TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Da ação Empresaria

Exames: Organização Da ação Empresaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol, e se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.

Henri Fayol dividiu as funções da empresa e criou 14 princípios gerais da administração, são elas: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais, Remuneração do pessoal, Centralização, Cadeia escalar, Ordem, Equidade (reconhecer o direito de cada um), Estabilidade do pessoal, Iniciativa e Espírito de equipe, esses princípios são as bases da administração como ciência, e são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.

A teoria da burocracia foi formalizada por Max Weber, significava o agrupamento social em organizações, Weber descreve a organização dos sistemas sociais ou burocracia, num sentido que vai além do significado pejorativo que por vezes tem, a Burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e minuciosamente como as coisas deverão ser feitas. Mas acaba se esquecendo dos aspectos variáveis que se devem ser considerados, o que na sua negligencia acaba trazendo diversas disfunções na realização de ações especificas Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais: Formalização, Divisão do trabalho, Hierarquia, Impessoalidade, Competência técnica e Meritocracia, Separação entre propriedade e administração, Profissionalização dos funcionários e Completa previsibilidade do funcionamento.

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal. Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Essas organizações são altamente diferenciadas e requerem dos seus participantes determinados características de personalidade. Essas características permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papéis desempenhados variam. A origem da teoria estruturalista foram as seguintes: oposição entre a teoria tradicional e das relações humanas, necessidade de visualizar a organização como uma unidade social, a influencia do estruturalismo nas ciências sociais e novo conceito de estrutura, com isso podemos esboçar vários raciocínio filosóficos e sociológicos em cima das estruturas. A Teoria Estruturalista é administrativa baseada no movimento estruturalista, fortemente influenciado pela sociologia organizacional.

A teoria das relações humanas fundada por Elton Mayo na seqüência das conclusões obtidas em diversos estudos realizados em várias empresas norte-americanas. É um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. O princípio base da Teoria das Relações Humanas de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos recompensantes no local de trabalho e responde mais às pressões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com