TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e importância da logística

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.189 Palavras (21 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

Título:  PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE

Nome: DANIEL FABRIZIO DE OLIVEIRA

RA: 1739136

 Curso: LOGÍSTICA

Semestre: 2º

Polo: JACAREÍ-SP

Local: JACAREÍ-SP

Ano: 2017


SUMÁRIO

Texto: PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE        ..1

          Resumo        ..….3

1.       INTRODUÇÃO….....…………….....…………………………………………...5

2.       DESENVOLVIMENTO....................……………………...…………………...6

2.1.    Fundamentos e importância da logistica................................................7

2.1.1.  Missão logística..........................................................................................7

2.1.2.  Fluxo Logístico..............................…..........................................................8

2.1.3. Cadeia de suprimentos……......................................................................10

2.1.4. Logística reversa……................................................................................12

  1. CONTABILIDADE..............................................…………..........……........15

3.1.    Liquidez: geral, imediata, seca e corrente...................................................15

3.2.   A empresa aplica ativo imobilizado, cite um exemplo (terrenos, edificações, instalações e veículos).........................................................................................17

3.3.    Grau de endividamento...............................................................................17

  1. ESTATÍSTICA APLICADA........................................................................19

4.1. Mostrar a aplicabilidade de dados estatísticos em alguma área da empresa. Pode ser na folha de pagamento – mostrando a participação da folha nas despesas totais, a participação de cada cargo ou área no total da folha....................................................................................................................19

4.2.    Pode ser na rotatividade de funcionários, mostrando a % de rotatividade da empresa em determinado período; a proporção de cada cargo dentro do todo, colocando os dados em gráficos e fazer uma leitura dos gráficos...............................................................................................................21

CONCLUSÃO.....................................................................................................24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................24

RESUMO

O presente trabalho versa sobre 3 disciplinas distintas objetivando demonstrar as atividades internas de uma empresa meramente selecionada.

Além disso será apontado de maneira coerente o papel da logistica dentro da empresa apontando suas principais prioridades no ramo em que atua. Sua maneira de diversificar seu estoque, sua produção e a importância dada a cada etapa do seu produto.

Entenderemos todo seu processo logístico para atender da melhor maneira possível e buscando sempre os preceitos logísticos voltados a excelência na prestação de serviços e controle dos seus pedidos, levando em consideração o fator primordial da temática supracitada que é o cliente.

Além disso o presente trabalho demonstra a preocupação da empresa em relação à sustentabilidade de forma a possibilitar aos envolvidos um produto  e/ou uma prestação de serviço geradora de resultados qualitativamente e quantitativamente.

Palavra-chave: Logística; produção, armazenagem, sustentabilidade.

ABSTRACT

The present work deals with 3 distinct disciplines aiming at demonstrating the internal activities of a purely selected company.In addition, the role of logistics within the company will be coherently identified, pointing out its main priorities in the industry in which it operates.

Your way of diversifying your inventory, your production and the importance given to each stage of your product.

We will understand all your logistics process to attend to the best possible way and always seeking the logistic precepts focused on excellence in service delivery and control of your requests, taking into consideration the primary factor of the aforementioned theme that is the customer.

 In addition, the present study demonstrates the company's concern with regard to sustainability in order to enable those involved a product and / or service delivery that generates results qualitatively and quantitatively.


Keyword: Logistics; Production, storage, sustainability.


  1. INTRODUÇÃO

        Segundo BOWERSOX (2008) a logística é singular: nunca para! Está ocorrendo em todo mundo 24 horas por dia, sete dias por semana, durante 52 semanas por ano. Poucas áreas de operações envolvem a complexidade ou abrangem o escopo geográfico característicos da logistica.

O objetivo da logistica é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. A maioria dos consumidores em nações industriais altamente desenvolvidas já está acostumada a um alto nível de competência logística.

Além disso quando vão às lojas, esperam encontrar os produtos disponíveis e recém-fabricados. Nesse sentido, é difícil imaginar a realização de qualquer atividade de produção ou de marketing sem o suporte logístico.

