TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seres humanos e as espécies de Brucella

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

Brucella

Brucelose

[pic 1]

Universidade Estadual de Goiás

Curso: Tecnologia em Gastronomia

Data: 17 de março de 2015

Disciplina: Boas Praticas

Professora: Patrícia Rios

Acadêmicas: Leandra Pinheiro e Louis

Sumário

Definição ............................................................................................... 1

Transmissão .......................................................................................... 2

Sinais e sintomas .................................................................................. 3

Riscos de exposição ............................................................................. 4

Diagnostico ............................................................................................ 5

Tratamento ............................................................................................. 6

Prevenção .............................................................................................. 7

Os seres humanos e as espécies de Brucella ....................................... 8

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre Brucella, que é um gênero de bactérias gram-negativas. São cocobacilos pequenos (0.5 a 0.7 por 0.6 a 1.5 µm), formando colónias muito pequenas, lisas, com tom esbranquiçado e não-hemolíticas. São imóveis, não capsulados, não esporuladas e são facultativos, realizando metabolismo oxidativo. São catalase, oxidase e urease positivas. Reduzem nitratos a nitritos e são nutricionalmente exigentes.

O nome Brucella foi atribuído ao agente da febre de Malta (brucelose, febre mediterrânea), inicialmente designado Microccus melitensis, em homenagem ao médico inglês David Bruce que, em 1887, isolou a primeira bactéria pertencente a este género.

1.        Definição

 A brucelose é uma doença crônica espalhada por todas as partes do mundo, causada por bactérias do gênero Brucella, cujas espécies principais, com transmissão ao homem, são a Brucella melitensis, encontrada em cabras, ovelhas e camelos; a Brucella abortus de bovinos, a Brucella suis, de suínos, a Brucella ovis de ovelhas e a Brucella canis, de cães. Todas elas são capazes de transmitir a doença ao homem. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de produtos animais contaminados com a bactéria, como carne e leite e seus derivados não pasteurizado. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial.

  • Características morfológicas e fisiológicas

Brucella é uma bactéria Gram-negativa que pertence à família Brucellaceae. As células têm a forma de bastonetes curtos e ovais (bacilos/cocobacilos) imóveis, aparecendo normalmente isoladas ou, com menor frequência, aos pares ou em cadeias curtas.

As condições que permitem o seu crescimento e sobrevivência são as seguintes:

  • Temperatura

Brucella consegue crescer em ambientes com temperaturas entre 20 e 40°C e tem uma temperatura óptima de crescimento (temperatura à qual a taxa específica de crescimento é máxima) de 37°C. É destruída a 63ºC durante 7-10 min.

  • pH

Brucella spp. consegue crescer em ambientes com valores de pH entre 5,8 e 8,7 e apresenta uma taxa específica de crescimento máxima em ambientes com valores de pH entre 6,6 e 7,4, a 37ºC. Alguns autores apresentam valores ligeiramente diferentes o que poderá ser atribuído aos diferentes meios e acidulantes utilizados experimentalmente.

Em produtos lácteos, a gordura protege as células de Brucella do efeito do pH, pelo que o seu crescimento pode ocorrer a valores ligeiramente inferiores aos mencionados anteriormente.

  • Atividade de água

B. suis e B. melitensis não crescem em meios sintéticos com concentrações de cloreto de sódio superiores a 3 e 4%, respectivamente. Concentrações superiores a 4% de cloreto de sódio são letais.

A sobrevivência de Brucella foi observada durante 45 dias numa salmoura (27% NaCl), utilizada na produção de leite de cabra (ICMSF, 1996).

  • Relação com o oxigénio

As espécies de Brucella têm metabolismo facultativo.

2.        Transmissão

Os seres humanos são geralmente infectados com brucelose em uma de três maneiras:

•        A forma mais comum de ser infectado é por comer ou beber produtos lácteos não pasteurizados/ crus. Quando ovelhas, cabras, vacas, ou camelos estão infectados, o leite torna-se contaminado com a bactéria. Se o leite de animais infectados não é pasteurizado, a infecção vai ser transmitida para as pessoas que consomem o leite e / ou derivados.

•        Inspirando a bactéria que causa a brucelose também pode levar à infecção. Este risco é geralmente maior para as pessoas em laboratórios que trabalham com as bactérias. Além disso, funcionários de matadouros e frigoríficos também podem ser expostos a bactéria e infectar-se.

•        As bactérias também podem entrar por feridas na pele e mucosas pelo contato com animais infectados.

Isso representa um problema para os trabalhadores que têm contato próximo com os animais ou dejetos dos animais (animais recém-nascidos, fetos, e excreções que pode resultar de nascimento). Esses trabalhadores podem incluir:

Trabalhadores dos matadouros

Funcionários de frigoríficos

Veterinários

As pessoas que caçam animais também podem estar em risco. Quando eles estão em contato com animais infectados, a exposição à bactéria pode ocorrer através de:

Feridas cutâneas

Acidentalmente ingerir carne mal cozida

Inalar a bactéria enquanto caçam

Animais comumente infectados são: bisões, alces, renas e javalis (porcos selvagens).

A disseminação pessoa-a-pessoa da brucelose é extremamente rara. Mães infectadas que estejam amamentando podem transmitir a infecção para seus bebês. A transmissão sexual raramente tem sido relatada. Embora incomum, a transmissão também pode ocorrer através de transplante de tecidos ou transfusões de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com