TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Clássicos da Política

Por:   •  27/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI  

Curso: Direito – 2º Período - Disciplina: Ciência Política 

Professor

Painel – Questões para M2 

 

QUESTÕES PARA O DEBATE - MAQUIAVEL 

WEFFORT Francisco. Os clássicos da Política. Vol 1. São Paulo: Ática, 2006. (capítulo 2 – Maquiavel) pág. 11-50 

 

Explique a expressão “maquiavélico”?

A expressão "maquiavélico" é geralmente usada para descrever alguém astuto, calculista e disposto a adotar meios cruéis ou imorais para atingir seus objetivos políticos. Ela se originou a partir do nome de Nicolau Maquiavel devido à sua obra "O Príncipe", na qual ele discutiu a necessidade de líderes políticos serem pragmáticos e, às vezes, usar métodos considerados cruéis ou antiéticos para manter o poder e a estabilidade.

Em que contexto surge a obra "O Príncipe"?

"O Príncipe" foi escrito por Maquiavel no início do século XVI, em meio a instabilidade política na Itália. O livro foi dedicado a Lorenzo de Médici, e seu objetivo era fornecer conselhos práticos sobre como um governante poderia manter o poder e estabilidade em um ambiente político turbulento.

Como Maquiavel analisa o Estado, a política de seu tempo?

Maquiavel analisa o Estado como uma entidade separada da moralidade religiosa, onde o principal objetivo é a estabilidade e a manutenção do poder. Ele argumenta que os governantes devem ser pragmáticos e flexíveis, usando a força quando necessário e adotando estratégias políticas eficazes para proteger o Estado.

Como Maquiavel descreve o Poder? Quais eram os objetivos perseguidos?

Maquiavel via o poder como o objetivo final da política. Ele argumentava que os governantes deveriam fazer o que fosse necessário para manter e consolidar seu poder, incluindo ações consideradas cruéis ou antiéticas, se isso fosse benéfico para o Estado. Seu objetivo era garantir a estabilidade e a segurança do Estado.

Em que consiste a natureza humana em Maquiavel?

Maquiavel via a natureza humana como egoísta e propensa a buscar seus próprios interesses. Ele acreditava que as pessoas eram motivadas pelo medo e pelo desejo de poder, e que os governantes precisavam entender essa natureza humana para governar com eficácia.

É possível afirmar que Maquiavel era Republicano?

Maquiavel era um defensor da república em certos momentos de sua vida, especialmente quando a República de Florença estava no poder. No entanto, sua obra mais famosa, "O Príncipe", parece advogar por uma forma de governo monárquico centralizado. Sua posição em relação à forma de governo pode ser ambígua e depende do contexto político.

Em que consiste a Virtú?

A Virtú em Maquiavel refere-se à qualidade ou habilidade de um líder político em tomar decisões e agir com eficácia em busca de seus objetivos políticos. Ela envolve astúcia, coragem, habilidade estratégica e a capacidade de adaptar-se às circunstâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com