TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações Sobre Trabalhos

Artigo: Orientações Sobre Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS (para 1º. de abril)

JORNAL MURAL - é um veículo de comunicação social que encontra suas origens na pré-história do homem, o qual começou a registrar sua história nas paredes das cavernas, por volta de 40 mil anos atrás.

A importância destas comunicações em épocas tão remotas é de tal significado que, através delas, podemos identificar a própria personalidade de cada tribo e sua peculiar forma de vida. É um veículo essencialmente comunitário, no qual seus participantes podem ler e escrever mais livremente suas notícias e opiniões. Ao contrário de outros veículos de comunicação social, o jornal mural é aquele que exige uma participação mais efetiva de cada um.

Tem como característica ser uma comunicação dirigida essencialmente ao público interno, o que lhe permite a veiculação de dados reservados somente a esse público. É um instrumento de comunicação rápida e imediata. As informações podem ser por ele veiculadas diariamente, merecendo o interesse e a curiosidade geral, tornando-o procurado por ser sempre fonte de novidades;

OBJETIVO GERAL: propiciar divulgação, de forma simples e dinâmica, de assuntos de interesse para os estudantes de Pedagogia e promover integração social entre os alunos.

Objetivos específicos:

- favorecer o desenvolvimento da competência leitora e escrita dos alunos;

- ampliar conhecimentos específicos sobre alguns conteúdos relativos às diferentes disciplinas;

- usar a leitura para obter informações;

- discutir e selecionar informações;

- produzir textos utilizando o resumo;

- ter oportunidade de ler, discutir e refletir sobre os assuntos selecionados.

RECURSOS: material necessário, custo financeiro. Para facilidade de operação, aconselham-se painéis cobertos com cortiça ou feltro, o que ajuda muito na montagem das matérias.

PLANEJAMENTO: pautas definidas; formato compreendido por títulos chamativos, tipos, tamanhos e cores de letras visíveis; textos curtos; fotos e figuras; boa localização; assuntos interessantes e linguagem acessível são alguns dos cuidados na sua exibição. Criar um nome sugestivo.

EXPOSIÇÃO: o Jornal Mural poderá estar afixado em uma parede da sala de aula, com tamanho entre 1m e 50 cm de largura por 90 cm de altura. O fundo, de preferência, deve contrastar com as informações apresentadas. Para uma melhor visualização, ele deverá estar à altura do olhar do público-alvo. Quanto à fixação das matérias, deve seguir a lógica da leitura, da esquerda para a direita com os assuntos mais importantes pela ordem, iniciando pelo institucional e, normalmente, finalizando com temas de entretenimento cultural e esportivo. Deverá ser colocado em local de fácil acesso e de boa visibilidade e onde as pessoas tenham espaço suficiente para lerem as notícias, sem perturbar a movimentação interna ou fazer aglomerações em locais não indicados.

Os textos precisam ser apresentados em corpos grandes, se forem impressos, podem ser ampliados para que sejam lidos à boa distância, sem dificuldade. Outra preocupação com o JM é o seu “lay-out”. Espera-se uma programação visual bem feita, as notícias bem distribuídas e dispostas de forma agradável. Essa diagramação precisa ser estudada, levando-se em conta o volume e o tipo de notícias que serão divulgadas;

A titulação das colunas deve ser feita em letras grandes e coloridas. O corpo do Mural pode contar com tarjas e separadores coloridos, títulos chamativos e curiosos, usar também fundos em cor para destacar determinadas informações.

As ilustrações, os painéis devem ser preparados com antecedência, quando se quer dar destaque a datas especiais. É aconselhável que se tenha material pré-preparado, de fácil montagem, como cartolinas, colas, alfinetes, pincéis, papéis de desenho, letras adesivas

A manutenção de um bom noticiário garante o êxito do JM. É conveniente examinar os veículos que servirão como fonte de informações para recortes, se for o caso a seleção pode incluir de dois a três jornais diários, revistas semanais e mensais. A equipe que produz o JM fará bem em manter uma pauta permanente de assuntos a que dará cobertura de acordo com os objetivos do seu Mural.

CONTEÚDO: O Jornal Mural deverá conter: Identificação com nome do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com