Cabe ressaltar que a logística contemporânea também é um paradoxo que existe desde o início da civilização, não constituindo qualquer novidade. No entanto, a implementação das melhores práticas logísticas tornou-se uma das áreas operacionais mais desafiadoras e interessantes da administração nos setores privados e público.

Em suma a logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais e armazenamento. Todas essas áreas que envolvem o trabalho logístico oferecem ampla variedade de tarefas estimulantes. Combinadas, essas tarefas tornam o gerenciamento integrado da logística uma profissão desafiante e compensadora. Devido à importância estratégica do desempenho logístico, crescente número de executivos bem-sucedidos na área de logística está sendo promovido área posições de alta gerencia.

O que faz da logística contemporânea interessante é o desafio de tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa.

A responsabilidade operacional da logística está diretamente relacionada com a disponibilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados, e estoques de produtos acabados, no local onde são requisitados, ao menor custo possível.

E é por meio deste processo logístico que os materiais fluem pelos sistemas de produção de uma nação industrial e os produtos são distribuídos para os consumidores pelos canais de marketing.

  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa FIBRIA é uma empresa brasileira referência mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto, com uma considerável capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com várias plantas localizadas nos municípios de Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em Joint Venture com Stora Enso. Cabe ressaltar que com sólida sociedade com a empresa CENIBRA, a FIBRIA opera um único porto brasileiro especializado em embarque de celulose PORTOCEL – Terminal Portuário de Barra do Riacho (Aracruz, ES), considerado o terminal mais eficiente do setor no mundo.

Além disso a FIBRIA foi pioneira a desenvolver a indústria de celulose em Três Lagoas. A unidade da empresa foi inaugurada em março de 2009, com capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano. O movimento inicial da empresa geou outros investimentos do setor em Três Lagoas, levando a cidade a ser conhecida hoje como a “ capital mundial da celulose”.

Ademais o desenvolvimento tecnológico é um dos grandes fatores primordiais que contribuem para a liderança da FIBRIA no mercado de celulose de eucalipto, garantindo alta produtividade dos plantios e qualidade superior da celulose produzida.

O Centro Tecnológico da Fibria almeja a excelência operacional, desde os viveiros de produção de mudas até os produtos finais abrangendo importantes áreas do conhecimento.

Com isso o resultado atingido é a geração de novas tecnologias a serem utilizadas pela empresa em suas atividades florestais e industriais, que adicionam valor ao negócio da companhia.

No entanto com o passar dos anos diversos projetos de pesquisa são conduzidos a fim de aprimorar seus processos e os seus resultados, sempre em sintonia com a conservação ambiental que é uma das bandeiras defendidas por esta renomada empresa.

Contudo as pesquisas envolvem áreas como melhoramento genético e genômica, controle de pragas e doenças, silvicultura e manejo florestal, fisiologia vegetal e propagação de plantas, sustentabilidade ambiental, qualidade da madeira processo e produto, além de estudos que visam o atendimento das demandas e clientes estratégicos.

2.1 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGISTICA

2.1.1 Missão logística

 

Entende-se por missão com um propósito, ou seja, é o motivo da existência de uma determinada organização. Trata-se de um propósito genérico, todavia duradouro, mas que pretende vigorar por bastante tempo, ainda que, possa sofrer modificações no decorrer do tempo.

Além disso, o conceito de missão e outros elementos da identidade organizacional é muito relevante principalmente porque uma organização possui inúmeros stakeholders (partes envolvidas e interessadas), que necessitam conhecer e estar alinhados com o propósito da organização, com o intuito de saberem o que dela podem esperar.

No mais a “Missão” é a parte primordial e essencial do “pensamento estratégico”, pois uma considerável “ Declaração de Missão” leva em consideração a visão do cliente, suas necessidades, e a forma que se acredita ser a mais correta para se realizar algo, inclusive esta deve ser curta, inspiradora e apresentar uma clara e objetiva noção dos procedimentos e comportamentos esperados.

A empresa Fibria em seu institucional acredita em relações construtivas baseadas em laços de parcerias e confiança, com compromisso e respeito.

Inclusive salientam que sua motivação é por meio da energia vital, garra e paixão com o objetivo de viabilizar produtos essenciais para a qualidade de vida, saúde, educação e cultura.

