TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS ASPECTOS DA ESCOLA LOMBARDA OU ADMINISTATIVA

Artigo: PRINCIPAIS ASPECTOS DA ESCOLA LOMBARDA OU ADMINISTATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  3.662 Visualizações

Página 1 de 8

PRINCIPAIS ASPECTOS DA ESCOLA LOMBARDA OU ADMINISTATIVA

• Seus principais mentores foram Francesco Villa e Antonio Tonzig.

• O fator propulsor desse movimento foi a conexão entre os elementos contabilísticos ,principalmente técnicos e doutrinários, e elementos econômicos administrativos.

• De acordo com Cerboni, essa escola defendeu principalmente o estudo da contabilidade com o objetivo de analisar seus resultados, para um melhor aproveitamento dos seus recursos na administração das entidades;

• Villa foi o mais renomado pensador da escola lombarda;

* Villa acreditava que a Contabilidade não era somente um complexo de conhecimentos e de operações , para efetuar simples escrituração, e sim um conhecimento com objetivos de controle de gestão.

* O ponto central desta escola, é a relação entre a Administração Econômica e a Contabilidade. Villa procurou aplicar os princípios econômicos gerais ao campo da Contabilidade.

* Villa preocupava-se em proceder a um cálculo de conveniência verificando o consumo dos bens, o tempo necessário para o retorno do capital investido, o possível tempo de permanência no mercado, o custo de aquisição de novas máquinas, de matéria-prima, e outros desembolsos necessários para o empreendimento, traduzindo assim a sua preocupação com o estudo econômico da gestão das organizações.

* Outro ponto foi à valorização dos ativos permanentes, no campo da administração agrícola o princípio para a avaliação do processo era o mesmo, mas em relação na administração de empresas manufatureiras e comerciais, o princípio de avaliação concentrou-se em uma proposta econômica muito profunda para a época.

* Villa acredita que para avaliar uma máquina nova ou em estado de conservação, deveria ocorrer através de um perito, onde esse acerta o valor estrutural e o estado técnico da máquina, levando em conta a sua possibilidade de utilização e o seu resultado em uma venda .Para ele a avaliação de Ativos Permanentes em atividades comerciais e industriais deve basear-se em seu preço corrente.

* Já na área pública, a Escola Lombarda defendeu que a Contabilidade Pública deveria impedir o gasto inútil e a malversação do dinheiro público.

* Neste período ainda a Contabilidade não aspirava o título de ciência. Acreditava-se na necessidade de uma forma simples, para a exposição dos princípios contábeis, devido ao fato de que a parte mecânica da contabilidade é feita por pessoas de cultura não elevada. Para essa escola os seus seguidores deviam ter noções econômicas a administrativas aplicadas a arte de confeccionar livros e contas, para tanto o contador devia ter um perfeito conhecimento da gestão da entidade e não apenas técnicas de registro contábil.

* Muitos críticos acreditam que exista uma certa confusão de conceitos na cabeça de seus pensadores, especialmente em termo de conceituação. Em várias passagens Villa, não demonstrou uma idéia clara no conceito de Administração Econômica e de Contabilidade. Algumas vezes a Contabilidade foi considerada apenas como o conteúdo de livros, em outras, foi confundida com Administração e em outras, a uma disciplina fortemente desenvolvida.

* Um dos maiores méritos dessa escola foi desvincular a Contabilidade do campo de formalismo das cifras e dos números, que dominava o interesse dos estudiosos da época. Por isso Villa foi considerado o precursor do estudo da Contabilidade como fonte Gerencial.

• Tonzig também contribuiu para o desenvolvimento da Escola Lombarda afirmando que a Contabilidade ensina a maneira mais segura de se ter com clareza à continuidade e a representatividade do estado das substâncias, dos acontecimentos e do resultado de toda a Administração;

PRINCIPAIS PERSONAGENS DA ESCOLA ADMINISTRATIVA

FRANCESCO VILLA

SUA VIDA

* Nasceu em Milão, Itália, em 1801.

* Depois de se formar contador e agrimensor, entrou como empregado, 1826, na Contabilidade Imperial Central de Lombarda e iniciou o aprofundamento de seus estudos, ou seja, a Contabilidade, a Matemática e a Agricultura.

* Tornou-se professor de Contabilidade e Agricultura da escola Governamental.

* Villa ganhou o concurso com o melhor texto de contabilidade, com a obra “ La contabilità applicata a alle amministrazioni private e pibbliche” e lhe foi conferida a cátedra na Universidade de Pavia, em 1843.

* Fez a tradução de uma obra de Bourdon, com o intuito de divulgar esse ramo de conhecimento.

* Em 1850, publicou sua principal obra: “Elementi di amministrazione e contabilità” , que teve origem no trabalho apresentado no concurso, sendo uma revisão e aprofundamento do trabalho premiado.

* A cátedra foi eliminada em 1862, mais Villa conservou a qualidade de catedrático da Academia, tendo em vista que foi designado para a disciplina de Administração e Contabilidade no real Instituto Técnico de Milão, hoje denominado Instituto Técnico Carlo Cattaneo.

SUA OBRA

• Manuale per la tenuta dei registri: essa obra tratou de maneira teórica e prática do modo de proceder os registros contábeis através dos métodos de partidas simples e dobradas, publicada em Milão, em 1837. Esse livro foi considerado pelos críticos como simples e quase um prólogo de suas obras posteriores. Foram apresentados assuntos como o inventário, a escrituração com partidas simples e dobradas e o diário geral.

• La contabilità applicata alle amministrazioni private e pubbliche: essa obra foi considerada como marco divisório no desenvolvimento da contabilidade, dando início ao período científico. Villa apresentou os elementos da ciência econômica-administrativa aplicada a todo registro, além de uma revisão para a prestação de contas. Essa obra foi publicada em dois volumes pela Editora Ângelo Monti, Milão, 1840-1841.

• Nozioni e persieri sulla pubblica amministrazione: última obra de destaque de Villa, onde apresentou um estudo sobre Economia e Contabilidade Aplicada a gestão pública e a administração do Estado. Publicado em Pavia, Editora Bizzoni, em 1867.

• Elementi di amministrazione e contabilità: esse livro para muitos estudiosos foi a grande contribuição de Villa para a Contabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com