TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia

Artigos Científicos: Organização E Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Através do aprofundamento nos estudos desta disciplina entendemos que com a ascensão da Revolução Industrial e o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, surgiu a necessidade de alguém que tomasse conta das crianças pequenas, para que as mesmas pudessem ocupar este posto.

No século XVII, alimentou a ideia de fundar um jardim de infância; inspirado pela ideia de que “as crianças eram pequenas arvores que deveriam ser regadas”. Esta máxima propagou-se para vários estudiosos que desejavam dar voz e vida ao processo de aprendizagem de crianças pequenas:

Em outras décadas já se percebia que crianças pequenas mereciam um cuidado maior, e melhor, um auxilio integral em seu desenvolvimento, muito se discutiu e muito ainda se discute sobre Educação Infantil e sabemos que estamos muito longe de chegarmos ao desejado.

O desenvolvimento desta atividade servirá para nos dar entendimento através das leituras e estudos sobre como contribuir para o desenvolvimento pleno desta faixa etária, que é de tamanha importância para um futuro de pessoas conscientes e responsáveis.

Sabemos que a educação infantil é o fundamento, então que seja feito sobre umapoioadequado para que tragamos uma constituição dainformação segura e vitoriosa.

ETAPA 1

Passo 2

Grupo Escolar Dom João Nery -1950

Trata-se de uma Escola no Brasil, na cidade de Campinas-SP. Nesta fotografia fica o sinal da aspereza e memória desta nação.

O livre-arbítrio não contém é manifesto e aberto na roupa, que semelham ser uniformes ou roupas indicadas notadamente para esta fotografia. Os alunos estão postos de forma projetada alguns em pé outros ajoelhados. Poucos apresentam aparência de contentamento, ou qualquer tipo de sentimento,

Observa-se a presença das mulheres como professoras.

Além disso, observa-se a vestimenta da professora vestido remoto. Quantidade de crianças: 33 meninas.

Grupo Escolar Duque de Caxias – 1960

Nesta fotografia fica o sinal da rigidez, roupas que semelham ser uniformes. Os alunos estão postos de forma tencionada, todos sentados. Não apresenta aparência de contentamento, ou qualquer tipo de sentimento. Além disso, observa-se a expressão ríspida da professora, que demonstram a autoridade na posição dos alunos na fotografia. Quantidade de crianças: 10 meninos e 10 meninas.

Colégio Santa Clara - 1970

Esta foto mesmo sendo claramenteformada, e com uma altercação apenas de 10 anos ou menos da antecedente, nos semelha mais livre e descompromissada, mesmo tirada em umtempo em que ficávamosdominados e controlados por militares, não há esta impressão na foto. As vestes também semelhamter sido recomendadasnotadamente para as fotos ou eram apenas vestimentas comuns da época.Há demonstração de alegria, há mais sorriso no rosto dos alunos e da educadora. Os alunos estão postos de forma em pé. Quantidade de crianças, aproximadamente 50, sendo meninos e meninas.

Passo 3

Colégio Civilização - 2012

Esta foto é atualizada, a professora deve estar atrás da câmera fotográfica, raros alunos usam uniforme, usando também vestimenta casual, o que evidencia não existir uma cobrança, a foto comprova ser mais descompromissada, nos semelha que os alunos fizeram as poses de acordo com sua originalidade, mas lembra-nos organização como nas outras fotografias. A expressão dos alunos é de alegria. Quantidade de crianças: 6 meninos.

Colégio MaristaRoque - 2012

É uma fotografia atual, todos os alunos uniformizados, Os alunos estão postos de forma pretendida, todos em pé, todos com expressão de contentamento e atenciosos. Quantidade de alunos: 7 meninos e 4 meninas.

ETAPA 2

Victor, 16 anos

Tipos de materiais escolares utilizados Folhas, coloridas, lápis de cor, giz de cera, massinhas, tintas

Uniformes e preparativos para ir à escola Acordava as 06:20 da manhã, vestia o uniforme, tomava café, e minha mãe me deixava na escola

Formas de agrupamento Assentávamos cada um em seus lugares em um espaçoamplo

Procedimentos que ficaram na memória sobre as intervenções feitas pelos professores. A minha professora era bastante audaciosa e falava muito alto com os alunos, me doutrinou, aprendi a escrever, a colorir, me lembro bem como era

Memórias positivas A hora do lanche e o futebol com os colegas.

Músicas cantadas O sapo não lava o pé, pintinho piupiu, borboletinha

Histórias ouvidas Cinderela, Branca de neve e os sete anões, o pequeno príncipe

Formas de sanção – quando aconteciam Gritos, corretivo

Formas de elogios Colava estrelas em nossas tarefas, eu gostava muito

Instrumentos de avaliação Várias atividades

Organização e participação das festividades Participava de todas, brincava com meus amigos e comia bastante, sempre tinha guloseimas gostosas.

Gabriela 29 anos

Tipos de materiais escolares utilizados

Os material foram iguais os que são usados atualmente; caderno, lápis, borracha, cartolina, lápis de cor, giz de cera, papel camurça, cola, tesoura e etc

Uniformes e preparativos para ir à escola O uniforme escolar era composto de calça verde, agasalho e camiseta branca com as escritas do nome do colégio. Minha mãe me ajudava a me preparar para ir para a escola, estudava no período da manhã

Formas de agrupamento Agrupávamos em mesinhas com quatro alunos.

Procedimentos que ficaram na memória sobre as intervenções feitas pelos professores A minha professora era muito afável, lembro que ela gostava que nos interagíssemos, todos participavam com alegria

Memórias positivas As festinhas de encerramento de ano letivo.

Músicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com