TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os segmentos de sustentabilidade

Trabalho acadêmico: Os segmentos de sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

SUSTENTABILIDADE

Conceito: É um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos,sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes primeiros parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Dentre os diversos seguimentos que envolvem a Sustentabilidade está presente também o desenvolvimento sustentável, que significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Energia Sustentável- é o uso de energias renováveis e a busca da máxima eficiência energética possível são os dois pilares da energia sustentável. São algumas fontes de enrgia sustentável:

• Energia eólica

• Energia Solar

• Hidroeletricidade

• Energia das marés

• Energia geotérmica

Cerca de 20% da população mundial não tem acesso a eletricidade. Um dos grandes desafios para as próximas duas décadas é universalizar o acesso a energia limpa,utilizando fontes renováveis. Este é um dos objetivos da ONU.

Sustentabilidade Social- se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços ( educação e saúde principalmente) que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania. São alguns exemplos de sustentabilidade social:

• Implantação de projetos educativos e sociais gratuitos,principalmente pra pessoas de baixa renda;

• Implantação de programas voltados para a inclusão social, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais;

• Projetos de qualificação profissional, principalmente para trabalhadores que se encontram desempregados;

• Implantação de programas geradores de renda para pessoas carentes.

Todas essas ações são desenvolvidas junto ao Estado e Prefeituras.

Sustentabilidade Empresarial- é um conjunto de ações que uma empresa toma,visando o respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo,para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente,ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico ( sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Uma das vantagens das práticas empresariais sustentáveis é a economia ,com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

Os 3 Rs da Sustentabilidade- Reduzir , Reutilizar e Reciclar: ações para um desenvolvimento sustentável do planeta

São ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando essas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar) além de favorecer o desenvolvimento sustentável ( desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).

Durante a ECO-92 foi estabelecida a Agenda 21,que é um conjunto de resoluções para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente.

Dentre os temas tratados,o que nos chamou a atenção foi a Sustentabilidade e crescimento demográfico,o desenvolvimento rural com sustentabilidade e o fortalecimento das ONG’s na busca do desenvolvimento sustentável.

Em 2012, houve a Rio +20 que é a reafirmação da ECO 92.

Um dos temas debatidos foi as ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.

A agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento,combinando ideais de ética, justiça, participação,democracia e satisfação de necessidades.

A sustentabilidade social,que se preocupa em promover ações voltadas para o resgate da cidadania da pessoa humana, garantindo seus direitos universais: saúde, educação, moradia, trabalho,etc.

A sustentabilidade social está ligada intimamente à idéia de bem-estar.

O papel do Assistente Social nas organizações

O assistente social é um estrategista social.

No âmbito do desenvolvimento sustentável e o da sustentabilidade corporativa,o Assistente Social subsidia a organização na formulação de políticas de gestão das pessoas, demonstrando o impacto nos resultados de produtividade, lucratividade, qualidade e imagem corporativa, decorrentes da qualidade dos seres humanos nessa organização humana-empresa.

O Assistente Social monitora as interações e o clima decorrentes dessas interações e subsidia as decisões estratégias da empresa, proativa e preventivamente.

Temos espaço para a atuação do Assistente Social em organizações empresariais públicas, privadas e no Terceiro Setor, porque em todas elas temos seres humanos interagindo e gerando como produto,o social.

A contribuição do Serviço Social e do Assistente Social para o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa está no enraizamento de valores e cultura de auto preservação do ser humano, de todos os seres vivos e da transcendência de organizações humanas saudáveis.

Há aproximadamente duas décadas lá estava o Assistente Social.

Os assistentes sociais atuam desde a elaboração de projetos à implantação dos mesmos,cria vínculos com os usuários e os acompanha, assim como às suas famílias e comunidade. Acompanha nas atividades e tarefas, apoiando para que esses usuários entendam a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com