TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Autorais

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 11

DÍZIMO, OFERTA E VOTO

Manaus – 07/03/2018

DÍZIMO, OFERTA E VOTO

[pic 1]

Manaus – 07/03/2018

Introdução

No centro da vontade de Deus, quanto ao dízimo, oferta e voto como verdadeiros mordomos de nosso Senhor Jesus Cristo no Tempo, Talantos, na fé e serviços praticas do exercicio da obediencia á aquele que é possuir de tudo. No desenvolver deste estudo compreenderemos, detalhadamente que a mordomia é nossa heraça como filhos de Deus

A mordomia do Tempo: Sabemos que é preciso e que devemos ter nossa vida firmada do temor ao Senhor, na sua vontade;

A mordomia dos Talentos: representam havilidades natuais(Inteligencia) ou espituais(dons);

A mordomia quanto a fé: Crença na provisão de Deus que é fiél  á sua palavra;

A mordomia quanto aos serviços: prática da fé, resultante da obediencia á Deus e sua vontade, estando a disposição para toda boa obra.

Entendemos também que a nossa fidelidade em relação ao dízimo é, na realidade o maior teste de nossa modormia, e porque qua a nossa natureza carnal deseja, mais do que a qualquer outra coisa, o dinheiro para se exaltar através dele. Pois o amor ao dinheiro e seu mal uso, podem afastar o homem do centro da vontade de Deus.

Por que Deus no seu infinito amor provém o sustento, para todo aquele que confia na força do seu poder, e nos leva a entender que o contrário disso como razão, é a desobediência do homem ao plano e aos seus mandamentos, e temos exemplos da comunhão entre Deus e homens fiéis, que foram grandementes abençoados, registrados na Santa Escritura (Malaquias 03:08-10), que nos mandam levar os dízimos e ofertas á casa de do tesouro, e nos votos procedendo com sabedoria e temor no Senhor. " O temor do SEMHOR é o principio da sabedoria..." Salmos 111:10.

Dízimo, Oferta e Voto

Dízimo

Dicionário Webster: " A décima perte de qualquer coisa; imposto de um décimo, especialmente recolhido para sustentar igrejas".

Novo Dicionário Aurélio: [Do Latin decimu] A décima parte. Do verbo dizimar

A mordomia quanto ao Dízimo na linha do Tempo;

Deus nos deu por herança como seus filhos a Mordomia, ou seja somos mordodmos de Deus sobre todas as coisas que Ele deixou sob nosso cuidado, tais como o Tempo, Talentos, Fé e Serviços. E a primeira coisa que devemos compreender  é que um Cristão é um mordomo, e não um possuidor.Literalmente, um mordomo é um guardião dos interesses de outra pessoa. O mordomo não possui nada, mas tem cuidado em guardar, proteger e fazer posperar a propriaedade daquele a quem serve.É verdade que somos mordomos de nosso tempo, talentos, saúde e habilidades tanto quanto de nosso dinheiro. Mas nossa fidelidade em relação ao dízmo é, na realidade, o maior teste de nossa mordomia, porque nossa natureza carnal deseja, mais do que a qualquer outras coisas, o dinheiro para se exaltar através dele.

Deus criou Adão e Eva (a Criação). Deus os colocou num jardim e lhes deu mordomia sobre ele e permitiu-lhes acesso a todo o jardim, mas reservou uma árvore(ou dízimo) para si mesmo e compreendemos que, enquanto Adão e Erva tivessem domínio sobre o jardim, não tinham propriedade sobre o ele, pois era de Deus, e por desobedecerem a Desus os expulsou do seu jardim.

O Dízimo na Lei e na Graça;

Ele já era devolvido sob a Lei Leviítica, 700 anos antes que a Lei de Moisés tivesse sida, onde encontramos Jacó fazendo um concerto com Deus: "E de tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo". Gênises 28:22.

Abraão, muito tempo antes de a lei ter sido dada a Moisés no Monte Sinai, compreendeu que era apenas mordomo sobre tudo quanto possuía, pagou o dízimo a Melquisedeque, o Sacerdote do Deus Altíssimo, conforme se declara em Hebreus 7: 01-09. Se Abraão era fiel nos dízimos tendo apenas conhecido a Cristo pela fé, como podemos nós que na graça já temos conhecido a realidade do evangelho, podemos fazer menos?. "...Abraão separou o dízimo de tudo..." Hebreus 07:02

Na casa do Tesouro há Avivamento e Bênçãos pois, nos tempos de Ezequias,o dízimo trouxe um grande avivamento. II Crônicas 31:05-10, adveio por causa da fidelidade do povo em ofertar, a qual Deus moveu os corações do povo a trazer os dízimos e ofertas  ao templo e elas foram guardadas em câmaras especiais, de tantas que eram e o resultado, depois que isso foi feito, havia mais do que suficiente para garantir a obra de Deus.

Podemos crer que o nosso dinheiro pertence a DEUS,  pois possui todas as coisas. Confirmando em Salmos  24: 01 onde declarado: " Do Senhor é a Terra e a sua Plenitude; o mindo e aqueles que nele habitam". O nosso Deus tudo provém ao Homem, se  a sua fidelidade esta firmada na sua vontade pois, em III João 2, lemos a seguinte declaração do apóstolo: " Amados desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai á tua alma" nos provando que é a vontade de Deus que todos os seus filhos prosperem.

O dinheiro será bênção se usado para a glória de Deus como diz na sua palavra: "... o Amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". I Timóteo 06:10. Quando o dinheiro domina nosso desejo e nós colocamos acima da vontade de Deus, então o uso de dinheiro é Pecado, " Não podeis servir a Deus e a Mamom(Isto é, ao Dinheiro)". Mateus 06:24. Guardamos e práticamos com temor a Deus: " O temor do Senhor é o principio da Sabedoria..." Salmos 111:10.

"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nós Dízimos e nas Ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a não toda. Tragam todos os dízimos á casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida" Malaquias 03:08-10.Roubar significa defraudar e ao tertarmos defraudar a Deus nós nos defraudamos a nós mesmos pois ele o nosso benfeitor, a mão que nos alimenta.

 

Oferta

Alto de oferecer(-se); ofericimento. Aquilo que se oferece; oferenda, dádiva, oblação. Retribuição de certos atos litúgicos(sacrifício de Cristos para a salavação do homem).

A diferença entre o dízimo e a oferta, é que o dízimo é estipulado (10%) e a Oferta não.

A mordomia quanto a Oferta

Deus se alegra com nossa sinceridade e voluntariedade quando nos apresentamos ante a Sua majestosa presença. Ele observa a maneira com que nos aproximamos do santo altar; o que nos motiva a comparecer. Isto tem importância á Deus  que é possuidor de tudo, e ainda mas quanto a nós que somos seus mordomos. Deus não está interessado em sofisticadas oferendas, Ele atenta para o nosso gesto de gratidão. Provérbios 21.3. Em cada promeça da Bíblia há uma condição, e  Deus sempre requer de nós que tomemos a iniciativa, "Dai, e ser-vos-á dado" Lucas 06:38.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com