TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Sociedade

Por:   •  15/10/2019  •  Dissertação  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de Sociedades

Sociedade Limitada: Uma empresa que pode ser criada por 2 ou mais sócios, tendo como principal característica suas responsabilidades limitadas de acordo com o capital investido. Sendo o capital desta sociedade dividido em quotas.

Sociedade Anônima: Também composta por 2 ou mais sócios. Nela, o nome do sócio não deve aparecer e seu capital é dividido por ações. Podemos ver também que na SA não existe a democracia, pelo fato de mandar mais quem tem mais ações, sendo que quem toma decisões é o conselho de administração, pois o sócio é anônimo.

Quando se obtém lucro nesta empresa, deve ser dividido entre os acionistas, recebendo primeiro aqueles quem possuem as ações preferenciais.

Sociedade Cooperativa: É um cooperativismo, onde uma pessoa ajuda a outra, com o mesmo objetivo, uma associação de pessoas com interesses em comuns, sem fins lucrativos.

A responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada. Sendo Limitado aquele sócio que responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua participação nas mesmas operações. Ilimitado para aquele que responde solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.

Sociedade em Comandita Simples: Sócios com responsabilidades limitadas = Comanditários, obrigados somente pelo valor de suas quotas, que entram com dinheiro; Ilimitadas = Comanditados, que são pessoas físicas responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. Por quotas ou ações.

Sociedade em Comandita por Ações: Tem seu capital dividido em ações, sendo que somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade.

Eireli: Empresa individual de responsabilidade limitada, onde tem apenas um sócio. Compete a ele o princípio da Entidade, onde o sócio não se confunde com a empresa. Seu nome empresarial deve ser formado com a expressão EIRELI no final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com