TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oriente Medio

Dissertações: Oriente Medio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  8.374 Palavras (34 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 34

História do Oriente MédioOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Mapa do Oriente MédioA História do Oriente Médio é uma série de estudos sobre o Oriente Médio, que fica na junção da Eurásia e da África e do Mar Mediterrâneo e do Oceano Índico. É o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islamismo, judaísmo, Yazidi, e no Irã do mitraísmo, zoroastrismo, maniqueísmo e da Fé Bahá'í. Ao longo de sua história, o Oriente Médio tem sido um grande centro de negócios do mundo, uma área estratégica, economica, política, cultural e religiosamente sensível.

As primeiras civilizações da Mesopotâmia e do Egito antigo, originaram-se no Crescente Fértil e em regiões do vale do Nilo do antigo Oriente, assim como as civilizações da Península do Levante, Pérsia e da Arábia[1] . O Oriente Médio foi unificado pela primeira vez sob o império Aquemênida seguido mais tarde pelo Império Macedônio e, mais tarde pelos impérios iranianos, a saber, o Império Arsácida e o Império Sassânida. No entanto, seriam os Califados árabes na Idade Média ou Idade de Ouro Islâmica, que primeiramente iriam unificar todo o Oriente Médio como uma região distinta e criar a identidade étnica dominante que persiste até hoje. Os turcos seljúcidas, o Império Otomano e os safávidas também depois dominariam a região.

O moderno Oriente Médio surgiu após a I Guerra Mundial, quando o Império Otomano, que foi aliado com as derrotadas Potências Centrais, foi dividido em um número de nações separadas. Outros acontecimentos marcantes nesta transformação incluiu a criação de Israel em 1948 e a saída das potências europeias, nomeadamente a Grã-Bretanha e França. Eles foram suplantados em parte pela crescente influência dos Estados Unidos.

No século XX, ações importantes da região do petróleo deu-lhe nova importância estratégica e econômica. A produção em massa do petróleo começou por volta de 1945, com a Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos com grandes quantidades de petróleo. As reservas de petróleo estimadas, especialmente na Arábia Saudita e Irã são alguns das mais altos do mundo, e o cartel internacional do petróleo da Opep é dominado por países do Oriente Médio.

Durante a Guerra Fria, o Oriente Médio foi um teatro de luta ideológica entre as duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, que competiam por zonas de influências e aliados regionais. É claro que, além dos motivos políticos, houve também o "conflito ideológico" entre os dois sistemas. Neste quadro contextual, os Estados Unidos procuraram desviar o mundo árabe da influência soviética.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a região tem tido períodos de relativa paz e tolerância, pontuada por conflitos e guerras como a Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, o conflito árabe-israelense e o programa nuclear do Irã.

Índice [esconder]

1 O Antigo Oriente Médio

1.1 Berço da civilização

1.2 Império Aquemênida

1.3 Império Romano

2 Oriente Médio Medieval

2.1 Califado islâmico

2.2 Turcos, cruzados e mongóis

3 Império Otomano

3.1 Os impérios europeus se expandem para o Oriente Médio

4 O regime dos mandatos

5 Independência política

6 Oriente Médio contemporâneo

6.1 Século XXI

7 Ver Também

8 Referências

O Antigo Oriente Médio[editar | editar código-fonte]Berço da civilização[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: História da Mesopotâmia

As primeiras civilizações da história foram estabelecidas na região hoje conhecida como Oriente Médio por volta de 3500 aC na Mesopotâmia (Iraque), amplamente considerado como o berço da civilização.[2] Os sumérios, acádios, babilônios e assírios floresceram nesta região. Logo depois da civilização suméria começar, o vale do rio Nilo, do Egito antigo estava unificado sob os Faraós no 4º milênio aC, e civilização se espalhou rapidamente através do Crescente Fértil até a costa oeste do Mar Mediterrâneo e em todo o Levante. Os fenícios, os israelitas e outros mais tarde construíram importantes estados da região.[3]

Império Aquemênida[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: Império Aquemênida

O império de Alexandre expandido em seu ápice desde a Europa até o antigo Oriente Médio.A partir do século VI a.C., vários impérios dominaram a região, começando com o Império Aquemênida dos aquemênidas, seguido pelo Império Macedônio fundado por Alexandre o Grande, e reinos sucessores, como o Egito ptolemaico e do estado selêucida da Síria.

O Império Aquemênida foi posteriormente revivido pelos partos no segundo século antes de Cristo e continuado pelos sassânidas do segundo século dC. Este império dominaria parte do que é agora considerado o Oriente Médio e continuari a influenciar o resto da região do Oriente Médio até a conquista islâmica da Pérsia no século VII.[4]

Império Romano[editar | editar código-fonte]Ver artigos principais: Império Romano e Roma antiga

No século I aC, a expansão República Romana absorveu a totalidade da área do Mediterrâneo Oriental (que incluía a maior parte do Oriente Médio) e sob o Império Romano a região foi unificada com a maior parte da Europa e Norte da África em uma única unidade política e econômica. Mesmo áreas que não anexadas diretamente tornaram-se fortemente influenciadas pelo Império, que se tornou a mais poderosa entidade política e cultural durante séculos. Embora a cultura latina se disseminou pela região, a cultura e a língua grega foi estabelecido pela primeira vez na região pelo Império Macedônio que iria continuar a dominar durante todo o período romano[5] . As cidades no Oriente Médio, especialmente Alexandria, tornaram-se grandes centros urbanos do Império e a região se tornou "celeiro" do Império como o grande produtor agrícola.

Como o cristianismo se espalhando pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com