TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Profissionais faz as decisões de carreira baseadas apenas em contingências externas

Por:   •  10/5/2015  •  Dissertação  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

É comum hoje os profissionais tomarem atitudes e decisões de carreira baseadas apenas em contingências externas.

As contingências estão mudando e, se cada um na levar em consideração os valores, crenças e objetivos de vida antes de fazer suas escolhas, ocorrera insatisfação durante sua trajetória.

As influencias hoje é a medida de vivencia nas novas experiências é natural que seja assim, pois 25 anos pode ser importante no dia de hoje um titulo pomposo e um cargo em uma companhia moderna. Aos 40 anos o desejo pode dar espaço á vontade de estar mais tempo com a família ou ter uma segunda carreira. Prioridades mudam ao longo da vida, mas a valores e crenças não, pois compõem a essência de cada um de nós.

Hoje s profissionais de hoje têm muito mais clareza sobre os valores e crenças do que há dez anos. Esse movimento positivo está visivelmente refletido nas escolhas das empresas que almejam trabalhar. No dia de hoje os valores são crescimento e desenvolvimento profissional valorização de pessoas, respeito, ética, honestidade, credibilidade, solidez, foco no cliente, inovação, criatividade e sustentabilidade.

Al longo do tempo a cultura organizacional está compondo sentindo a todas as praticas da empresa funciona como elo entre passado e o presente visando manter o equilíbrio da organização para que ela sobrevirá ao futuro.

Hoje esta contribuindo para o delineamento da missão e os estabelecimentos dos objetivos empresariais. Mantendo-se em virtudes da manutenção dos trabalhadores atuantes na organização, fortalecida pro histórias contadas por pessoas mais antigas e influentes na empresa.

De acordo com Kissil (1998), existem quatro tipos básicos de cultura organizacionais são elas: culturas adaptativas, voltadas para flexibilidade e disposição a enfrentar mudanças utilizando de criatividade e inovação culturas conservadoras - aquelas que conservam suas idéias, valores, costumes e tradições intactas como se não tivessem ocorrido mudanças ao seu valor deste período na empresa, culturas fortes, em que valores são compartilhados intensamente pela maioridade dos funcionários e influenciam comportamentos e expectativas, e por fim as culturas fracas são aquelas que sofrem mudanças a todo instante, sem consolidar um determinado valor.

Embora é desejável que a cultura de uma empresa apresente-se flexível a mudanças sem perder seu referencial, visto que no momento atual, as influencias capitalistas e a competitividade acelerada do mercado cada vez mais diversidades, inovações e aquisições distintas.

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecem através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros e que distingue uma organização do demais, constitui o modo institucional do pensar e agir que existe em uma organização (Maximiliano, 1996, p 59).

Hoje os valores organizacionais são moldados conforme as necessidades empresariais e fixam-se a partir das experiências vivenciadas pela organização na solução de problemas diversos que refletem a perspectiva da empresa como um todo. Esse tais valores são a base da cultura  organizacional, é o que molda e o que define o que a empresa é de fato.

A essência da cultura se expressa pela maneira como ela faz seus negócios e o modo como ela trata seus clientes. Ela representa percepções dos colaboradores da organização e reflete a mentalidade de hoje que predomina.

Trata-se de normas não escritas, implícitas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no cotidiano direcionando suas ações para o alcance de objetivos organizacionais.

Portanto hoje o que predomina os valores são as culturas organizacionais e esta regra esta relacionada a crenças, valores, instituições e regras morais que permitem a identificar uma sociedade considerando a identidade própria de um grupo dentro década organização.

Crenças e valores são um todo de uma organização uns levam para o lado positivo outro levam para o lado negativo das crenças e valores da empresas.

Os valores organizacionais são as crenças e atitudes de uma personalidade da empresa, definição como ética para a atuação das pessoas e da organização como um todo.

Os valores mais sustentáveis estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito do cliente e responsabilidade social e ambiental.

Se uma Organização não cultiva valores socialmente éticos, dificilmente conseguirá alcançar resultados positivos no longo prazo.

Toda organização deve perceber que, nutrindo bons valores, será possível alcançar processos internos mais robustos e uma melhor diferença externa (especialmente aos olhos do cliente). Definindo os valores vivenciados os na pratica da organização, o clima da cultura organizacional serão muito mais favoráveis aos bons resultados e aos bons relacionamentos.

Ao praticar os valores por meio das nossas atitudes diárias tanto com o publico esterno. Talvez hoje os valores sejam a partida Identidade Organizacional que mantém o efeito na gestão das pessoas e que mais seja visível aos stakeholders, já que representam a ética que rege a forma de agir das pessoas Ed a organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com