TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Escolhida Para Nosso Trabalho:Itapecuru Bioenergia

Artigo: Organização Escolhida Para Nosso Trabalho:Itapecuru Bioenergia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Artigo  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

Organização Escolhida Para Nosso Trabalho:Itapecuru Bioenergia (TG GROINDUSTRIAL LTDA).

A TG Agroindustrial tem orgulho de ser uma empresa maranhense até no nome, por isso passou a se chamar “Itapecuru Bioernergia”, homenagem prestada à região que é banhada pelo rio Itapecuru.

Situada na cidade de Aldeias Altas no estado do Maranhão, a Itapecuru Bioenergia tem como objeto social a fabricação, comercialização, importação e exportação de álcool etílico carburante. Desenvolve atividades agrícolas e de pecuária, em especial o cultivo de cana-de-açúcar, a exploração de propriedades rurais, empreendimentos florestais e de reflorestamento.

A empresa atualmente conta com o total de 1.709 colaboradores e tem como projeto a produção de bioenergia. Tendo como resultado, mais oportunidades de empregos para a região, prevendo um total de 2.000 empregos diretos e 6.000 indiretos.

Missão: Produzir Energia Limpa, Renovável e Competitiva, respeitando Clientes, Colaboradores, Comunidade, Acionistas e Fornecedores.

Visão: Ter reconhecimento como referência em Sustentabilidade no Setor de Bioenergia.

Valores: Segurança, Valorização das Pessoas, Ética, Empreendedorismo, Conformidade Legal, Competitividade, Respeito ao Meio Ambiente e Trabalho em Equipe.

Responsabilidade Social: Educação e Saúde são as nossas prioridades.

Responsabilidade Ambiental: Conformidade com as Leis Ambientais Vigentes, com perfeito equilíbrio entre o Meio Ambiente e a Atividade Empresarial.

Localização: A sede está localizada na Rodovia Professor Ricardo da Costa Pinto, km22, Fazenda Água Branca, zona Rural da cidade de Aldeias Altas no estado do maranhão.

Nosso grupo de estudos escolheu esta empresa como tema de nosso trabalho, em razão de todo os integrantes, serem empregados nesta empresa e pelo fato de ser a maior empresa da região.

Mudança Organizacional e Quebra de Paradigma:

Vivemos em uma sociedade em constante mudança. Novas exigências sociais e de consumo surgem a todo instante. Mudança organizacional são toda a transformação e atualização que o mundo traz a todo o momento. Como uma nova tecnologia ou um novo sistema que possa facilitar o dia da empresa e seus colaboradores, entre outras coisas. Com todo esse crescimento que, diga-se de passagem, é acelerado, temos sempre que buscar estar atualizados de todas as mudanças e buscar cada vez mais conhecimentos gerais e conhecimento especifico, para nos tornarmos um profissional qualificado e diferenciado assim para quem sabe até quebrar conceitos (paradigmas) existentes. Uma empresa que busca crescimento tem que sempre estar preparada para as mudanças, como investir em novas tecnologias e ferramentas mais modernas, investir até mesmo em treinamentos de seus gestores e colaboradores e sempre estar atualizado às novidades.

O objetivo da mudança organizacional é buscar resultados de melhoria nos recursos da empresa.Estas mudanças muita das vezes causam conflitos (quebra de paradigmas) com as normas já existentes, fazendo com que os colaboradores tenham uma certa resistência à estas mudanças. As empresas modernas devem estar sempre de portas abertas e preparadas para mudanças e inovação, investindo em seus colaboradores, com estudos, treinamentos, no ambiente físico, trazendo conforto e bem estar a todos, nos equipamentos de trabalho, trazendo resultados positivos para a mesma crescer e se destacar no mercado que hoje é muito competitivo.

O papel do gestor:

Com papel fundamental no mercado de trabalho, o gestor que é líder influência, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo, acredita no potencial da sua equipe.

A tarefa mais fundamental para um gestor é desenvolver uma idéia clara de quem ele é e qual a sua posição, e usar esta percepção para identificar os problemas do seu setor e o modo de resolvê-los.

Na sociedade de hoje, onde a tecnologia e as necessidades dos clientes e dos empregados estão mudando constantemente, tem se tornado difícil para os administradores superiores e membros do conselho compreender e resolver diretamente os problemas mais sérios nos diferentes departamentos de suas empresas. Os próprios gestores devem, portanto, identificar os problemas a serem resolvidos e arranjar suas próprias soluções. Eles devem mobilizar seus funcionários, colegas, superiores e pessoas fora da empresa, para produzir os resultados desejados.

O gestor de hoje é mais que simplesmente pessoa responsável pela execução da instrução que vem de cima. O seu papel é mais dinâmico e autônomo. É mais propriamente o de “administrador de um departamento”.

O gestor deve ter respeito à diversidade cultural da comunidade interna, tal como a individualidade pessoal no que traduz as emoções e comportamentos apresentados, e que devem ser compartilhados, seja no modo ouvir ou falar.

Gestão da Qualidade Total:

Consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como total, uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como, planejamento, organização, controle e liderança.

O Processo de Terceirização:

O processo da terceirização da Itapecuru Bioenergia é muito rico quando começamos a relacioná-los, serviços como o transporte de pessoal, alugueis de máquinas e equipamentos, serviços de manutenção de máquinas e equipamentos, serviços de consultoria, isso seria apenas um resumo do que a companhia terceiriza. É claro que a terceirização nos traz muitos benefícios e ao mesmo tempo em que terceirizamos alguns serviços automaticamente estamos diminuindo nossos gastos e aumentando nossas parcerias com outras empresas, passamos a gerar empregos indiretamente e também gerando outros serviços que poderão ser até mesmo terceirizados pelos nossos terceiros, aumento assim todo o processo de terceirização e parceria entre as empresas da região.

Não temos hoje um serviço que seja totalmente terceirizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com