TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ort - Organização Racional Do Trabalho

Exames: Ort - Organização Racional Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

ORT - Organização Racional do Trabalho

Segundo Taylor, a administração deveria ser estudada de forma científica e não de forma empírica. A improvisação deve ceder lugar para o planejamento, assim como o empirismo deve ceder lugar para a ciência. O lugar de destaque ocupado por Taylor se deve ao fato de ter sido o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, incluindo os movimentos e tempos. Ele pregou a padronização dos modos de execução, o treinamento de funcionários, a especialização.

Taylor verificou que os funcionários obtinham o conhecimento para execução de suas tarefas do trabalho através da observação de funcionários mais experientes. Ele notou que este fato resultava em diferentes métodos empregados na execução da mesma tarefa.

Sempre há técnicas e ferramentas melhores que as demais. Estas técnicas e ferramentas podem ser encontradas, analisadas e aperfeiçoadas de forma científica através de um estudo de tempos e movimentos, substituindo métodos empíricos por métodos científicos. Dessa forma é possível estabelecer um padrão para a organização através de uma pesquisa. Isto foi chamado de Organização Racional do Trabalho (ORT).

Segundo Taylor, os operários não tinham competência, nem formação ou meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer de forma científica o método ou ferramenta mais eficiente. Os supervisores deixavam sob a responsabilidade dos seus subordinados a escolha da melhor técnica de execução do trabalho.

A Administração Científica ocorre uma re-alocação e divisão das responsabilidades. A gerência é responsável pelo planejamento e supervisão do trabalho dos operários, enquanto estes se limitam a execução das tarefas. A ORT é baseada nos seguintes princípios:

1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;

O instrumento básico de racionalização do trabalho é o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). O trabalho é mais bem executado e de forma mais econômica através da análise do trabalho. Isto é através da divisão e subdivisão dos movimentos de uma tarefa.

Taylor percebeu que a decomposição das tarefas em seus movimentos permitia a sua análise e a sua reprodução em uma série ordenada de movimentos. Os movimentos inúteis eram eliminados, enquanto os úteis eram simplificados. Esta análise era seguida de estudos de tempos e movimentos.

Este estudo verificava o tempo médio que cada operário levava para executar uma determinada tarefa. A este tempo médio eram adicionados os tempos mortos e elementares (esperas, saídas dos operários para resolução de outros assuntos) formando o chamado tempo padrão. Dessa maneira era padronizado o método de trabalho, assim como passava a existir uma referência de

tempo de execução. É sabido que suas principais vantagens são:

1. Elimina movimentos inúteis e os substitui por outros mais eficazes;

2. Racionaliza a seleção e treinamento de pessoas;

3. Melhora a eficiência do operário e o rendimento da produção;

4. Distribui uniformemente o trabalho, para não haver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com