Além disso, buscam o lucro reconhecido e admirado, que gere benefícios para todos os envolvidos a partir de recursos utilizados de forma consciente, responsável e acima de tudo sustentável.

2.1.2. Fluxo Logístico;

Entende-se por fluxo logístico a integração de diversos fluxos dentro de uma empresa, além disso não é só de transporte de produtos que é feita a logística, existem outros fluxos a serem considerados bem como o fluxo de materiais, informações e o financeiro que compõem o todo organizacional de uma empresa.

A Fibria produz celulose branqueada extraída do eucalipto de fibra curta, cultivo da floresta é feito em perfeito equilíbrio com o meio ambiente, com os aspectos sociais e feito de forma economicamente viável. As árvores são selecionadas de acordo com o seu material genético para que o plantio favoreça seu crescimento e a produção de celulose.

Logo após todo esse processo inicial as mudas são reproduzidas em um viveiro e expedidas para o campo em até 120 dias depois de brotarem para um plantio responsável e que respeite a botânica a silvicultura entra em ação para que seja feita a preparação do solo reposição e implantação florestal a partir daí a matéria-prima é cultivada por um período de 7 anos até que seja enviada para a fábrica.

Cabe ressaltar que a celulose é destinada em sua maior parte os principais mercados consumidores em nível nacional e internacional, além de ser utilizada para fabricação de papel, bem como utiliza para o escoamento da produção de fardos, os modais rodoviário e marítimo para o transporte da celulose.

Destaca-se que o transporte é realizado em sua maioria através de navios, visando atender os consumidores com o menor nível de perda possível e contribuir para a redução de fluxos de caminhões nas rodovias.

Todavia, ressalta-se que a planta de Barra do Riacho – ES efetua a distribuição, por meio de caminhões até o Terminal Especializado de Barra do Riacho-Portocel e também por meio do modal marítimo. Aos clientes externos.

A Portocel é utilizada de maneira estratégica de forma a possibilitar o escoamento da produção de celulose, vez que encontra-se instalada no município de Aracruz-ES e próximo à planta da Fibria, onde são embarcadas 90% da produção nacional de celulose de fibra curta branqueada.

O porto atende diversas empresas, pois trata-se de um terminal aberto de propriedade da CODESA. Vale ressaltar que as empresas Suzano e Veracel que são concorrentes diretas da Fibria também utilizam a Portocel para escoamento de suas produções para a exportação.

A celulose distribuída através da malha rodoviária é realizada através de caminhões da empresa Júlio Simões Transportes e Serviços, que é uma das parceiras para curtas distâncias e através dos portos nacionais para longas distâncias, visando otimizar os custos com distribuição, e reduzir as margens de riscos em casos de acidentes ou perdas de carga em geral.

O percurso da celulose até os mercados consumidores internacionais pode durar em média aproximadamente 18 dias para a Europa e no máximo 30 dias para o Japão. Diante da análise realizada, referente ao processo de produção e distribuição de celulose, observou-se que após a visualização do processo e baseado na análise dos relatórios corporativos, bem como de acordo com o relato dos colaboradores, que não houve alterações, pois a empresa resultante da incorporação manteve o mesmo processo já adotado.

Destaca-se que a Fibria não realizou modificações no processo de distribuição e que não houve alterações nas políticas já adotadas pela empresa, pois dispõe de uma malha marítima e rodoviária favorável à demanda das necessidades da empresa, havendo apenas aumento na demanda de celulose por parte do mercado e alterações das políticas empresariais internas.

Vale ressaltar que a empresa é favorecida em termos logísticos, pois opera através de um terminal marítimo próximo à unidade industrial, favorecendo de forma estratégica o escoamento da produção, assim como utiliza da malha rodoviária para o escoamento de uma pequena parcela da produção para atender a demanda do 48 mercado interno, automaticamente garantindo diferencial no atendimento dos mercados consumidores.

2.1.3. Cadeia de suprimentos ou SUPPLY CHAIN Management;

A gestão na cadeira de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo fábrica, fornecedores e clientes finais.

