TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Perigos do Mundo

Por:   •  29/10/2018  •  Artigo  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

Tiago 4:1-10

Se Deus existe, por que existe o sofrimento?

Por que tantas pessoas passam fome? Por que há tantas doenças? Por que tantas guerras? Por que tanta violência?

As perguntas que podem surgir em sua mente são tantas que poderia estar perfeitamente aqui descrita. No entanto a grande maioria é sempre tentada a questionar Deus por ser Ele tão poderoso e que criou todas as coisas permitir que o sofrimento seja tão duro para nós. Bom, a notícia que eu trago aqui não sei se será exatamente o que vai tirar suas dúvidas e revoltas por que Deus não “faz nada” para acabar com isso.

Por favor acompanhe comigo e vejamos se isentamos Deus por todas as coisas ruins que acontecem no mundo.

Verso1-3: 1De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? 2Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.  

Aqui vemos a palavra “Carne”, isso indica que um responsável pelas coisas ruins não é Deus, e sim, da nossa carne e nós somos carne. Esse é um dos inimigos encontrados aqui: Carne/Você.

Verso 4-6: 4Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? 6Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Aqui vemos a palavra “Mundo”, isso indica mais um responsável pelas coisas ruins encontrado aqui:

Mundo, onde nós vivemos, um lugar onde queremos nos sentir bem, onde vivemos atrás de satisfação, reconhecimento, prazer. Muitas vezes para conseguirmos isso negociamos valores e princípios bíblicos para desenvolver uma amizade pecaminosa com o mundo e colocamos Deus como sendo nosso inimigo.

Verso 7-10: 7Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

E agora, quem é o outro (e pior) responsável pelo sofrimento que há no mundo? Conseguiu identificar? Isso mesmo:

Diabo. Aquele te acusa perante Deus, insistentemente. Porém, quero reforçar aqui que o Diabo somente não é responsável por todas as coisas ruins, lembremos sempre do que Paulo orienta:

Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de você. Essa é uma palavra que traz esperança. Se você compreender isso e buscar viver mais parecido com Cristo não só dentro de uma igreja, mas lá fora, em sua casa, na escola, trabalho, ou qualquer outro lugar, vivendo na contramão do mundo estará pronto a responder essas questões não só para você mesmo, mas também para as pessoas que pensam e se perguntam: Por que Deus não faz nada?

Efésios 2

1Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9não de obras, para que ninguém se glorie. 10Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas...

...12naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo ESPERANÇA e sem DEUS no mundo. 13Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. 14Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade.

Marcos 4-1:20 - A parábola do semeador

1Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.7Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

A explicação da parábola

10Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,12para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. 13Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? 14O semeador semeia a palavra. 15São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. 16Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. 20Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (305.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com