TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de saúde e doença na representação social da velhice

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do artigo

Nome do artigo: Os conceitos de saúde e doença na representação social da velhice

Autora: Geraldine Alves dos santos

O seguinte artigo tem como objeto apresentar o que as pessoas  pensam sobre o envelhecimento ,saúde e doença  no dia-a-dia e também no ambiente profissional.

Essa pesquisa foi realizada em dois momentos diferentes, primeiro foram entrevistadas pessoas com mais de 40 anos sobre o pensavam sobre a velhice e quando consideravam que ela se iniciava. Depois desse levantamento de opiniões foram realizados um trabalho de intervenção com grupos de convivência para idosos e pessoas de meia - idade, colocando uma questão ,com um ponto de reflexão e questionamento. Na primeira fase eles procuravam mostrar o conhecimento profissional com os conceitos subjetivos dos indivíduos. E depois começa a intervenção sobre esta questão nos grupos de idosos, com objetivo de poder conhecer novos conhecimentos sobre este assunto que esta presente na vida de todos os que envelhecem.

A seguir temos as opiniões apresentada na pesquisa , porem é bom deixa claro , que o conceito do envelhecimento portanto é afetado diretamente por componentes de personalidade , por conceitos sociais e familiares. As pessoas tem tendência maior com 40,4% a compreender o envelhecimento como algo que depende do esforço pessoal de cada um para procura viver melhor e manter – se vivo. Esta resposta é positiva pois essas pessoas procuram atitudes melhores para viver esse momento.

Com 27,6% baseiam - se o envelhecimento na opinião de outras pessoas, em rótulos preestabelecidos, sem pensar que não estão olhando e nem considerando a sua própria fase, deixando passar a oportunidade de se avaliar o seu próprio momento.

Com 25%  das pessoas ainda consideram o envelhecimento como uma fase de doenças, esse conceito é negativo mais ainda pertence ao imaginário da população .

Com 4% das pessoas idosas são dependentes com faixa etária de 60 a74 , e as com 75 a 85 anos é de 10% , devemos considerar que é um numero menor, podemos dizer que doenças ocorrem em qualquer idade, porem durante a velhice estão mais vulneráveis apresentar alguma doença associada.

O envelhecimento não deve ser associado a doença pois a pessoa pode criar uma preocupação inadequada com relação a ela, e assim com isso acaba que a pessoa não aproveite desta fase.

Consideramos quando a velhice é vivenciada bem, pode dar origem a uma época de conquista e de realizações possibilitadas pela maturidade e pela sabedoria conquistadas, durante toda a vida.

Na pesquisa também teve a presença da negação com um numero de 8,3% ,muitas pessoas ainda tendem a negar o envelhecimento, esquecendo que isso é um processo natural , e que todos passaram por essa fase.

Mesmo que esteja mudando esse pensamento existe uma construção cultural negativa do envelhecimento muito forte que esta se modificando na medida em que vemos idosos saudáveis ,com vitalidade.

Depois desses números foram realizados discussões com dez grupos sobre o que significa o envelhecimento , e a primeira constatação foi que as pessoas relacionam a velhice a doença, como que esse conceito fosse imposto e não realmente sentido, ou seja conceito colocado pela sociedade na nossa cultura.Os idosos apresenta uma necessidade de demonstrar que precisa de atenção, uma tendência a fraqueza e a compaixão.

Enfim devemos considerar a velhice como algo positivos, e que devem ser valorizados , são pessoas com muita sabedoria que deve ser passada as novas gerações .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com