TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tinteiros do brasil

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

A administração de materiais visa a garantia da existência contínua de um estoque organizado, de um modo a nunca faltar nenhum dos itens que compõem, sem tornar excessivo investimento total.

Seguindo esse conceito, a Fronteiras S/A, através de análises, pôde identificar os pontos que devem ser melhorados na empresa Tinteiros do Brasil S/A afim de maximizar a utilização dos recursos da empresa, evitando o desperdício e otimizando os processos de uma maneira organizada, controlada e dentro dos padrões exigidos pelas normas regulamentadoras.

Os principais problemas identificados são:

- Recebimento de mercadorias

A empresa não possui um controle sobre as entregas dos materiais, não tem um horário pré-determinado para o recebimento, não dando tempo para que os funcionários envolvidos na operação consigam conferir e guardar os produtos adequadamente, observar a qualidade da carga e zelar pela integridade dos produtos.

A diferença entre valores ou quantidades entregues podem resultar em um prejuízo acumulativo. O controle no recebimento dos materiais é de vital importância para minimizar os impactos das perdas e na eficiência dos processos de recebimento e armazenagem.

- Armazenamento

Os produtos encontram-se misturados, dificultando a localização e movimentação dos mesmos. O armazenamento incorreto,compromete a organização do estoque, dificulta o gerenciamento dos materiais estocados e causa riscos à saúde dos funcionários envolvidos na operação tais como, risco de incêndio, explosões, intoxicação, e acidentes no momento da movimentação.

As regras de endereçamento não estão claras e nem todos os colaboradores conseguem em um tempo adequado localizar os produtos e finalizar o picking e desta forma, comprometem a adequada separação dos pedidos. O Layout adotado não proporciona condições que preservem a rotatividade, o manuseio e aqualidade dos materiais, causando assim, muitas avarias, descartes de produtos, custos extras e retrabalhos.

Nem todos os materiais presentes no armazém possuem sua classificação e codificação, por se tratarem de produtos químicos, é de fundamental importância que se tenha um sistema eficiente, para que existam procedimentos de armazenagens adequados, um controle eficiente dos estoques e uma operacionalização correta do recebimento, armazém e expedição.

A legislação brasileira é ampla em relação ao transporte de produtos perigosos e se aplica também aos resíduosno caso de estarem classificados como perigosos para transporte.

A legislação proíbe uma série de procedimentos tais como:

- conduzir pessoas em veículos transportando produtos perigosos além dos auxiliares.

-transportar, simultaneamente, no mesmo veículo ou equipamento de transporte, diferentes produtos perigosos, salvo se houver compatibilidade.

- transportar produtos perigosos juntamente com alimentos, medicamentos ou quaisquer objetos destinados a uso ou consumo humano ou animal ou, ainda, com embalagens de mercadorias destinadas a alimentos, medicamentos ou para consumo humano ou animal.

- transportar alimentos, medicamentos ou quaisquer objetos destinados ao uso ou consumo humano ou animal em embalagens já utilizadas para produtos perigosos.

- transportar, simultaneamente, animais e produtos perigosos em veículos ou equipamentos de transporte.

No transporte terrestre de produtos perigosos, as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – devem ser atendidas:

-ABNT NBR 7500 - Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos. Esta norma estabelece os símbolos convencionais e seu dimensionamento, para serem aplicados nas unidades de transporte e nas embalagens para indicação dos riscos e dos cuidados a se tomar no seu manuseio, transporte e armazenamento de acordo com a carga contida.

- ABNT NBR 9735 - Conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos.Esta norma estabelece o conjunto de número de equipamentos que devem acompanhar o transporte rodoviário de produtos perigosos para atender as situações de acidente, emergência ou avaria. O conjunto prevê elementos para a sinalização e o isolamento da área de ocorrência conforme está escrito nas providências a serem tomadas em caso de acidente, presente na ficha de emergência, e solicitação de socorro, conforme as instruções do envelope para transporte. Prevê ainda, elementos para atuação em emergência. Todos os veículos utilizados no transporte de produtos perigosos, além do EPI e extintores de incêndio devem portar os seguintes equipamentos:

- Dois calços

- Jogo de ferramentas adequado para reparos em situações de emergência durante a viagem

- Dispositivo para sinalização/isolamento da área.

-ABNT NBR 10271 - Conjunto de equipamentos para emergências no transporte rodoviário de ácido fluorídrico. Além dos equipamentos citados na NBR 9735, todos os veículos utilizados no transporte deste produto, devem portar:

Ferramentas para o reparo de válvulas do tanque de carga, não se aplicando aos isotanques: kit C (anexo C);

Uma lanterna hermética;

Dispositivos para contenção de derramamentos: Enxada;Pá;

Dispositivos de primeiros socorros: dois pares de luvas cirúrgicas estéries; cinco ampolas 10cc de gluconato de cálcio a 10%; duas seringas 10cc descartáveis; um pote contendo pasta de gluconato de cálcio a 2,5% (base de vaselina ou nujol) com xilocaina (opcional).

-ABNT NBR 7503 - Transporte terrestre de produtos perigosos - Ficha de emergência e envelope - Características, dimensões e preenchimento. Esta norma especifica as características e dimensões para a confecção da ficha de emergência e envelope para o transporte terrestre de produtos perigosos. Ficha de emergência: documento resumindo os principais riscos do produto e as providências essenciais a serem tomadas em caso de acidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com