TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade II Questão I – Explique, em linhas gerais, as principais características do Estado Liberal

Por:   •  2/3/2019  •  Exam  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Pós Graduação em Gestão Pública

Disciplina “Estado, Governo e Mercado”

Professor Coordenador: Profª. Drª. Priscila Riscado

Aluna: Ana Cássia Gonzalez dos Santos Estrela

Atividade II

Questão I – Explique, em linhas gerais, as principais características do Estado Liberal

Surge inspirado nos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade, princípios que moveram a luta da burguesia contra o absolutismo na Europa entre os séculos XVII e XVIII, fundamentaram-se na idéia da soberania popular e da representação política, ou seja, o poder é do povo que o exerce por meio de representantes. Principais pensadores: John Locke: centralidade da liberdade humana; Montesquieu: divisão dos poderes do Estado; Adam Smith (liberalismo econômico): A iniciativa privada deve agir livremente sem intervenção estatal, porque o crescimento econômico de uma nação resulta da atuação dos indivíduos movidos por interesses próprios. A “mão invisível”: laissez-faire, laissez-passer (deixai fazer, deixai passar), as atividades econômicas se autorregulariam por meio da oferta e da demanda do mercado. Principais características: Crítica da burguesia a interferência do Estado, o Estado deveria atuar apenas na garantia da segurança e da propriedade privada, havendo separação entre as esferas pública e privada.

Questão II- Como se funda o Estado Socialista? Quais são seus principais objetivos? E seus principais teóricos?

Surge como reação ao Estado liberal, questionando as bases materiais da sociedade, a divisão em duas classes centrais: burguesia e proletariado, sendo a promessa da liberdade e da riqueza por meio da iniciativa privada não se cumpre para a classe operária que vive na condição assalariada. Defende transformações nas condições de produção e apropriação da riqueza produzida pela sociedade. Primeiras idéias socialistas surgem na França, no contexto do Iluminismo, primeiro estado socialista é implementado a partir da Revolução Russa, em 1917, aonde a Rússia passava por sérios problemas sociais decorrentes da industrialização recente do país, sovietes (soldados, operários e camponeses): pão, terra e liberdade. Principais pensadores: Marx e Engels: do socialismo ao comunismo. A superação do capitalismo, o fim da propriedade privada, da socialização dos meios de produção, do comunismo. Após Lênin, Stalin implementou um modelo ditatorial. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas consolidam o socialismo em 1922, se expande para Alemanha Oriental, Polônia, Hungria, Moçambique, Angola, Coréia do Norte, China, Vietnã, e Cuba. Suas principais características: Economia planificada, regulada pelo partido, projeto de participação política da classe trabalhadora, forte burocracia estatal, atraso tecnológico na indústria e no campo em relação às sociedades capitalistas.

Questão III- Relacione o papel ocupado pela Democracia nos Estados Liberais e Socialistas

No liberalismo a minoria submete a maioria, os que detém o poder possuem mais liberdades que os demais indivíduos, provocando uma espécie de darwinismo social, onde há aquele que possui a riqueza, os meios de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com