TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Caminhos De Mandela

Exames: Os Caminhos De Mandela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

OS CAMINHOS DE MANDELA: Lições de Vida, amor e Coragem.

Síntese do capítulo 10

SAIBA QUANDO DIZER NÃO.

Nelson Mandela não era homem de talvez, ele podia atrasar, adiar ou evitar, mas quando tinha certeza que a melhor resposta era “não”, ele podia parar para pensar, mas com certeza o “não” viria. Isso pode não ser tão fácil como parece, devemos encontrar a maneira correta de dizê-lo, quando não dito na hora certa e adiado o “não” se torna mais difícil de ser dito.

Sempre aceitar tudo trás muitos malefícios para as pessoas, mas para muitos essa atitude tem uma dificuldade enorme de acontecer, isto está diretamente ligado a tomada de decisões e tomar decisões nem sempre é fácil. Mandela nos ensina, que mesmo nós tendo o instinto de querer agradar ou medo de desapontar as pessoas, precisamos aprender a dizer “não”.

Mesmo não gostando de dizer isto, ele nos ensina que devemos encontrar uma forma cortês de dizer. É preciso ser objetivo, se algo não é bom para si, também não é bom para o próximo. É preciso ter precisão, sinceridade e determinação nas palavras.

Outro ponto importante é dar a resposta na hora, pois quanto mais adiamos, mais difícil ela se torna. Mandela falou muitos “nãos” em sua vida política, todas as vezes no momento em que a pergunta lhe era feita e em todos os casos o “não” foi seu princípio mais importante, pois ele sabia que sempre era possível mudar de idéia depois, se achasse que deveria. Quando não estamos preparados para ouvir um não, fica mais difícil de dizê-lo, a partir do momento que estivermos receptíveis a mudanças as emoções se transformarão positivamente.

Em muitas circunstâncias o “não” se torna o princípio mais importante. Na tentativa de querer sempre agradar, de achar que o problema do outro é mais importante, de não querer deixar as oportunidades escaparem, de temer um conflito ou de não querer rejeitar o outro, deixamos ou tememos dizer o “não”. Mas precisamos mudar este pensamento, é necessário perder o medo para que as mudanças aconteçam nas pessoas e dizer sim para as coisas realmente importantes. Esta foi a décima lição de vida deixada por Mandela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com