TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Industrial

Casos: Organização Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Funções Básicas da Organização industrial

A experiência de Hawthorne promoveu uma nova literatura e novos conceitos sobre a administração Roethlisberger e Dickson dos relatores da pesquisa, conceberam a fábrica como um sistema social. Para eles, a organização industrial tem duas funções principais: produzir bens ou serviços (função econômica que busca o equilíbrio externo) e distribuir satisfações entre seus participantes (função social que busca o que equilíbrio interno a organização). A organização industrial deve buscar simultaneamente essas duas formas de equilíbrio. A organização da época se preocupava somente com o equilíbrio econômico e externo não apresentava maturidade suficiente para obter a cooperação do pessoal, característica fundamental para o alcance do equilíbrio interno.

A organização industrial é composta de uma organização técnica (prédios, máquinas, equipamentos, instalações, produtos ou serviços produzidos, matérias-primas, etc.) e de uma humana (pessoas que constituem a organização social), que tem por base as pessoas. Cada pessoa avalia o ambiente em que vive e as circunstancias que a cercam de acordo com sua vivência anterior e com as interações humanas feitas durante toda a sua vida. A organização humana é mais do que a soma dos indivíduos graças à interação social diária e constante. Todo evento dentro da fábrica torna-se objeto de um sistema de sentimentos, idéias, crenças e expectativas, que visualiza os fatos e os representa sob a forma de símbolos que distinguem o comportamento “bom” ou “mau” e o nível social “superior” e “inferior”. Cada fato, atitude ou decisão se torna objeto de um sistema de sentimentos: de aprovação, rejeição, neutralidade ou resistência, os quais podem conduzir à cooperação ou à oposição ou confusão, dependendo da forma como são compreendidos e interpretados pelas pessoas.

Os dois sistemas permanecem em estado de equilíbrio, no qual uma modificação em uma parte provoca reação da outra no sentido de restabelecer a condição anterior de equilíbrio preexistente.

A colaboração humana é determinada mais pela organização formal.

As conclusões de Hawthorne somente tiveram impacto decisivo e definitivo na teoria administrativa a partir da década de 1950, com o aparecimento da Teoria Comportamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com