TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS NO BAIRRO PITIMBU, NATAL-RN: ALGUMAS REFLEXÕES.

Por:   •  2/4/2015  •  Artigo  •  5.827 Palavras (24 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 24

DEPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS NO BAIRRO PITIMBU, NATAL-RN: ALGUMAS REFLEXÕES.

NÁDIA EVELLINE SOUZA DE CASTRO

Licenciada em geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. nadiageo2011@hotmail.com

ANA BEATRIZ CÂMARA MACIEL

Mestre em Geografia, Especialista em Gestão Ambiental Urbana e

Professora de Geografia na Rede Pública do Município de Natal/RN

anaufrn@yahoo.com.br

RESUMO

No presente trabalho buscou-se estudar os problemas ocasionados pelo aumento na geração dos resíduos sólidos no século XXI na Cidade de Natal/RN. Dessa forma, este trabalho apresenta um estudo realizado no bairro Pitimbu/RN, buscando relatar os problemas enfrentados devido ao acúmulo irregular de lixo. Para tanto, objetivou-se identificar as áreas de deposições irregulares de resíduos sólidos domésticos no Bairro Pitimbu, Natal/RN. Além de caracterizar o bairro Pitimbu, elucidando os problemas ocasionados pela deposição irregular de resíduos sólidos domésticos; apresentar os impactos causados por essa deposição irregular no bairro estudado; elencar medidas mitigadoras para os problemas mencionados. Por fim, recorreu-se a pesquisas bibliográficas, documentais e in loco, com auxílio de questionários, e os resultados apontam os lixões como o principal problema do bairro, entretanto mostra que esse problema pode ser diminuído com a união do poder público e da própria população atingida. O poder público deve se ater mais à questão da gestão do lixo, investindo em aterros e em formas alternativas para reutilização do lixo. E a população precisa melhorar seus hábitos e se conscientizar a respeito das questões ambientais.

PALAVRAS – CHAVE: Bairro Pitimbu, lixões, conscientização.

ABSTRACT

In this study we sought to study the problems caused by the increase in the generation of solid waste in the XXI century in the city of Natal / RN. Thus, this paper presents a study on Pitimbu / RN neighborhood, seeking to report the problems faced due to the irregular accumulation of garbage. So, we aimed to identify areas of irregular deposition of solid domestic waste in the neighborhood Pitimbu, Natal / RN. Besides characterizing the Pitimbu neighborhood, elucidating the problems caused by the irregular deposition of solid wastes; present the impacts caused by the irregular deposition in this neighborhood; to list mitigation measures for the mentioned problems. Finally, we used the bibliographical, documentary and on-site surveys, using questionnaires, and the results indicate the dumps as the main problem in the neighborhood, however shows that this problem can be lessened with the union and the government's own population affected. The government should stick more to the issue of waste management, landfills and investing in alternative ways to reuse trash. And people need to improve their habits and awareness about environmental issues.

DEPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS NO BAIRRO PITIMBU, NATAL/RN: ALGUMAS REFLEXÕES.

INTRODUÇÃO

O progresso econômico, o crescimento demográfico e a globalização têm sido aspectos determinantes para o crescimento dos centros urbanos. Entretanto, esse crescimento ocorre em demasia e, em muitos casos, não existe um planejamento adequado, ocasionando diversos problemas.

Alguns desses problemas são de grandeza ambiental e trazem consequências graves para seus moradores. Assim, um dos principais problemas ambientais do século XXI é a questão do aumento da quantidade de resíduos sólidos domésticos, consequência da sociedade que consome cada vez mais.

Nesse contexto, se torna cada vez mais recorrente a proliferação de verdadeiros lixões irregulares nas grandes cidades. Dessa maneira, é sabido que Natal, capital do Rio Grande do Norte, não foge a essa realidade, e por isso se formulou a problemática norteadora desse trabalho, que será desenvolvido ao longo da pesquisa.

O estudo apresentado, por conseguinte, tem como objetivo geral identificar as áreas de deposições irregulares de resíduos sólidos domésticos no Bairro Pitimbu, Natal/RN. Este estudo teve como objetivos específicos caracterizar o Bairro Pitimbu, elucidando os problemas ocasionados pela deposição irregular de resíduos sólidos domésticos; além de apresentar os impactos causados por essa deposição irregular no bairro estudado e, por fim, elencar medidas mitigadoras para os problemas mencionados.

Para tanto, este estudo se justifica em função do crescimento populacional e da mudança comportamental, o qual gerou um aumento no consumo e, consequentemente, um aumento na quantidade de lixo.   Esse é um dos maiores problemas ambientais enfrentados atualmente, que pode ser observado, principalmente, em grandes cidades. No caso da área em estudo, esse problema vem causando impactos ambientais, desvalorização imobiliária, proliferação de vetores, além de consequências sociais relacionadas aos catadores de lixo.

Para a execução do objetivo proposto, utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica, que possibilitou um maior respaldo teórico a fim de discutir a questão da proliferação da deposição irregular de resíduos sólidos.  Em seguida, foi feita uma pesquisa documental, na qual se procurou todos os tipos de informação referentes à área de estudo nos órgãos competentes da cidade, como URBANA (Companhia de Serviços Urbanos de Natal), além do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi realizada também observações in loco, nas quais foram identificadas mais de 10 (dez) áreas de deposição irregular. Essas informações foram necessárias para referenciar os dados e confeccionar o mapa com os pontos de lixões encontrados.

Por fim, ficou claro que apesar da questão do lixo ser um grande problema, atitudes pequenas podem minimizar as consequências. Para isso, se torna indispensável a união da sociedade e do poder público a fim de buscar alternativas que viabilizem a retirada desses lixões das ruas,  buscando alternativas de conscientização da população em relação à coleta seletiva e a reciclagem de materiais.

1 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

O Bairro Pitimbu localiza-se na região administrativa Sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O seus limites foram definidos pela Lei nº 4.328 de 1993 e são compreendidos ao Norte por Cidade Nova, ao Sul pelo município de Parnamirim, ao Leste pelo bairro de Neópolis e ao Oeste pelo bairro de Guarapes, como se pode observar no mapa 1 abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (970.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com