TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização não Governamental

Artigo: Organização não Governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Organização Não Governamental RAIO DE SOL - Iluminando vidas

A ONG Raio de Sol é uma organização que ocupa um espaço entre a iniciativa privada e o governo. Sem fins lucrativos, presta assistência de caráter voluntário as crianças portadoras de doenças do sangue e demais portadores de câncer.

A organização está localizada no Município de Porto Alegre, a capital do Rio Grade do Sul. Com uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o lago Guaíba.

A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII, contando com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhões de habitantes.

Possui em sua cultura uma mistura de tradições muito diversificadas, trazidas pelos imigrantes de variadas procedências que formaram a população local, bem como aquelas legadas pelos povos indígenas autóctones e pelos descendentes de escravos africanos. Essa rica cultura abrange expressões na dança, na literatura, na música, no teatro, na religião, na culinária e nos jogos infantis.

A instituição Raio de Sol foi fundada em 1979 pela terapeuta ocupacional norte-americana Carolyne Carvalho, a qual percebeu a necessidade de prestar assistência a pessoas que têm diversos tipos de deficiência. De acordo com Carolyne, na época do surgimento da instituição, as únicas entidades que prestavam o serviço para pessoas com deficiência eram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Hospital Garcia Moreno. Com a demanda, houve a mudança da ONG para o Conjunto Orlando Dantas e, posteriormente, a construção de outra sede no bairro Santa Maria.

A missão da ong é contribuir para promover a conscientização de toda a população acerca da importância da doação e transplante de órgãos, através de palestras em escolas, empresas e outras instituições, visando, com isso, identificar doares de medula óssea para pacientes que precisam de transplante de medula e não tem doador compatível na família.

A organização promove e incentiva a participação da sociedade em trabalhos voluntários, além de desenvolver atividades de esporte e lazer, visando à qualidade de vida dos pacientes. Desenvolve também nas enfermarias atividades de trabalhos manuais como: pintura, bordado, fuxico, leitura de contos entre outras atividades, todas desenvolvidas por voluntários.

Entre os objetivos da organização estão à expansão dos trabalhos em prol das pessoas que necessitam de um transplante de Medula, bem como àqueles que sofrem com alguma doença relacionada, a fim de colaborar para melhorar a qualidade de vida destas pessoas e auxiliar no doloroso processo de espera por um transplante. Tem o intuito de expandir-se e tornar-se uma entidade conhecida a nível nacional, dando a sua parcela de contribuição e aumentando o acesso da população às informações a respeito deste tema tão importante.

A Responsabilidade Social é o maior valor da organização, tendo em seus ditames morais, as regras, leis e preceitos que orientam o comportamento em relação aos mantenedores da instituição.

A Raio de Sol apóia-se também nos princípios da cidadania, da ética e do respeito ao próximo, está fundamentada em valores de liberdade, felicidade e expansão, sem qualquer tipo de discriminação. A inclusão digital e bem estar não permitem exceções; é a regra.

As estratégias escolhidas para atingir as metas e para realização do trabalho são:

*Cadastramento de escolas públicas municipais e estaduais;

*Cadastramento de alunos e pais ou responsáveis;

* Adoção, por escolas privadas, de escolas públicas, onde aquelas contribuirão para uma efetiva inclusão digital destas;

*Cadastramento nacional de voluntários;

*Campanha nacional “Eu quero salvar uma vida”;

*Departamento de desenvolvimento de aplicativos (jogos e diversão);

*Busca por parcerias de mantenedores, seja de pessoas físicas ou jurídicas ou privadas;

*Patrocínios para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com