TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Avanços Tecnológicos

Por:   •  2/1/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

O Mundo Perdido: o avanço tecnológico ao longo da história

Cada vez mais a tecnologia torna-se presente em nosso cotidiano compreendendo desde os primórdios até os dias atuais. Dessa forma, aumenta-se cada vez mais sua relação com o homem e com a sociedade que o comporta, e, assim, gradativamente, expande seu ritmo de evolução, tornando praticamente impossível a vivência sem ela.

Pode-se dizer que tecnologia é um conjunto de princípios, métodos, instrumentos, técnicas e conhecimento adquirido que são utilizados com o propósito de perfeiçoar e/ou facilitar o trabalho humano. Assim, compreende-se por inovação tecnológica a aplicação de qualquer método ou instrumento cujos resultados sobreponham os obtidos anteriormente.

As evoluções tecnológicas ocorrem desde que o homem surgiu no mundo, tendo seu desenvolver iniciado na pré-história, onde os antepassados primitivos já faziam uso de materiais encontrados na natureza, como pedra, ossos, madeira, couro, entre outros, para auxiliá-lo em sua sobrevivência. Além disso, a subsistência do homem nesse período era inicialmente conseguida através da caça de animais e coleta de frutos silvestres. Para suprir suas necessidades, o homem utilizou ferramentas feitas a partir de lascas de pedras e ossos.

O fogo pode ser considerado um marco na evolução tecnológica pré-histórica. A partir de sua descoberta, os recursos naturais, sobre tudo aqueles que precisam de calor para serem úteis, passaram a serem mais aproveitados.

A Revolução Agrícola foi outro passo importante pois marca a fixação do homem em determinados locais, aproveitando melhor os recursos provenientes da terra.

Cada vez mais os recursos naturais foram sendo aproveitados, como a argila para a produção de cerâmica, que possibilitava a criação de diversos utensílios, a queima de madeira para a produção do carvão, a fornalha para forjar metais, sobretudo o cobre, e criar armas.

Houve o surgimento da roda, que é uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil.

A criação e evolução constante da escrita possibilitou o desenvolvimento de transmissão o conhecimento e estabeleceu melhor comunicação.

Partindo da Revolução Industrial,  após a criação da máquina a vapor, as técnicas que dependiam da energia evoluíram rapidamente e trouxeram benefícios imediatos para a indústria têxtil e o setor de transportes, com o surgimento das ferrovias, revolucionando sistematicamente o modo de vida e a forma de produção.

A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.

O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa, a de consumo.

Os estudos sobre motores conduziram ao descobrimento da máquina de combustão interna, que inaugurou a era dos combustíveis derivados do petróleo. Surgiu então o protótipo do automóvel. A engenharia civil, com a construção de enormes estruturas de ferro para pontes e edifícios; os transportes, com novos projetos de trens e navios a vapor; e as comunicações, favorecidas pelo surgimento do telefone, do telégrafo e do rádio, representam uma síntese da acelerada evolução tecnológica do século dezenove. A evolução tecnológica, favoreceu também corridas armamentistas entre nações imperialistas, em contextos expansionistas como o que precedeu a primeira guerra mundial.

O PROGRESSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO DA INFORMAÇÃO

No âmbito da Tecnologia da Informação, a evolução tecnológica tem início a partir dos dispositivos mecânicos, evidenciando o ábaco como marco, sendo utilizados principalmente pelos povos babilônicos e romanos. Esse dispositivo permitia a contagem de valores, tornando possível aos comerciantes babilônicos registrar dados numéricos acerca de suas colheitas. Aos romanos, servia para efetuar cálculos aritméticos simples.

Um dos últimos e mais importantes trabalhos pioneiros em computação mecânica foi realizado por Charles Babbage, em 1823, idealizando e projetando o engenho analítico que, a partir de dispositivos de entrada para ler cartões perfurados que continham instruções a serem executadas e unidade de memória ou armazenamento, em que se guardavam as informações para uso futuro, processava as quatro operações básicas e tinha uma unidade de saída que fazia as impressões em cartões.

Instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de registradores primitivos. Possuía  capacidade de modificar suas operações e assim realizar diferentes cálculos.

Em 1889, Herman Hollerith, desenvolveu um equipamento que usava os cartões perfurados, aperfeiçoando o modelo antecessor, originando o tear programável. Em 1937, o professor de matemática Howard Aiken com o auxílio da IBM e da Marinha Americana, que tinha como objetivo calcular as trajetórias de projeteis durante a Segunda Guerra, desenvolveu o primeiro computador eletromecânico, o Mark I. Que possuía 2,5 metros de altura por 18 metros de comprimento, tinha 750.000 partes e 700 quilómetros de cabos.

A partir do momento que surgiram os primeiros computadores na acepção popular da palavra, divide-se a cronológica do desenvolvimento dos computadores em cinco gerações distintas, de acordo com o elemento básico utilizado na fabricação. O pulo para a geração seguinte dá-se com o início de uma nova tecnologia que possibilita grandes avanços do poder de cálculo ou descobertas que modificam a base de um computador.

