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Os Principais Linhas Epistemológicas Contemporânea

Por:   •  12/3/2022  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

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RESENHA

Tesser, Gelson João Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar em Revista [online]. 1994, n. 10 

Principais linhas epistemológicas contemporânea

 

O artigo aborda de forma sintetizada a epistemologia de 5 (cinco) filósofos, sendo eles: Piaget, Beachelar, Foucault, Popper e Habermas. Mostrando ainda o conceito e a utilidade das linhas epistemológicas contemporâneas. A etimologia da palavra epistemologia significa discurso (logos) e ciência (episteme), logo, podemos dizer que a epistemologia é a filosofia da ciência. A epistemologia tem como objetivo reconstruir o conhecimento científico de forma racional, englobando poderes linguísticos, analíticos, sociológicos, político, filosófico, interdisciplinar e histórico. No texto a utilidade é exemplificada em citação sobre Mário Bunge, onde o mesmo diz que a epistemologia só é útil se ela seguir as seguintes condições: ter a ciência como referência, resolução de problemas filosóficos, propor soluções claras para os problemas científico, distinção entre a ciência e a pseudociência, criticar resultados errados e buscar uma resolução promissora, dar enfoque nos pressupostos filosóficos, sistematização dos conceitos filosóficos, ajudar na resolução dos problemas científicos-filosóficos, reconstruir  teorias científicas de maneira axiomática, participar das discussões sobre a natureza e o valor da ciência e servir de modelo a outros ramos da filosofia. 1 – Epistemologia Genética de Piaget temos como problemáticas norteadoras: “em que pé anda a ciência? Onde está a ciência? Quem diz? Quem demonstra? Quem prova? Por que? Para que”. Piaget nomeou de psicogênese interdisciplinar o seu estudo sobre a constituição dos conhecimentos válidos onde há observação na elaboração de fatos e formalização lógica-matemática. A função da epistemologia genética é compreender e inventar o real afim de acrescentar qualidade no ao processo construtivo do saber, tendo como foco principal que ela deve ser sempre contínua. 2 – Epistemologia Histórica de Bachelard tem como problemáticas norteadoras: a ciência poderá trazer a felicidade para o homem? A ciência está em condições de vencer o sofrimento? O que vem a ser a ciência? Quais são seus métodos? Qual valor dos resultados que ela atinge?” para Bachelard a ciência é histórica então ele se propõe a dar as ciências à filosofia que elas merecem, para ele o conhecimento é temporal, logo teremos a ciência de acordo com seu tempo, dando sentido às suas normas e verdades de acordo com o seu tempo histórico. 3 - Epistemologia Arqueológica de Foucault temos como problemáticas norteadoras:’ o que significa a ciência que tanto nos orgulhamos? Como se estabelece as relações de poder na sociedade?” sua epistemologia tem seu fundamento nas ciências humanas, para ele o importante é o lugar 1que a ciência ocupa no espaço do saber, ele acredita que o homem é pura historicidade, e tudo em volta dele é história, o homem é um objeto do sistema, para Foucault a antropologia só é digna quando visa compreender o pensamento. 4 – Epistemologia Racionalista Crítica de Popper tem como problemáticas norteadoras “o que conhecemos realmente? Como uma vez criado, conservar o padrão? Como é possível o estabelecimento da verdade? Como desmarcar a ciência das pseudociências: mitologia, gnose, ideologias, metafísicas?” para Popper a ciência é formada por conhecimentos provisórios e mutáveis, não podendo ser considerada uma verdade final, sua epistemologia está fundamentada na verificação de valor das teorias científicas através do princípio de verificação e falsificação. 5 – Epistemologia Crítica de Habermas tem como problemáticas norteadoras “como é possível adquirir um conhecimento digno de crédito? Que interesse orientam, dirigem e comandam a ciência a técnica? Qual é a verdadeira função que a atividade ciência deve na sociedade? Até que ponto a filosofia do século XX é moderna? Qual o papel da ciência?” o objetivo principal de Habermas foi interrogar-se a respeito da responsabilidade social dos cientistas e dos técnicos, para ele a ciência não tem mais o saber como o único pilar principal mas no poder que ela confere, o que significa dizer que ela reside no processo de produção racionalizado e industrializado. A ciência para ele tem dois polos principais, o do poder e do saber, um não existe sem o outro. A epistemologia na Escola é essencial pois leva o aluno a se questionar e através das problemáticas do questionamento encontra-se conhecimento, levando o aluno a se tornar um ser crítico, não apenas receptor de tudo mas um ser capaz de investigar, analisar e criticar por si só, tornando assim a educação libertadora e emancipatória.

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