TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores Que Inibem A Visita Do Turista Na Praia Do Meio. Natal/RN

Artigo: Os Fatores Que Inibem A Visita Do Turista Na Praia Do Meio. Natal/RN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  4.639 Palavras (19 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 19

Os fatores que inibem a visita do turista na praia do meio

Resumo

O estudo trata de analisar os fatores que inibem a visita do turista à praia do meio, tendo em vista o seu pouco desenvolvimento turístico comparado as outras praias da cidade de Natal-RN como, por exemplo, a Praia de Ponta Negra, que constantemente recebe investimentos devido a sua relevância turística em relação a infraestrutura e cartão postal da cidade. O motivo da escolha do tema se deu a partir do interesse pessoal das integrantes do grupo, por freqüentarem o local, e sua importância para a sociedade. O objetivo do presente estudo é desvendar os fatores que inibem a visita do turista a praia do meio a partir da coleta de dados (apêndice) realizada no local, e contribuir com o futuro desenvolvimento de pesquisas do mesmo âmbito. Foi possível identificar que os fatores que inibem a visita do turista estão ligados a falta de planejamento do local, em todos os setores que compõe a oferta turística. Concluindo assim a linha de pensamento de vários autores a formar a Teoria Geral dos Sistemas, onde o atrativo natural tem grande poder de acarretar a vinda de pessoas, porém é necessário uma gama de serviços que associados ao atrativo, promovam um produto de qualidade, isso remete a serviços de infraestrutura, transportes, acesso, marketing, hospedagem, entretenimento e eventos.

Palavras-chave: turismo, praia do meio, desenvolvimento.

Abstract

The study is to analyze the factors that inhibit the tourist visit to the beach in the middle (Praia do Meio), with a view your little tourist development compared to other beaches in Natal – RN, for example, the Ponta Negra Beach, which constantly receives investments because of their relevance in relation to tourist infrastructure and postcard of the city. The reason for the choice of topic is given from the personal interest of the group members for attending the site, and its importance to society. The aim of this study is to uncover the factors that inhibit the tourist visit the beach from the middle of data collection (Appendix) held in place, and contribute to the future development of research in the same field. It was possible to identify the factors that inhibit the tourist visit are linked to lack of site planning in all sectors that make up the tourism offer. Thus completing the line of thought of various authors to form the General Systems Theory , where the natural attraction has great power to bring about the coming of people , but you need a range of services associated with the attractive , promote a quality product , it refers to infrastructure services , transport , access , marketing, hosting , entertainment and events.

Keywords: tourism, beach in the middle, development.

Introdução

O estudo presente analisa os possíveis fatores que podem inibir a visita de turistas a praia do meio, localizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, deixando de lado o potencial do local, que apresenta atualmente um menor fluxo turístico em relação a outros destinos da cidade, no mesmo segmento, o litoral. O turismo ou as formas de turismo existem desde as mais antigas civilizações, mais não tão organizado como o que conhecemos hoje. Por volta do século VIII a.C., muitas viagens foram dirigidas para que as pessoas pudessem apreciar competições esportivas na cidade grega de Olímpia. E motivos religiosos a fim de conhecer usos e costumes de outros povos, suas organizações políticas dentre outros. Com tudo, somente a partir do século XVIII na Inglaterra o turismo começou a desenvolver e se fazer conhecido como uma forma de viagem em que as pessoas procuravam o prazer, a satisfação e a curiosidade, tratamentos médicos, estudos e por motivos culturais. O Inglês Thomas Cook em 1844 foi quem iniciou uma nova maneira de conduzir o turismo, introduzindo-o na era industrial, após ocorrer uma série de mudanças na condição de vida da população, como: o aumento dos salários, as férias remuneradas, a rápida urbanização de muitas cidades e o surgimento de um padrão mais organizado e rotineiro, seguido da tentativa de desenvolver uma correspondente racionalização do lazer. A atividade se expandiu de forma que se tornou acessível a quase todas as classes, viagens nacionais, internacionais, domesticas, esportivas, cooperativas entre outros, são o motivo de preocupação na organização da atividade primeiro por parte do Estado, e isso equivale a elaboração de uma estratégia que oriente e coordene as atividades no âmbito publico e privado, as chamadas políticas publicas. No Brasil, as tentativas de constituir um grande destino turístico mundial são muitas, porem é necessário que primeiro, consolide um turismo interno forte, de qualidade e competitivo e depois um turismo intra-regional significativo para então poder consagrar-se um destino internacional (Beni 2003, 194). No que se diz respeito ao turismo de massa tradicional caracterizado como de Sol e Praia, no Brasil e o turismo alternativo o país oferece excelentes produtos, todavia ainda faltam investimentos para o crescimento e desenvolvimento da atividade.

Tendo em vista, o pouco desenvolvimento no setor turístico na praia do meio Natal/RN, despertou-se o interesse em aperceber quais seriam as possíveis causas da diminuição do fluxo de turistas no local, procurando basear-se na analise do conjunto de serviços e produtos ofertados pelo destino como também a estrutura presente. Sabe que a atividade turística requer uma infraestrutura de qualidade que possa suportar a demanda de massa, que é o Sol e Mar, fator primordial na escala de investimentos por parte do Estado. Contudo esse conjunto agrupa diversos setores para constituir um produto de qualidade, como o marketing local, a segurança, a acessibilidade, sinalização, atrativos potenciais, hotelaria entre outros. O principal motivo para escolha do tema se deu pelo fato das pesquisadoras frequentarem o local, e a partir do senso crítico, como estudantes o curso de turismo, apontar os fatores que denigrem a imagem da praia, no intuito de contribuir de forma positiva com o desenvolvimento da atividade, lembrando-se que o turismo deve oferecer uma melhoria para a qualidade de vida da população e não a degradação do local. É oferecida a importância do trabalho, quais são os ensejos que justificam a sua efetivação, porque ele é importante para a sociedade e para a academia, assim como a motivação particular para a sua realização. Como a cidade de Natal é uma cidade turística é importante que todos os seus atrativos turísticos estejam em ótimo estado de conservação, não somente para satisfazer o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com