TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do SUS

Por:   •  24/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7
  1. A BREVE HISTÓRIA DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO

Antes da Constituição de 1988, a saúde no Brasil era centralizada e não atendia de forma eficiente a necessidade da população, apenas uma parcela dela que possuía vínculo com a assistência previdenciária do país. A criação do Sistema Único de Saúde foi um enorme progresso para os serviços de saúde prestados no país, porém é um sistema novo e precisa de constante aprimoramento para que consiga atender de fato a população como rege os seus próprios princípios, que são a Universalidade, Equidade e a Integralidade dos serviços prestados à população.

Atualmente os serviços do SUS ainda se encontra de certa forma bastante centralizado ao Poder executivo de âmbito federal, pois possui uma forte dependência dos poderes municipais e estaduais com relação ao poder federal. Porém a transição desta dependência estar em andamento para a autonomia e responsabilidades direcionadas para cada ente federativo, de acordo com a sua esfera e grau de responsabilidade para com os serviços de saúde. Em 1991 através de reformas incrementais leves, foi criada uma norma operacional básica ou a NOB n. 01/1991, porém essa norma ainda não correspondia a real necessidade de mudanças que o SUS precisava, pois ela era ainda muito centralizadora, característica esta atribuída por ter sido editada pela Presidência do INAMPS. Então seguiu o surgimento da NOB n.01/1992, que mantinha a mesma estrutura da norma anterior, porém foi criado um programa de reorganização dos serviços de saúde, a PRÓ-SAÚDE. Mas a necessidade de aprimoramento da prestação de serviços à saúde levou a NOB n.01/1993, onde houve a institucionalização de comissões intergestores, um sistema de caráter decisório compartilhado pelas instâncias federativas e já se esboçava a importância da municipalização dos serviços de saúde. Foi quando surgiu a NOB n.01/1996, que consolidou a política municipalizada, dando ao poder municipal o poder de exercício como gestor da atenção de saúde pública, redirecionando o poder conferido do Estado e da União. Então em 2006, foi firmado um acordo entre as três esferas gestoras de saúde no país, que recebeu o nome de Pacto Pela Saúde, que não é uma Norma Operacional, mas tem a função de transformar a gestão pública através da responsabilização sanitária e por resultados, levar assuntos antes apenas de interesses do setor de saúde para além dessa delimitação setorial, através da promoção de saúde e descentralizar os serviços de saúde para municípios e estados de forma compartilhada.

Assim a história do SUS vem sendo escrita, desde as reformas sanitárias dos anos 70 que culminaram com a sua criação em 1988 até os dias atuais, através de reformas incrementais acordadas pelo poder municipal, estadual e pela União, onde ainda são necessárias muitas mudanças para seu perfeito funcionamento, porém é uma política pública que se permite ser alterada e que proporciona a população a segurança de sua melhoria constantemente.

  1. A ORGANIZAÇÃO DO SUS – A NECESSIDADE DA MUDAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DO SUS.

O SUS organiza-se através de uma rede de serviços oferecidos, que envolve desde a atenção primária, a atenção secundária e atenção terciária à saúde. Infelizmente, inicialmente a prestação de serviços eram priorizados através da gravidade da doença e dava-se pouca importância para a atenção primaria à saúde, desta forma foi constituído um sistema hierárquico, que preocupava-se apenas com a condição aguda da doença e que não responde de forma satisfatória a demanda populacional, tende em vista o predomínio das condições crônicas da população, esse modelo piramidal contradiz os princípios do SUS, além de ocasionar gastos desnecessários, direcionamento incorreto dos serviços de saúde gerando um colapso no atendimento, e consequentemente uma despesa que poderia ser evitada se a atenção primária recebesse a devida importância. Mas atualmente, é cada vez mais necessária que seja realizada essa reforma na política de serviços de saúde, pois mesmo que timidamente, a descentralização desses serviços mostrou que através do aprimoramento da atenção primária, trata-se de maneira mais eficaz a população, deixando de se gastar mais com a rede de atenção secundária e com a terciária. Em alguns locais onde o sistema de saúde deixou de ser hierarquizado e passou a ser poliárquico, tendo como centro de comunicação que coordenam o fluxo de pessoas a atenção primária, o resultado foi tão satisfatório que se notou a eficiência do sistema em atender a população e lhes prestar um serviço que atendia a sua necessidade, não permitindo que todos os problemas crônicos passassem para outros níveis de atenção à saúde, e somente de acordo com a sua gravidade e necessidade, desafogando o sistema e dando a atenção adequada para cada tipo de necessidade.

Portanto, é evidente a necessidade da implantação das redes de atenção primária, para isso é indispensável a divisão de responsabilidades entre os entes federativos, ficando de responsabilidade do poder municipal a adequação da rede primária de atenção à saúde, de âmbito estadual a atenção secundária e da União a atenção terciária, mas todas interligadas e trabalhando conjuntamente, para que a rede de atenção primária possa fornecer um serviço continuo a uma determinada população.

Observando todo esse sucesso da descentralização do sistema de serviços à saúde é que houve a necessidade da mudança na política da gestão do SUS, pois desta forma o serviço prestado varia de acordo com a necessidade local e desta forma tem uma resposta positiva aos princípios do SUS.

  1. O PACTO PELA SAÚDE E O DECRETO 7508/2011

O Pacto Pela Saúde é um acordo firmado pelas três esferas gestoras do SUS e possui extrema importância por defender a aplicação de fato dos princípios do SUS, propõe o pacto pela vida, O pacto em defesa do SUS e o pacto de gestão.

 O Pacto Pela Vida é um conjunto de compromissos sanitários que tem por objetivo os processos e resultados, a análise da situação da saúde no país e da prioridade definidas pelo governo federal, estadual e municipal. Suas prioridades de preocupação à nível nacional se deram através de seis prioridades, são elas: Saúde do Idoso; Controle do câncer do colo do útero e da mama; Redução da mortalidade infantil e materna; Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; Promoção da Saúde - Ênfase na Atividade Física Regular e Alimentação Saudável; E o Fortalecimento da Atenção Básica. Sobre a atenção básica recai a prioridade do fortalecimento da Estratégia Saúde da Família, atendendo de forma regional a necessidade, a educação continuada e permanente dos profissionais de saúde, consolidar a ESF em pequenos e médios municípios, ampliar o ESF em grandes centros urbanos, garantir uma boa infraestrutura às unidades básicas de saúde, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com