TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais postulados das organizações burocráticas

Seminário: Os principais postulados das organizações burocráticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

1-Os principais postulados das organizações burocráticas eram:

-Caráter legal das normas e regulamentos – as organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional.

-Impessoalidade nas relações – pretende-se que as decisões sejam tomadas de maneira impessoal, ou seja, que não existam privilégios para determinados grupos ou pessoas.

-Hierarquia da autoridade – a burocracia prevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato.

-Rotinas e procedimentos padronizados – cada tarefa deve ser rotinizada, de modo a ser executada sempre de maneira padronizada.

-Competência técnica e meritocracia – o merecimento, entendido como qualificação técnica e capacidade, deve ser a base dos sistemas de recompensa e promoção.

Já as organizações tipo a IBM se diferenciam das organizações burocráticas devido á:

- Flexibilidade de horários.

-Sem um contrato formal de trabalho.

.-Executam tarefas específicas.

-Trabalham no local que se sentirem melhor.

-Várias pessoas trabalhando na mesma idéia.

-Adaptação ás necessidades do mercado.

2- O Modelo Clássico tinha como características:

-“Homo economicus”: o homem só trabalha se supervisionado.

- Pessoa é variável dependente da organização;

- Tempos e métodos;

- Prêmios e incentivos econômicos;

- Conflitos são inadmissíveis;

- Rígida escala hierárquica

A relação empresa-cliente era unilateral: o cliente apenas recebia os produtos ofertados,

e não era ouvido pelas organizações. Como a demanda era reprimida, sempre haveria quem

quisesse os produtos, e os desejos específicos de um cliente ou grupo de clientes era pouco

importante. O Modelo Clássico, se preocupava com a execução criteriosa da tarefa, com forte aderência a regras e padrões. Como o trabalho era de natureza essencialmente operacional, o gestor se preocupava em supervisionar os operários na execução da tarefa, que deveria ser realizada da forma previamente estabelecida e com a melhor produtividade possível.

Ao contrário do modelo Clássico de gestão as empresas como o Google e Facebook, os profissionais precisam possuir capacidade de exercer as suas atividades em equipe, pois os projetos podem estar sob liderança de qualquer profissional de suas filiais espalhadas pelo mundo independente de seu nível hierárquico. Uma das principais preocupações da empresa é a de motivar, constantemente, os seus colaboradores. Prêmios que podem ir de um boné até uma viagem, ou um bolo de dinheiro são oferecidos para os que se envolvem em projetos pessoais. Não são estimulados só as pessoas que trazem grandes economias, ou que aumentem absurdamente as vendas, mas também as pessoas que têm idéias brilhantes e que melhoram as vidas das outras pessoas que trabalham nessas empresas. Por meio de uma gestão de pessoas inovadora e um tanto quanto excêntrica, o Google vem se destacando como uma empresa criativa e como referência em qualidade de vida no mercado, contribuindo, assim, para a criação de um conceito moderno e revolucionário nas relações humanas dentro do ambiente de trabalho, refletindo na vida pessoal e profissional como um todo. Funcionários que trabalham em bullpens espaçosos, sem divisórias ou paredes, projetados para evocar ética da igualdade na sociedade. Existe lazer após as refeições como quadras de basquete, xadrez e pingue- pongue , essas empresas oferecem plano de saúde médica, odontológica e seguro de vida, além de reembolso de 50% da mensalidade nas academias que os funcionários frequentam, isso tudo para o bem-estar do funcionário e consequentemente maior rendimentos para a empresa.

Com esse comparativo fica claro as diferenças entre a Teoria Clássica e a gestão de empresas como Google e Facebook.

3- O uso de recursos argumentativos é para dar credibilidade ao discurso. Nos itens A, B e C do texto foram usados citação de voz de autoridade e citação de dados estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com