Conceituando supply chain de um modo geral são todas as iniciativas relacionadas ao fluxo e transformação de materiais, desde a etapa da extração da matéria prima até o consumo de bens e serviços pelo usuário final, associado aos fluxos de informação.

Cumpre ressaltar que o mercado atual está cada vez mais globalizado, as empresas de um modo geral estão oferecendo cada vez mais produtos semelhantes com o objetivo de manter a fidelidade do consumidos e identificar as particularidades de cada público alvo.

Na mesma linha alguns autores como Dornier (2000) e Novaes (2004), salientam que a cadeia de suprimentos como sendo e assumindo um caráter estratégico da logistica.

Além disso outros estudiosos conceituados como Ballou (2004) e Martins (2001), relacionam a cadeia de suprimentos a uma rede, mostrando a necessidade de desenvolver uma visão única dos negócios, explicando cada operação do processo interno e externo.

Com isso, essas redes tem assumido o papel de alternativas organizacionais viáveis para o novo modelo de economia pós-crise. Todavia esse fato se justifica porque o isolamento empresarial torna quase inconcebível que as organizações acompanhem o ritmo de mudanças e as exigências de atualização tecnológica e gerencial, bem como a adaptação a tendências de mercado e com ganhos de escala necessários à competitividade.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

A Fibria iniciou em 2009 a revisão dos procedimentos relativos à estratégia de terceirização, seleção e avaliação de fornecedores, visando uma política e abrangente que apoie sua filosofia de sustentabilidade na cadeia de suprimentos.

A partir desse trabalho, define-se um processo de Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos que tem como plataforma de sustentação um comitê interfuncional de terceirização (Comitê de Serviços Contratados), e este comité permeia diversas áreas da empresa e está sendo estruturado pela área de Suprimentos.

Composto por integrantes das áreas de produção, jurídico, engenharia, controles, suprimentos, recursos humanos, sistema de gestão e florestal, o comitê de serviços contratados tem como missão principal a sustentabilidade e a performance competitiva dos serviços contratados.

Adicionalmente, o trabalho desse comitê avalia a qualidade dos serviços prestados e promove, na empresa fornecedora, as adequações tributárias, trabalhistas, de recursos humanos, de segurança no trabalho, de qualidade. De gestão econômica. São também avaliados e tratados casos de dependência econômica dos fornecedores (participação de faturamento da Fibria acima de 70%).

Por fim, no âmbito do desenvolvimento estruturado de fornecedores, a Fibria manteve seu foco estratégico na participação e desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), que é mantido pelas 12 maiores empresas capixabas, com o apoio da Federação das Indústrias do Espirito Santo (Findes). Após diversos programas de treinamento e auditorias, foram certificadas em 2009, cerca de 44 novas empresas locais que, agora homologadas, compõem o elenco de fornecedores da Fibria em diversos segmentos como engenharia, metalurgia, elétrica, auditoria e transporte.

2.1.4. Logística reversa;

A logistica reversa trata-se de uma atividade logistica, de suma relevância, pois planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes. Pois compreende o retorno dos bens de pós-venda e pós consumo, trazendo o produto que seria lixo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo.

Historicamente a Revolução Industrial foi um marco para a sociedade, naquele momento os processos produtivos passaram a incorporar novos métodos para acelerar a obtenção do produto final. Os avanços tecnológicos desencadeados por esta revolução contribuíram, ainda, para precipitar a criação de novos produtos, dando origem a demandas desconhecidas pela sociedade até então.

Atualmente, esta celeridade da cadeia produtiva impacta, entre outros, sobre dois fatores relevantes para a sociedade atual, quais sejam: o aumento do consumo de recursos naturais, e neste contexto há que se pensar na finitude dos recursos não renováveis e; o aumento da geração de resíduos sólidos decorrente, tanto dos processos envolvidos na cadeia produtiva quanto do descarte de produtos do pós-consumo.

De acordo com Amato Neto (2011, pg. 2), “ao longo de praticamente todo século XX, o processo de industrialização fundamentado no paradigma taylorismo/fordismo priorizava, dentre vários outros aspectos, a produção em larga escala com consumo excessivo de energia, água e matérias-primas”. Neste mesmo texto, o autor ainda discorre sobre a produção excessiva de lixo decorrente de um modelo de consumo em massa que está atrelado ao modelo de industrialização que caracterizou aquele século.

