TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise de pesquisa de mercado para varejo e pequenas empresas localizado em Nova Descoberta, Natal - RN

Artigo: Uma análise de pesquisa de mercado para varejo e pequenas empresas localizado em Nova Descoberta, Natal - RN. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

O presente relatório aborda uma análise de pesquisa de mercado para uma empresa do segmento varejista e de pequeno porte localizada no bairro de Nova Descoberta, Natal – RN. Tem-se por objetivo traçar o perfil dos clientes que freqüentam o mercado, suas preferências de compras e opinião no que se refere às características presentes na empresa estudada. Analisa a situação do mercado em que a empresa atua estabelecendo propostas de melhoria com relação ao marketing de forma a melhorar o seu negócio. Fez-se o uso de entrevistas com clientes, aplicação de questionários e pesquisa exploratória. Posteriormente foi feito um estudo sobre as principais características dos concorrentes para tomar medidas estratégicas competitivas utilizando a ferramenta de SWOT.

Metodologia da pesquisa

Para que se pudesse propor medidas que objetivassem melhorar o marketing da empresa foi necessário uma avaliação dos serviços prestados pelo mercado por parte dos clientes, sendo que as principais informações levantadas foram com relação a produtos, preços, estrutura, localização, atendimento e formas de divulgação.

Vale salientar que para o levantamento dessas informações foi essencial a realização de pesquisa exploratória sobre a realização de pesquisa de mercado, que consistiu na busca por cálculos estatísticos que proporcionassem a obtenção dos resultados.Segue abaixo a descrição de cada uma das 6 categorias avaliadas:

Produtos – O cliente indica o quanto variado são os produtos disponíveis para compra no mercado, se a quantidade disponível atende suas necessidades, se as expectativas de produtos procurados estão sendo satisfeitas e a qualidade do produto oferecido.

• Preços – O cliente avalia se os preços dos produtos estão de acordo com o mercado da região, se as promoções oferecidas pela empresa são satisfatórias e vantajosas e a variedade de formas de pagamento oferecidas, bem como sua acessibilidade a todos.

• Estrutura – A disposição dos produtos nas prateleiras, o lay-out, a iluminação e a limpeza do local foram os quesitos considerados nessa avaliação.

• Localização – Além do local onde a empresa está situada, os clientes deveriam avaliar a acessibilidade, como vias de acesso e estacionamento para seus veículos, e a visibilidade do mercado.

• Atendimento – Neste quesito, os clientes avaliaram se estavam sendo atendidos com cortesia e simpatia pelos funcionários da empresa, bem como a agilidade do atendimento, a disponibilidade para tirar eventuais dúvidas e o tempo de espera em filas do caixa e dos demais serviços oferecidos dentro do mercado.

• Formas de divulgação – Os clientes indicavam se as propagandas da empresa eram eficientes, se estavam atingindo o seu público-alvo, bem como a clareza e se todas as informações necessárias estavam sendo bem repassadas.

Assim por meio dos cálculos foram obtidos os seguintes dados:

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Realizando uma pesquisa de mercado quantitativa por levantamento de opiniões, foram entrevistados 215 clientes dentro do estabelecimento estudado, e posteriormente analisando essas informações em dados estatísticos. A partir disto, pode-se observar quais são as principais características dos clientes e suas exigências.

Na pesquisa feita foi constatado que a maior parte dos clientes faz compras em pequena escala na empresa e que não há algum produto específico mais procurado. Conclui-se que os clientes fazem toda sua feira no mercado, porém não de uma única vez.

Outra constatação foi a de que há maior fluxo de clientes no mercado pelo período da manhã o que pode significar que a empresa investe ou deveria investir mais em produtos mais comprados por clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com