TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Moeda

Ensaios: Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

Origem da Moeda:

A história da civilização nos conta que o homem primitivo ao longo dos séculos, e com o desenvolvimento da inteligência, passou a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. Assim, como decorrências das necessidades individuais, surgiram às trocas, esse sistema de troca direta, durou por vários séculos.

As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um martelo. Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.

A evolução dos tempos levou à substituição do ouro e da prata por metais menos raros ou suas ligas, mas, preservou-se, a associação dos atributos de beleza e expressão cultural ao valor monetário das moedas, que quase sempre, na atualidade, apresentam figuras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.

O surgimento de bancos, surgiu com a necessidade de guardar as moedas em segurança. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos (então conhecidos como "goldsmith´s notes") passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por serem mais seguros de portar do que o dinheiro vivo. Assim surgiram as primeiras cédulas de "papel moeda", ou cédulas de banco, ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.

Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em 1700 e no Brasil, em 1808.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com