TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orteses

Casos: Orteses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 6

Tipos de Órteses

Órteses Cervicais: As órteses na coluna são utilizadas com o objetivo de estabilizar ou imobilizar, diminuir a dor estabilizando para que a dor não aumente. Em alguns casos ocorrerá uma tração vertebral, terá atuação essencialmente na correção de escolioses e hipercifoses, pode ser usada também em pacientes para ou tetraplégico que podem vir a ter uma escoliose ou por não ter um controle do tronco. Elas têm sua área de atuação resistindo ao movimento ou protegendo alguma parte do corpo, mais do que assistindo ao movimento como nas órteses de MMII.

Alguns colares cervicais trazem 4 pontos de apoio, são eles: na região anterior(apoio mentoniano e no esterno), região posterior(apoio na região occipital e na região das primeiras vértebras torácica).

Colares - Dispositivos com haste de sustentação

• Colar cervical: São flexíveis ou semi-rígidas. Envolvem o pescoço, lembrando ao usuário para evitar movimentos bruscos. Mantém o calor, evitando espasmos musculares.

INDICAÇÕES: Cervicalgia com irradiação,traumatismos leves, artroses, artrites, torcicolos e afecções da coluna cervical

• Colar de Thomas ou Americano: Envolvem o pescoço, lembrando ao usuário para evitar movimentos bruscos. Mantém o calor, evitando espasmos musculares. Mais flexível, permite o movimento de flexão controlada.

INDICAÇÕES: Cervicalgia com irradiação,traumatismos leves, artroses, artrites, torcicolos e afecções da coluna cervical

• COLAR PHILADÉLFIA: Imobilizar a região cervical a fim de proporcionar maior estabilidade, controle nos movimentos de flexão, extensão e rotação cervical. É mais restritivo que colares comuns.

INDICAÇÕES: Cervicalgia com irradiação, fratura, pós operatórios, traumatismos, artroses, artrites, torcicolos e afecções da coluna cervical.

• Colar Miami: Imobilizar a região cervical a fim de proporcionar maior estabilidade, controle nos movimentos de flexão, extensão e rotação cervical. É mais restritivo que colares comuns.

INDICAÇÕES: Cervicalgia com irradiação, fratura, pós operatórios, traumatismos, artroses, artrites, torcicolos e afecções da coluna cervical.

• Colar com Apoio Mentoniano: Proporcionar um maior suporte para a cabeça devido ao apoio mentoniano (para o queixo) para reduzir o movimento e assim limita o movimento de flexão cervical.

INDICAÇÕES: Artrite reumatóide, artroses, torcicolos, traumatismos, pós operatórios ortopédicos ou neurológicos de coluna cervical e afecções da coluna cervical.

• Órteses com Hastes Verticais: Imobilizar a região cervical a fim de proporcionar maior estabilidade, controle nos movimentos de flexão, extensão e rotação cervical. Possui componentes de tração cervical.

INDICAÇÕES: Cervicalgia com irradiação, fraturas (principalmente por compresssão, pós operatórios, traumatismos, artroses, artrites, torcicolos e afecções da coluna cervical.

Órteses de Imobilização Máxima

• Minerva: Imobilizar a região cervical a fim de proporcionar maior estabilidade, controle nos movimentos de flexão, extensão e rotação cervical. Possui componentes de tração cervical.

INDICAÇÕES: Cervicalgia com irradiação, fraturas (principalmente por compresssão, pós operatórios, traumatismos, artroses, artrites, torcicolos e afecções da coluna cervical.

• Halo: É a única invasiva, é como uma fixação externa colado sob cirurgia. São feitos dois furos na calota craniana anteriormente e posteriormente, (parafuso), sendo usado somente em casos de fraturas graves, principalmente altas (c1 e c2, dente do áxis). Possui componente de tração, o paciente geralmente está no leito.

• Halo West: Tem como função imobilizar a coluna cervical, com inúmeras vantagens sobre os demais modelos, pois permite que o paciente possa se locomover e trabalhar normalmente, não exigindo uma imobilização no leito. INDICAÇÕES: Fraturas cervicais altas, fraturas cervicais com ou sem luxação, pós operatório de artrodese cervical.

Órteses Torácica: As órteses para a coluna se constituem de instrumentos aplicados externamente ao corpo designados primariamente para restringir o movimento de segmentos da coluna vertebral. São chamadas de coletes (verticais) ou cintas (horizontais)

• Órteses sacroilíacas: Envolvem a porção mais baixa do tronco. Entre a crista ilíaca e ligamento inguinais. Feitas em lona (algumas com elásticos, ou neoprene)  Indicação: diástase da articulação sacro ilíacas ou separação da sínfise púbica, em alguns casos de sacroileíte.

• Cinta para gestantes: alivia a musculatura abdominal e da coluna, melhora da postura. Tecido deve ser macio, geralmente em material elástico.

• Faixa ou Tensor Abdominal: Aumento da PIA, limitação do movimento e melhora da estabilidade. Material: lona, neoprene, elásticas.

Indicação: Lombalgia, hérnia de disco, cirurgias abdominais e lipoaspirações.  Ex: colete de Putti (alto ou baixo),faixa lombar.

Órteses lombares (OLS): Os coletes são as órteses mais utilizadas para o tronco. Uma OLS envolve superiormente do processo xifóide até a sínfise púbica, posteriormente do ângulo inferior da escápula até as nádegas.

• OLS para controle dos movimentos: Podem controlar os movimentos em todos os planos dependendo da colocação das hastes (plástico rígido, ou metal). São mais rígidas Indicações : Discopatias graves, espondilólise ou espondilolisteses, estenose do canal medular.  Ex: colete de Knight/ Taylor

Talas: é um pedaço de madeira, cuidadosamente lavrada, para que sirva de fixação de algum elemento.

• Tala moldada no corpo: utilizada para crianças e recém-nascidos com lesões instáveis, uma vez que não há órteses adequadas para os mesmos disponíveis no mercado e as fixações cirúrgicas podem resultar em fusão inadequada. As talas são moldadas em materiais termoplásticos respeitando o contorno do tórax, cabeça e pescoço, conforme o grau de angulação desejada.

• Tala Bota (Tala SuroPodálica): tala para os pés.

Indicada: Entorse, Luxação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com