 Além do aumento do consumo outro aspecto que contribui para a geração de resíduos sólidos é a rapidez com que alguns produtos se tornam obsoletos. Ou seja, o período entre a compra de um produto e sua substituição por outro com mais tecnologia está cada vez menor, o que gera um aumento da descartabilidade dos produtos em geral.

Esta precipitação no descarte de produtos contribui para agravar um problema enfrentado pelas sociedades atuais, qual seja: a disposição dos resíduos sólidos. O visível aumento do excedente destes resíduos, dispostos não apenas em aterros sanitários, mas também abandonados em rios e córregos que circundam as cidades (LEITE, 2009), têm mobilizado o governo e a sociedade para que medidas que promovam o adequado descarte sejam adotadas. Como exemplo de medidas relacionadas ao tratamento dos resíduos, cita-se a lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A política estabelece diretrizes para o gerenciamento dos resíduos no Brasil e serve como base para políticas estaduais e municipais, considerada a obrigatoriedade de adequação destas à referida Lei quando de sua implantação. A PNRS trata do assunto observando suas particularidades, e impõe processos de logística reversa para determinados produtos.

Entre os produtos que devem retornar ao seu fabricante, depois de findo seu ciclo de uso pelo consumidor, estão: agrotóxicos (resíduos e embalagens); pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes (resíduos e embalagens); lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e produtos eletroeletrônicos, bem como seus componentes (Lei nº 12.305/2010).

Assim a política estabelece que alguns segmentos elaborem um plano de gerenciamento de resíduos e obriga certos agentes a estabelecer políticas de logística reversa. No Brasil, a adoção de práticas de Logística Reversa (LR) é recente, e o auxílio que esta ferramenta pode proporcionar para a melhor gestão dos recursos ainda está sendo difundido. No entanto em alguns países a realidade não é a mesma. Em 1998 Carter e Ellram publicaram um artigo no Journal of Business Logistics, e apontaram a VIII Congresso Anpcont, Rio de Janeiro, 17 a 20 de agosto de 2014. A LR como "o processo pelo qual as empresas podem se tornar mais ambientalmente eficiente através da reciclagem, reutilização e redução da quantidade de materiais utilizados".

Diante o exposto nota-se então que a LR é uma ferramenta já utilizada em diversos países, e que auxilia na problemática de descarte de resíduos e efluentes, principalmente industriais.

Conforme Gomes et al. (2001), os efeitos do descarte de resíduos sólidos sem tratamento afetam o agente, a sociedade e todo o ecossistema, tornando-se um problema público. Assim, surge uma demanda atenta a práticas de gerenciamento de resíduos; demanda que pode ser suprida por meio de divulgação de informações ambientais.

A empresa Fibria por sua vez adota as melhores práticas de manejo nas florestas de eucalipto é fundamental para que se obtenha alta produtividade em harmonia com a conservação do meio ambiente.

No caso da Fibria, as florestas plantadas são intercaladas com florestas nativas, garantindo diversidade biológica e equilíbrio ecológico. Pesquisas feitas pelo Centro de Tecnologia (CT) da Fibria, em conjunto com universidades nacionais e internacionais, identificaram características químicas, físicas e biológicas positivas ao deixar parte das cascas das árvores no campo, pois estas nutrem e conservam o solo.

Além disso, parte das cascas também é utilizada na indústria que, junto com outros subprodutos do processo de produção da celulose, geram energia elétrica necessária para fabricação de celulose.

Cabe ressaltar que a empresa Fibria possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que estabelece os procedimentos adotados para classificar, segregar, coletar, armazenar e transportar os resíduos gerados nas atividades e operações florestais, visando:

• Prevenir e minimizar a geração de resíduos;

• Reaproveitar os resíduos gerados;

• Tratar os resíduos adequadamente;

• Assegurar uma correta disposição final;

• Atendimento legal e requisitos de certificações

  1.     CONTABILIDADE

3.1.    Liquidez: geral, imediata, seca e corrente

INDICADORES FINANCEIROS DA EMPRESA: FIBRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2012

2016

2021

 

2012

2016

2021

RESULTADO (em milhares de Reais)

LIQUIDEZ

Receita operacional líquida

6.174.373

9.614.817

11.336.264

Imediata

2,14

2,33

0,37

Lucro Bruto

937.115

2.506.471

2.841.870

Seca

2,12

1,46

0,92

Lucro Operacional

706.495

1.427.450

1.617.663

Corrente

2,73

1,87

1,62

EBITDA

2.426.562

3.350.191

3.708.291

Geral

0,84

0,81

0,88

Lucro líquido do exercício

-704.706

1.654.848

150.531

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MARGEM

RENTABILIDADE

Margem Bruta

15,20%

26,10%

25,10%

ROA

-2,50%

5,20%

0,50%

Margem EBITDA

39,30%

34,80%

32,70%

ROE

-4,90%

12,50%

1,20%

Margem Operacional

11,40%

14,80%

14,30%

ROIC

2,60%

4,70%

6,50%

Margem Líquida

-11,40%

17,20%

1,30%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeção para o ano de 2021, apenas para fins didáticos

 

 

 

 

 

 

Indicadores

2013

2014

2015

2016

Vendas Líquidas (milhões)

U$ 1.260,7

U$ 1.274,5

U$ 1.137,4

U$ 1.521,1

Crescimento das Vendas

-0,7 %

1,1 %

-10,8 %

33,7 %

Lucro Líquido Ajustado (milhões)

U$ -385,8

U$ -247,3

U$ 5,8

U$ 28,3

Lucro Líquido Legal (milhões)

U$ -225,1

U$ -213,1

U$ 44,1

U$ 87,6

Patrimônio Líquido Ajustado (milhões)

U$ 5.015,2

U$ 4.506,8

U$ 4.268,8

U$ 3.478,2

Patrimônio Líquido Legal (milhões)

U$ 4.841,1

U$ 4.356,5

U$ 4.128,0

U$ 3.265,8

Rentabilidade do Patrimônio Ajustada

-7,7 %

-5,5 %

0,1 %

0,7 %

Rentabilidade do Patrimônio Legal

-4,7 %

-4,9 %

1,1 %

2,3 %

Capital Circulante Líquido (milhões)

U$ 566,8

U$ 323,1

U$ -594,7

U$ -216,4

Liquidez Geral (Nº Índice)

0,49

0,49

0,44

0,37

Endividamento Geral

45,3 %

47,5 %

46,0 %

61,2 %

Endividamento a Longo Prazo

36,8 %

36,8 %

33,4 %

51,4 %

Riqueza Criada (milhões)

U$ 297,9

U$ 464,0

U$ 410,1

U$ 515,9

Nº de Empregados

4136

4192

4294

4197

Riqueza Criada por Empregado (mil)

U$ 70,6

U$ 111,4

U$ 96,6

U$ 121,5

Ebitda (milhões)

U$ 448,7

U$ 418,2

U$ 343,8

U$ 607,9

Salários e Encargos (milhões)

U$ 118,9

U$ 91,3

U$ 94,5

U$ 83,5

Tributos (milhões)

U$ -40,3

U$ 137,5

U$ -25,3

U$ -148,1

Exportação – Valor (milhões)

U$ 1.187,5

U$ 1.212,6

U$ 1.087,5

U$ 1.461,0

Exportação – das Vendas

94,2 %

95,1 %

95,6 %

96,1 %

Maiores Dividendos

-

-

23,7 %

640,6 %

Margem das Vendas

-30,6 %

-19,4 %

0,5 %

1,9 %

Giro (Nº Índice)

0,14

0,15

0,14

0,17

Liquidez Corrente (Nº Índice)

1,73

1,35

0,40

0,75

Total do Ativo (milhões)

U$ 9.172,5

U$ 8.586,9

U$ 7.908,1

U$ 8.975,1

Os dados de cada ano de publicação se referem aos dados do ano fiscal anterior. NA – não aplicável e NI – não informado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (242.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com