TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Étnicos No Oriente Médio

Dissertações: Conflitos Étnicos No Oriente Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  1.389 Visualizações

Página 1 de 3

Conflitos Étnicos e Religiosos no Oriente Médio

O Oriente Médio é a região que possui condições mais propícias capazes de gerar tensões geopolíticas no mundo contemporâneo.

• Há conflitos de ordem regional em que a minorias são esmagadas e perseguidas, como é o caso dos curdos no Iraque e na Turquia;

• Há conflitos relativos à disponibilidade de água, pois a maior parte da região é desértica e sofre com a escassez hídrica.

• Interesses geopolíticos estão em jogo, uma vez que a região está posicionada no sudoeste da Ásia ou Oriente Médio e está estrategicamente localizado entre três continentes que compõe o Velho Mundo, Europa , Ásia e África. a região é o ponto de passagem entre o Leste e o Sudeste da Ásia e a bacia do Mediterrâneo.

• No Oriente Médio há problemas de ordem econômica, por essa região possuir petróleo, uma das fontes de energia mais valorizadas.

• A área é o berço das três religiões monoteístas de alcance universal , o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Esses fatores fazem dessa parte do mundo um "barril de pólvora" sempre preste a explodir.

 Conflito Étnico

O conflito étnico existe em função da perseguição de uma etnia chamada de CURDOS (povos do Curdistão, que inclui partes adjacentes de Irã, Iraque, Síria e Turquia) pelo governo de Saddam Hussein. Houve, na verdade, um genocídio em que populações inteiras de curdos foram atacadas com todo tipo de armas. Sem fazer distinção entre mulheres, velhos, crianças, vilas inteiras foram atacadas e dizimadas.

 Conflito Religioso

A região abriga ainda cerca de 13 milhões de cristãos - muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo. Além disso, há cerca de 6 milhões de judeus na região, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas.

 Palestinos X Israelenses

O principal conflito no Oriente Médio se dá entre palestinos e israelenses, e mistura disputas territorial e religiosa. Sua origem é histórica. Em um dos lados estão os palestinos muçulmanos, que querem todas as terras sagradas ocupadas por Israel para o Islã. Do outro, os israelenses judeus, que não querem abrir mão das terras reivindicadas pela Palestina. No Corão, livro sagrado dos muçulmanos, os israelenses são definidos como elementos minoritários e como um povo no qual não se deve confiar e que precisa ser mantido sob domínio. A porção oriental de Jerusalém é reivindicada pelos dois lados. Os palestinos querem instalar ali a capital de seu tão sonhado Estado. Até hoje, não houve acordo de paz que fizesse os inimigos chegarem a um consenso.

 Os Conflitos:

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com