TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia

Dissertações: Organização E Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento Quinzenal de Português – 5ºAno/2010.

1. Dinâmica de grupo

Primeira semana ( 1º. Dia de aula) - Dinâmica do Amor

Objetivo:Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.

Procedimento:

Ler a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente “todos concordaram o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho.”

Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio: O meu coração está cheio de...

No final a professora deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Segunda semana - Dinâmica dos problemas

Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

A professora dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc.

Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela, jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.

Aos poucos,a professora pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, o restante continua no jogo. Quando a professora perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas, peça para que todos voltem ao círculo e então pergunta:

1) a quem ficou no centro: “O que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado?”

2) a quem saiu: “O que sentiu?

Depois destas colocações, a professora dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.

Ela pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.

Dicas de palavras ou melhores ingredientes:-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com