TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Dizemos Que O Trabalho Filosófico é Essencial Para A Disposição Do Entendimento E Reflexão Racional E Radical? Comente. (mínimo De Linhas 9)

Exames: Por Que Dizemos Que O Trabalho Filosófico é Essencial Para A Disposição Do Entendimento E Reflexão Racional E Radical? Comente. (mínimo De Linhas 9). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  2.035 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8

ATIVIDADE DA AULA 5

Por que dizemos que o trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente. (mínimo de linhas 9)

Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.

A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.

A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.

ATIVIDADE DA AULA 6

Disserte sobre a frase: Quando conheço, torno-me idêntico com o outro, não fisicamente, mas intencionalmente. (mínimo de linhas 9)

Em outros termos: estou totalmente junto do outro, a distância se anula. O mero ser atingido dos órgãos por estímulos ainda não e conhecer. Posso estar de olhos abertos diante de uma coisa e, contudo não ver nada, porque mentalmente “estou em outra parte”.

Conhecer também e julgar, formar juízos. Não falamos apenas em palavras isoladas, não pensamos em conceitos isolados, mas unimos as palavras numa frase que exprime um juízo. O pensar lógico-conclusivo é um conhecimento mediatizado. Não estamos presos ao aqui e agora, mas possuímos a liberdade do espírito, transcendemos o sensível e o limitado.

Não se pode afirmar: “Tudo deve ser demonstrado”. Cada raciocínio supõe noções já conhecidas – as premissas e as regras de dedução ou conclusão. Mas, não posso regredir ao infinito: para provar as premissas eu deveria recorrer a outras premissas, etc. Portanto, deve haver intuições não deduzíveis, evidentes em si mesmas, que não precisam nem podem ser provadas. São intuições primordiais que, mesmo que não expressamente conscientes, comandam todo pensar.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »