TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ocupacionais

Pesquisas Acadêmicas: Os Ocupacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  7.645 Palavras (31 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 31

RISCOS OCUPACIONAIS

RIBEIRÃO PRETO

2014SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................. 03

2 RISCOS OCUPACIONAIS............................................................................ 05

3 TIPOS DE RISCO.......................................................................................... 07

4 CLASSIFICAÇÃO DOS ARTIGOS MÉDICO-HOSPITALARES.............................................................................................. 09

5 PROCESSAMENTO DOS ARTIGOS MÉDICO-HOSPITALARES............... 13

6 RISCOS OCUPACIONAIS FRENTE AOS PRODUTOS UTILIZADOS DURANTE A LIMPEZA.................................................................................... 25

7 ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA................................................................. 28

7.1 Identificação dos riscos ocupacionais para o nutricionista......................... 29

8 CONCLUSÃO................................................................................................ 31

9 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS E BIBLIOGRAFIAS............................ 33

1 INTRODUÇÃO

Mundialmente os trabalhadores da saúde constituem uma categoria profissional numerosa e diversificada. O sistema de saúde tem demonstrado tardiamente seu interesse pelos temas referentes às cargas de trabalho, obrigações e riscos a que estão expostos os trabalhadores, bem como suas atividades realizadas em função daqueles que são objetos de seu cuidado. Existe uma grande necessidade de humanizar o trabalho do profissional para obter, consequentemente, uma boa atenção aos clientes, objeto de sua responsabilidade, mas para isto é necessária uma atenção especial à sua própria saúde, que precisa ser valorizada. (MAURO, M. Y. C, 2010).

A preocupação dos profissionais da saúde com a sua própria saúde é recente, pois estes concentram a sua atenção em assuntos relacionados ao aperfeiçoamento de sua atividade, no sentido de adquirir novos conhecimentos técnicos, uso de novos equipamentos e fármacos, entre outros, visando à melhoria na assistência aos pacientes, esquecendo-se do seu próprio cuidado, principalmente em relação aos riscos, aos quais está exposto na realização de suas ações (NUNES, M. B. G, 2010).

Os profissionais de saúde em seu ambiente de trabalho estão expostos a inúmeros riscos ocupacionais, o ambiente hospitalar é um local tipicamente insalubre na medida em que propicia a exposição de seus trabalhadores a riscos físicos, químicos, fisiológicos, psíquicos, mecânicos e, principalmente, biológicos, inerentes ao desenvolvimento de suas atividades (RIBEIRO, A. E. C. S.; CRHRISTINNE, R. M.; ESPÍNDULA, B. M, 2010).

O conhecimento e a conscientização dos vários riscos de transmissão das infecções, das limitações dos processos de desinfecção e de esterilização e das dificuldades de processamento inerentes à natureza de cada artigo médico-hospitalar são imprescindíveis para que se possam tomar as devidas precauções (SILVA, G. 2012).

Esses artigos são classificados conforme o risco e potencial de contaminação dos mesmos, sendo divididos em Artigos Críticos, Artigos Semi-Críticos e Artigos Não Críticos, e a cada um deles segue respectivamente um procedimento de limpeza, como Esterilização, Desinfecção e Limpeza. Frente a esses procedimentos o trabalhador da saúde fica exposto a vários produtos que trazem riscos a integridade da sua saúde como fluídos contaminados, produtos químicos, vapores tóxicos, agentes corrosivos e cancerígenos (OPPERMMAN, C.M.; PIRES, L.C, 2003).

A Norma Regulamentadora NR – 32 torna-se necessária, uma vez que, tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Em especial o quesito a que se refere à exigência das instituições de disponibilizarem os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, para que os mesmos sejam usados de forma adequada e segura (BRASIL, 2005).

Ao nutricionista, nesse contexto, como administrador, compete a identificação das áreas de risco ocupacional dentro da UAN hospitalar e sua atuação frente às condições adversas. Tendo em vista a importância do conhecimento e do controle dos riscos ocupacionais em uma UAN, tem como objetivo identificar os pontos de exposição de riscos biológicos, sonoros, térmicos e de iluminação que possam causar danos à saúde do trabalhador, além de garantir treinamento e capacitações aos trabalhadores periodicamente, preparando-os para o cumprimento das normas estabelecidas (ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ARAÚJO, R. M. V., 2002).

2 RISCOS OCUPACIONAIS

Os riscos ocupacionais estão associados a causas de natureza humana (comportamentos individuais e metodologias no desenvolvimento dos trabalhos), de natureza técnica (ambiente de trabalho, equipamentos, ferramentas, máquinas e materiais) ou ainda causas exteriores ao trabalho (condições climatéricas adversas ou outras provocadas por terceiros). Os riscos ocupacionais surgem muitas vezes associados a riscos de acidentes industriais e de impactos ambientais.

Classicamente, os fatores de risco para a saúde e segurança dos trabalhadores, presentes ou relacionados ao trabalho, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, podem ser classificados em cinco grandes grupos: físicos - agressões ou condições adversas de natureza ambiental que podem comprometer a saúde do trabalhador; químicos - agentes e substâncias químicas, sob a forma líquida, gasosa ou de partículas e poeiras minerais e vegetais, comuns nos processos de trabalho; biológicos - microrganismos geralmente associados ao trabalho em hospitais, laboratórios e na agricultura e pecuária; ergonômicos e psicossociais - que decorrem da organização e gestão do trabalho; de acidentes - ligados à proteção das máquinas, arranjo físico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com