TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e metodologia da série 4 da primeira infância

Tese: Organização e metodologia da série 4 da primeira infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

4ª Série Organização e Metodologia da Educação Infantil

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Denise F. B. Marquesin Faculdade Anhanguera de Jundiaí Maria da Graça Torres Bagne Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Pedagogia – 4ª Série - Organização e Metodologia da Educação Infantil

Denise F. B. Marquesin Maria da Graça Torres Bagne

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Compreender, cuidar e educar crianças, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social.  Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.  Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

Produção Acadêmica  Análise e descrição de imagens.  Produção de relatório com texto descritivo comparativo.  Elaboração de quadro demonstrativo.  Apresentação final em PowerPoint.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até cinco componentes, sob a orientação do tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado1, com o seguinte padrão: Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 20 para título, 16 subtítulo e 14 para o texto do slide; Até 20 slides, sendo: 1. Capa  no primeiro slide (capa), deverá conter:  Logo da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do tutor a distância;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

2. Introdução – apresentar de forma breve o tema pesquisado; 3. Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas; 4. Considerações finais – apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa; 5. Referências bibliográficas – indicar as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Pedagogia – 4ª Série - Organização e Metodologia da Educação Infantil

Denise F. B. Marquesin Maria da Graça Torres Bagne

Pág. 3 de 7

DESAFIO

Este desafio consiste na elaboração de uma apresentação em PowerPoint de situações pedagógicas com crianças de 0 a 5 anos envolvidas com situações previstas no segmento da Educação Infantil. Este desafio tem como propósito contribuir para o debate e reflexão sobre o papel da escola e do professor na perspectiva do desenvolvimento de uma prática de transformação da ação pedagógica.

Objetivo do Desafio Elaborar uma apresentação em PowerPoint com situações didáticas voltadas para crianças do ensino infantil.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda a história da educação infantil, garantindo também espaços de aprendizagem coletiva, com a utilização de imagens e entrevistas para levantamento de dados. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual) Pesquisar, junto à sua família e/ou comunidade escolar, fotos de turmas/classe com crianças que frequentavam a Educação Infantil entre as décadas de 1950 a 1970. Sugestão: muitas escolas, que funcionavam neste período, possuem acervo fotográfico. Solicite aos gestores da escola a permissão para utilizar estas fotos. Utilize uma câmera digital para fotografar as imagens (as imagens devem ser captadas em baixa resolução, pois há um limite para o tamanho de arquivos enviados no AVA). A equipe pode pesquisar em museus municipais. Instituições de Ensino (públicas, religiosas, privadas, etc).

Foto 1 - Escola Jorcarly Gomes, atual EMEF Cleto Prudêncio – festa de formatura 1975. Fonte: <http://redescobrircariacica.wordpress.com/2008/07/1 7/fotos-antigas/>. Acesso em: 3 jun. 2012.

Foto 2 - Cynthia Van de Kamp e Professora Inês (formatura do pré). Fonte: <http://lep- itaim.blogspot.com/2009_01_01_archive.html>. Acesso em: 3 jun. 2012.

Pedagogia – 4ª Série - Organização e Metodologia da Educação Infantil

Denise F. B. Marquesin Maria da Graça Torres Bagne

Pág. 4 de 7

Passo 2 (Individual) Analisar as fotos encontradas, descrevendo as percepções da equipe e adotando os seguintes critérios:  Número proporcional de meninos e meninas.  Tipo de vestimenta.  Organização das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com