação desse momento só se dará quando o basquete receber o mesmo tratamento que as outras demais grandes modalidades recebem, por meio de um contrato de patrocínio de alguma empresa estatal

  • O Marketing Esportivo

O Marketing Esportivo pode envolver times, contratos, ligas e compra de espaços de mídia em eventos esportivos. Ele é um novo segmento no mercado de comunicação e trata-se de um tipo de marketing promocional que atua na dimensão institucional de uma marca ou empresa.

Conclusão

Antes de realizarmos este trabalho, a única coisa que imaginávamos quando nos falavam sobre o basquete era o TIME, sim time, somente e unicamente os jogadores. Obviamente, os determinados jogadores são essenciais para os jogos e para que se tenha uma competição, e tecnicamente, o que deduzíamos não estava inteiramente errado, apenas incompleto. Podemos perceber ao realizar este trabalho, que o fluir do jogo não depende apenas dos atletas dentro de quadra, mas depende também de uma série de colaboradores, apoios e equipes que se encontram fora da quadra mas que são cruciais para que a partida ocorra e que se tenha uma boa qualidade em todos os aspectos do basquete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com