TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos Da Poluição Do Ar

Monografias: Os Efeitos Da Poluição Do Ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

A população mundial vêm enfrentando um grande problema nas últimas décadas: A destruição da camada de ozônio por gases tóxicos, no entanto,cabe aos cientistas projetarem e desenvolverem tecnologias que possam estabilizar e até reverter o processo de aquecimento da Terra. Cabe aos governos a criação e fiscalização de leis eficientes que garantam a vida em nosso planeta. É dever das empresas e indústrias cumprirem essas leis, e adotarem todas as medidas e precauções para que sua produção possa ser limpa e responsável.

Mas não é apenas desses grupos a responsabilidade por mudar a forma de relação com o mundo, garantindo o equilíbrio do ambiente. Cada indivíduo deve ter sua parcela de comprometimento. Pequenas atitudes podem representar pouco se observadas de forma isolada, mas têm uma grande força quando percebidas no coletivo.

Por exemplo, trocar lâmpadas comuns por fluorescentes reduz a emissão de CO2. Da mesma forma, produzir menos lixo – nesse caso principalmente o lixo orgânico – evita a emissão de metano. È importante também, a sociedade passar a consumir menos, pois o modo de vida consumista é o principal motor da produção de poluentes. A crise ambiental é também uma crise social.

Outro fator importante, é a reciclagem do lixo. O fundamento da coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.

A implantação da coleta seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.

É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).

A instalação de postos de entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos melhora a operação da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.

Deve-se buscar elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.

Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).

Os governos devem estimular o desenvolvimento dos transportes menos poluidores – como hidrovias onde existam rios que cortem os centros urbanos e ferrovias; mas é o indivíduo que tem de optar por adotá-los. No deslocamento diário, também se deve dar preferência aos tranportes coletivos, reduzindo o número de veículos poluentes circulando.

Os carros são grandes fontes de liberação de CO2 na atmosfera, e a troca de combustíveis derivados de petróleo por biocombustíveis (ou outras formas alternativas) pode ser de grande valor. Na impossibilidade de mudar o combustível, a simples atitude de manter o veículo sempre bem revisado e em boas condições já diminui em muito a emissão de gases estufa e outros poluentes.

O importante é cada um fazer sua parte.

http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/click_lx.ads/clicrbs/RS/especiais/Ambiente/1691504505/x01/default/empty.gif/61633139303531343530336132353230 http://anuncio.clicrbs.com.br/RealMedia/ads/click_lx.ads/clicrbs/RS/especiais/Ambiente/1691504505/x01/default/empty.gif/61633139303531343530336132353230

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »