TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Amigos Podem Lhe Enviar Uma Vida Extra!

Dissertações: Os Amigos Podem Lhe Enviar Uma Vida Extra!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 9

Sucatoteca

1 INTRODUÇÃO

Pensando em espaços e cenários que ensejem a atividade criadora, a imaginação ativa e prazerosa com objetos e pessoas, é importante atentar para organização de ambientes escolares, na brinquedoteca ou fora dela,que estimule os usuários a influir da melhor maneira possível,este lugar onde se modifica lixo em recursos lúdico-pedagógico.

Construindo assim um melhor ambiente escolar. A sucatoteca é um ambiente que suscita a invenção e a imaginação, onde o uso de materiais recicláveis oportuniza a construção e reconstrução de objetos que aliados ao imaginário, transformam-se em brinquedos ricos e singulares justamente porque têm a autoria e o toque de cada criança. Na sucatoteca, teremos um ambiente onde a criança vai sentir a satisfação de brincar com brinquedos que elas mesmas fizeram. Assim a sucatoteca constitui-se espaço da criatividade e do inter-relacionamento da criança com o meio ambiente.

2 JUSTIFICATIVA

O Projeto a ser desenvolvido sobre a reciclagem vem mostrar a importância de reaproveitar os lixos sólidos, para confeccionar brinquedos, jogos, moveis, materiais pedagógicos, e outros objetos de uso das crianças. Construindo assim um melhor ambiente escolar.

Pois assim atentando as prioridades do mundo em que vivemos e suas necessidades, chegamos à conclusão de que reciclar, e reavivar o que já se achava perdido. O lixo reutilizado e recriado carrega também uma mensagem psicologicamente construtiva.

Mas reciclar é um ato de amor, é o meio mais fácil de continuar sobrevivendo livre dos lixos, desta maneira a natureza e o planeta só tem agradecer, pois poderemos assim criar melhores momentos de vida. E estaremos educando crianças mais felizes em um mundo melhor,onde tudo pode ser transformado e nada pode ser descartado.

“A sucatoteca que nada mais é que uma briquedoteca montada toda com brinquedos e jogos feitos de sucata” ou lixos sólidos recicláveis, lugar onde se transforma lixo em recursos lúdicos-pedagogicos.

Vamos então privilegiar esse espaço distinto. A sucatoteca e um ambiente que suscita a invenção e a imaginação, usando materiais recicláveis, disponíveis a construção e reconstrução de objetos que unidos ao imaginário transforma-se em brinquedos ricos e singulares,principalmente porque tem a autoria e o toque de cada criança.

Podemos conceituar sucata como sendo materiais que perderam seu uso original(material) que se quebrou que não serve mais, que não tem mais significado coisas aparentemente inúteis mas que servem para brincar, para dar nova forma e novo sentido(sucata é tudo e é nada).

Materiais alternativos, ricos e cuidadosamente tratados, podem ser utilizados como jogo ou material intencional para aulas e outras atividades. Na construção de jogos e brinquedos com sucata o objetivo em si não é o mais importante. O imprescindível é aquilo que ele pode oferecer.

O lixo reutilizado e reciclado carrega também uma mensagem psicologicamente constritiva. O brinquedo- sucata permite a quem constrói brincar com ele, desvendá-lo, ressignificá-lo, pois é um objetivo que possui inúmeros significados que são óbvios nem estão evidentes. Surgem assim novas e incitadas relações que, por si só, definem a importância do brincar, nos ensina “Mariana Machado“.

A sucatoteca é o ambiente que reúne um conjunto de materiais descartáveis que pressupõe limpeza, seleção e analise da matéria-prima, tanto quantitativa quanto qualitativa. E um ambiente de suma importância para a formação social, afetiva, psicomotora, cognitiva, criativa e expressiva da criança.

Nesse local, preparado para a criança, a sucata é prioridade, porque é dela e através dela que jogos e brinquedos são projetados e construídos.

Trabalhar com sucata é vislumbrar um projeto que encerra, por si só, múltiplas habilidades e distintas competências, é despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o verdadeiro sentido de existir e brincar.

3 OBJETIVOS

• Incentivar a reutilização de objetos.

• Estimular o desenvolvimento da inteligência e criatividade.

• Proporcionar acesso a construção de brinquedos.

4 METODOLOGIA

O projeto a ser desenvolvido será divido em quatro etapas distintas. Na primeira etapa deste projeto, será feita uma palestra com a comunidade escolar, onde iremos falar da importância de reciclar e o que é reciclar. Neste dia apresentaremos a comunidade escolar cartazes, onde falaremos da conscientização do lixo solido como objetivo de reciclagem e reutilização destes para confeccionar brinquedos, jogos e objetos de uso na sucatoteca.

“O que é Sucatoteca?”

É como a comunidade poderá se mobilizar para juntamente podermos fazer um ótimo trabalho. Assim pediremos auxilio na arrecadação de objetos a serem transformados e como será transformado o nosso espaço no decorrer deste trabalho.

Na segunda etapa deste projeto onde iremos construir brinquedos e jogos com objetos arrecadados. Utilizar embalagens de iogurte, caixas de sabão, tubos de papelão, rolos de papel higiênico, latas, garrafas descartáveis, etc. Estes são materiais de fácil acesso para o aluno quando combinados, transformamos em alegres brinquedos.

Além das embalagens vazias todo tipo de sucata que puder ser conseguido, como parafusos, molas, botões, restos de lã, pedaços de pano. Deixe que o toque final fique por conta da imaginação das crianças.

Alguns brinquedos interessantes e criativos que poderão ser confeccionados são: garrafa sonora utilizando garrafa pet, palhaço utilizando rolos de papel higiênico, boneco de lata utilizando latinhas de refrigerante.

Estes brinquedos têm como habilidades: atenção, concentração, memorização, percepção visual, auditiva e tátil, coordenação motora e visomotora, imaginação e criatividade.

Na terceira etapa deste projeto onde nossa sucatoteca já estará por completo, constituída de brincadeiras, cadeiras, estantes, bonecas, jogos e todos os demais objetos confeccionados por sucata. Os quais deverão ser utilizados por todos os alunos da escola.

Nesta etapa convidamos a comunidade escolar para conhecer a nossa sucatoteca onde iremos mostrar aos mesmos como nosso projeto é viável e traz assim ótimos resultados a nossa escola.

Na quarta etapa do nosso projeto onde os professores e alunos, terão oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com