TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Educacional

Trabalho Escolar: Orientação Educacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

NUCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO-UEMANET

PEDAGOGIA COMPLEMENTACAO-MODULO II

HERBERT SILVA

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

CANTANHEDE-MA

2013

HERBERT SILVA

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Atividade apresentada ao curso pedagogia complementação - modulo II, oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, através do Núcleo de Tecnologia para Educação-UemaNet .

Orientadora: Profª:MariaDasdores dos Santos

Costa Porto da Silva.

CANTANHEDE

2013

ATIVIDADE 1-

Diante da concepção de Milet (2001), sobre a função da Orientação Educacional que é de “organizar o processo educacional, buscando um trabalho em conjunto, onde todos os profissionais envolvidos nesse processo têm uma contribuição a oferecer em sua especificidade de ação, com um mesmo objetivo, ou seja, atender o aluno na busca de uma apropriação do conhecimento, no qual esses conhecimentos transmitidos na escola devem se aproximar da sua realidade”. Apresente recomendações aos Gestores das escolas em relação aos aspectos que devem ser considerados no desempenho da função de Orientador Educacional.

Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com