TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização estrutural e liderança

Projeto de pesquisa: Organização estrutural e liderança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

1 - INTRODUÇÃO:

Em um mundo de negócios caracterizado pela exploração da inovação tecnológica, pela globalização dos mercados, pela forte competição entre organizações, pelas mudanças demográficas, políticas e culturais – que provocam mudanças rápidas, turbulência e incerteza – as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes.

A competitividade entre as organizações vem aumentando gradualmente nas últimas décadas, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e querer assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.

Este trabalho terá como análise dos Fundamentos da Gestão. Obtendo como fonte de pesquisa a empresa LDB Transportes de Cargas, fundada 1978 foi fundada pela Sra. Maria Helena Fiúza Pequeno e seu pai Lauro Fiúza Pequeno, com razão social/fantasia LDB Transporte de Cargas Ltda. Sua sede situava-se na Rod. Br 116 km 04 nº 7600 Fortaleza – CE.

Desde a sua fundação, a empresa procura progressivamente expandir suas atividades, baseando – se na ampliação e qualificação de seu corpo técnico e instrumental. Através de análises dos processos internos, foram verificados alguns problemas que impeçam tal crescimento e expansão dando a eles soluções imediatas e ou em longo prazo.

Tendo como meta suprir a deficiência do mercado de prestadores de serviços em transportes terrestres, a presente pesquisa buscou analisar todos os departamentos, desde o setor pessoal até a diretoria, verificando suas falhas de gerenciamento, onde será possível esclarecer ao proprietário como poderá lidar em determinadas situações que possam prejudicar o processo.

2 - JUSTIFICATIVA:

A LDB Transporte de Cargas Ltda é um exemplo de empreendimento que conseguiu superar as dificuldades e conquistar um bom posicionamento no mercado de Transportes de Cargas no estado.

A globalização provocou mudanças nas empresas. Competitividade, aliada à qualidade, deixou de ser apenas um diferencial dentre as empresas para se tornarem fator de sobrevivência no mercado global.

Por isso a opção em analisar seus processos, por que num mundo que cada vez mais é competitivo, uma boa gestão é o diferencial.

O assunto é tratado na área do gerenciamento administrativo com a aplicação de técnicas de divisão de trabalho, aplicação correta da hierarquia que a empresa possa executar seus serviços com maior agilidade.

3 – OBJETIVOS:

3.1 – OBJETIVO GERAL:

O objetivo maior se concentra em levar conhecimentos teóricos a respeito de organização estrutural e liderança para que a empresa possa utilizar através da Teoria Geral da Administração recursos para promover o seu desenvolvimento em seus processos administrativos e maior comodidade em aplicá-los em seu dia-a-dia sem afetar a realização de seus serviços, fazendo seu diferencial no mercado de transportes de cargas.

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Através de conhecimentos teóricos:

• Mostrar conhecimentos teóricos para a organização dos controles funcionais da empresa;

• Possibilitar através de assuntos como hierarquia o direcionamento correto da delegação das atividades com agilidade na execução de tarefas simples;

• Avaliar a aplicabilidade dessas teorias na empresa em questão;

• Traçar e apontar através de teorias soluções que podem ser tomadas para melhor desenvolvimento organizacional.

4 – METODOLOGIA:

O trabalho baseou-se por realização de informações colhidas no decorrer do período de prestação de serviços, tendo sido observada a empresa, seus colaboradores e suas atividades realizadas no dia – a – dia. Também foram realizadas conversas formais e informais na coleta de dados.

Baseando nessas informações foram feitas pesquisas teóricas, nas quais serão abordadas nesse projeto, buscando através do mesmo ajudar a empresa em questão, aplicá-las assim como procurar a solução para resolver os problemas, perspectivas de desenvolvimento da organização e processos de planejamentos, para mantê-la no mercado.

Através dessas pesquisas foi possível focalizar em assuntos a respeito de organização estrutural, hierarquia e liderança em livros disponíveis na faculdade e assuntos vistos em salas de aulas.

Depois de estudos feitos nos livros, foram destacados os temas que mais se enquadram à empresa LDB Transportes de Cargas que possam ser adaptados com facilidade em seu dia-a-dia sem afetar os processos já existentes, apenas alertando as melhorias àqueles que precisam ser modificados.

5 – REFERENCIAIS TEÓRICOS

Procuraram-se referenciais teóricos em livros e sites da internet que abordam temas de organização de processos administrativos, bem como assuntos específicos acerca da estrutura organizacional e motivacional da empresa estudada.

Após o estudo bibliográfico e levantamento teórico de novas questões desenvolveu-se um estudo sobre como organizar hierarquicamente a empresa. Esse assunto tem como grande relevância didática para o trabalho, pois possibilita comparar métodos já utilizados pela empresa com as teorias apresentadas pelo autor Idalberto Chiavenato, em Introdução à Teoria Geral da Administração (2004). Avaliando as possíveis diferenças encontradas, bem como acrescentando melhorias aos processos já utilizados.

6 - FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

6.1 – A ORGANIZAÇÃO

Podemos definir qualquer organização como: conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista em atingir um objetivo pré-determinado através da pretensão eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém.

Para que a organização tenha sucesso existe um conjunto de fatores que é importante terem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com