TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais aspectos de infra-estrutura de funcionamento da escola

Artigo: Os principais aspectos de infra-estrutura de funcionamento da escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Artigo  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo apresenta – se como uma inovação para a área de avaliação da infraestrutura escolar no cenário nacional, pois além de fazer uso de uma metodologia moderna de análise, a TRI estabelece uma escala de infraestrutura escolar com quatro níveis simples e objetivos.

• Infraestrutura elementar: Estão neste nível escolas que possuem somente aspectos de infraestrutura elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha.

• Infraestrutura básica: Além dos itens presentes no nível anterior, neste nível as escolas já possuem uma infraestrutura básica, típica de unidades escolares. Em geral, elas possuem: sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.

• Infraestrutura adequada: Além dos itens presentes nos níveis anteriores, às escolas deste nível, em geral, possuem uma infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente mais propício para o ensino e aprendizagem. Essas escolas possuem, por exemplo, espaços como sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil. Há também espaços que permitem o convício social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil. Além disso, são escolas que possuem equipamentos complementares como copiadora e acesso a internet.

• Infraestrutura avançada: As escolas neste nível, além dos itens presentes nos níveis anteriores, possuem uma infraestrutura escolar mais robusta e mais próxima do ideal, com a presença de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais.

2 DESENVOLVIMENTO

As maiores partes das escolas brasileiras (84%) apresenta uma infraestrutura elementar ou básica. Isto significa que tem apenas água, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos com TV, DVD, computadores e impressora. Na outra ponta 0,6% das escolas apresenta uma infraestrutura considerada avançada com sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil, além de laboratório de ciências e depedência adequadas para atender a estudantes com necessidades especiais.

Os pesquisadores utilizam dados do Censo escolar 2011 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inês). O estudo foi feito com dados de 194.932 escolas, incluindo públicas e privadas, rurais e urbanas.

A pesquisa mostra que mais de 44% das escolas brasileiras ainda apresentam uma infraestrutura escolar elementar, apenas com água, banheiro, energia, esgoto e cozinha.

“Há um percentual alto de escolas que não têm requisitos básicos de infraestrutura”. Assim, fica transparente a necessidade de políticas públicas que visem a diminuir as discrepâncias e promover condições escolares mínimas para que a aprendizagem possa ocorrer em um ambiente escolar mais favorável.

“O Brasil está passando por um momento em que e consenso que sem deve investir em educação”. A pesquisa trás uma perspectiva de como orientar esses investimentos párea resolver um problema que não e simples. ’’

Dividindo – se por regiões, o nordeste apresenta a maior porcentagem de escolas com estruturas elementares: 71% e apenas 0,3% com estrutura avançada. A maior porcentagem de escolas com estruturas avançadas esta na região sul: 1,6 %, na região, 19,8% das escolas têm estruturas elementares.

Levando – se em consideração a adimistraçao, mais da metade das escolas publicas federais (58,1%) tem uma infraestrutura adequada, ou seja, alem de dos itens básicos. Outro dado destacado pelos pesquisadores é a desigualdade regionais os dados do estudo revelam que as grandes diferenças entre as regiões do país aparecem também na infraestrutura das escolas. Das 24.079 unidades de ensino da Região Norte, 71% podem ser consideradas no nível elementar, o mais precário. No caso do Nordeste, esse índice ainda se mantém alto, mas cai para 65%. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o maior percentual de escolas localiza-se no nível básico. Em todas as regiões a taxa de colégios públicos classificados como de infraestrutura avançada não excede os 2%.

Quando observados os dados por redes, as desigualdades também são grandes. Entre as escolas federais, 62,5% podem ser consideradas adequadas e avançadas. No caso das estaduais, 51,3% das unidades são básicas em relação à infraestrutura e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com