TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Dissertações: Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

ROGÉRIO DA CONCEIÇÃO CRUZ

HISTORIA DA COMPUTAÇÃO

CENTRO IV – PRAÇA ONZE

2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

ROGÉRIO DA CONCEIÇÃO CRUZ

HISTORIA DA COMPUTAÇÃO

Trabalho para a disciplina de Organização de Computadores apresentado ao curso de Sistemas de Informação na da área Tecnológica da Universidade Estácio de Sá – UNESA.

Profº. José Carlos da Rosa

CENTRO IV – PRAÇA ONZE

2014

Sumário

1. As primeiras máquinas de computar. 4

Ábaco 4

Historia do computador| 4

Babbage 6

ENIAC 7

EDVAC 8

UNIVAC 9

A Segunda Geração 10

A Terceira Geração 10

A Quarta Geração 13

2. A máquina de Tabular: Hermam Hollerith inventa a máquina elétrica de contagem. 15

3. Os primeiros computadores de uso geral 17

4. Fontes Bibliograficas 19

Os primeiros computadores. 19

A máquina de Tabular 19

Os primeiros computadores de uso geral. 19

1. As primeiras máquinas de computar.

Ábaco.

Muitos acreditam que o primeiro computador do mundo foi o Eniac, mas poucas pessoas do mundo da informática sabem que o primeiro computador do mundo foi o Ábaco.

O ábaco foi criado 2000 anos Antes de Cristo. Ele é um dispositivo que, embora não seja eletrônico, foi feito com a mesma intenção dos computadores modernos atuais: resolver problemas usando matemática. Afinal, o computador é pura matemática.

O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

Historia do computador|.

La pascaline (a pascalina) foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642.

Originalmente, ele pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais, mas apenas conseguia fazer operações de subtração e adição. O instrumento utilizava uma agulha para mover as rodas, e um mecanismo especial levava dígitos de uma coluna para outra. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse a calculadora no comércio. O engenho, apesar de útil, não obteve aceitação.

John Napier(1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.

A primeira máquina de verdade foi construída por Ediin ([[1895) sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a aguerra dos trintas anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.

A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão GottfriendWiilhelmLeibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.

Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.

Babbage

A origem da idéia de programar uma máquina vem da necessidade de que as máquinas de tecer produzissem padrões de cores diferentes. Assim, no século XVIII foi criada uma forma de representar os padrões em cartões de papel perfurado, que eram tratados manualmente. Em 1801, Joseph Marie Jacquard (1752-1834) inventa um tear mecânico, com uma leitora automática de cartões.

A idéia de Jacquard atravessou o Canal da Mancha, onde inspirou Charles Baddage (1792-1871), um professor de matemática de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões.

Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Enquanto projetava seu calculador diferencial, a idéia de Jacquard fez com que Babbage imaginasse uma nova e mais complexa máquina, o calculador analítico, extremamente semelhante ao computador atual.

Sua parte principal seria um conjunto de rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de somar com precisão de cinqüenta dígitos. As instruções seriam lidas de cartões perfurados. Os cartões seriam lidos em um dispositivo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com