Primeira Geração: válvula

Inicialmente desenvolvida para a indústria radiofónica, a válvula possibilitou cálculos milhares de vezes mais rápidos do que com os anteriores, entretanto, esquentavam demais, consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade.

O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), projetado entre os anos de 1943 a 1946, foi o primeiro computador eletrônico e digital, construído no mundo para emprego geral, com programa de instruções que podiam alterar o tipo de cálculo a ser realizado com os dados. Possuía mais de 17.000 válvulas e 800 quilômetros de cabos, pesando cerca de 30 toneladas e consumia uma enorme quantidade de eletricidade, além de válvulas que queimavam com grande frequência devido ao calor.

Segunda Geração: transistor

Em 1952 surgiu um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação às antigas válvulas. Tendo seu uso generalizado nos computadores por volta da década de 1960, o transistor realizava as mesmas funções básicas de uma válvula, porém fá-lo consumindo muito menos energia e calor, o que tornou rapidamente substituto completo das válvulas. Além disso, seu tamanho é muito menor que o de uma válvula, economizando espaço de forma considerável.

Sua função básica é o de um interruptor eletrônico para executar operações lógicas.

A partir desse momento, devido à maior facilidade e praticidade do transístor, muito modelos de computador surgiram. O primeiro modelo de computado totalmente transistorizado foi o TRADIC, da Bell Laboratories.

Terceira Geração: circuito integrado

O desenvolvimento da tecnologia de circuitos integrados surgiu devido à necessidade de ser encontrar uma solução para os problemas de acomodação dos componentes eletrônicos (transistores, capacitores, resistores), nos equipamentos à medida que sua quantidade ia crescendo com o aumento da capacidade das máquinas.

Podia-se formar múltiplos transistores em um único elemento de silício, de modo que um circuito lógico que antes ocupava uma placa de circuito impresso completa pode ser, com essa tecnologia, acomodado em uma só pastilha de silício. Ademais, devido à capacidade de conectar-se vários transistores diretamente na pastilha, eles podem ser insignemente menores, necessitando, assim, menos dissipando menos calor. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros modelos dessa geração.

Quarta Geração: microprocessador

Ainda mais avançados que os circuitos integrados, eram os circuitos de larga escala, LSI (Large Scale Integration) e larguíssima escala, VLSI (Very Large Scale Integration), caracterizavam uma classe de dispositivos eletrônicos capazes de armazenar, em um único envoltório, milhares e até milhões de diminutos componentes.

O uso desses circuitos na construção de processadores representou outro salto na história dos computadores, uma vez que esse dispositivo (pastilha ou chip), vem constituindo a base da estrutura de todos os principais sistemas de computação modernos.

A técnica de miniaturização de componentes eletrônicos, conduziu, por volta de 1971 e 1972, ao desenvolvimento dos computadores pessoais, ou microcomputadores. Dessa forma, os computadores de maior porte foram sendo progressivamente substituídos nas empresas resultando em um nicho de mercado bem pequeno e específico para aquelas máquinas.

Quinta Geração

As aplicações exigem cada vez mais uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Sistemas especialistas, sistemas multimídia banco de dados distribuídos e redes neurais, são apenas alguns exemplos dessas necessidades. Uma das principais características dessa geração é a simplificação e miniaturização do computador, além de melhor desempenho e maior capacidade de armazenamento.

O conceito de processamento está a caminhar para os processadores paralelos, ou seja, a execução de muitas operações simultaneamente pelas máquinas. A redução dos custos de produção e do volume dos componentes permitiram a aplicação de computadores em sistemas embutidos, que controlam aeronaves, embarcações, automóveis e computadores de pequeno porte.

O EXPRESSO DO AMANHÃ

É inegável que as novas tecnologias têm gerado mudanças no mundo, principalmente no meio de trabalho, onde grande parte dos trabalhos que antes eram realizados por pessoas de maneira manual, vêm sendo substituídos por máquinas modernas.

Dessa forma, torna-se evidente que esse avanço possui inúmeros pontos positivos para o nosso cotidiano: melhora no bem-estar humano, facilidades, conexão, conforto, acesso ao conhecimento, aumento da qualidade e expectativa de vida.

Os avanços da tecnologia são constantes e estão sempre em desenvolvimento. Uma tecnologia bastante popular hoje, pode ser substituída por outra e entrar em desuso amanhã. São inimagináveis as várias tecnologias que o futuro nos reserva, algumas são até presentes no mundo atual.

São exemplos de tecnologias futurísticas:

  • Estudos a respeito de possíveis computadores quânticos;

  • Moléculas de água armazenando informações;

  • O desenvolvimento da inteligência artificial e da robótica

  • O surgimento de tecnologias como bitcoin;

  • Impressoras em três dimensões;

  • Realidade virtual e aumentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com