TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os sistemas de informações gerais

Seminário: Os sistemas de informações gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Os sistemas de informações gerais

Os sistemas dA evolução dos sistemas de informação nas empresas começou com uma proposta para automatização de processos rotineiros e repetitivos, mas atualmente esses sistemas influenciam nas decisões, criam e agregam valores para os clientes.

A Tecnologia da Informação é uma das principais ferramentas disponíveis aos gestores para melhorar a produtividade e a eficiência. Para as empresas isso significa que a Tecnologia da Informação é um fator importante na redução de custos e pode permitir o desenvolvimento de uma vantagem estratégica que contribui para a que a empresa se destaque no mercado, assim como a possibilidade de novos modelos de negócios e serviços.

A verdadeira vantagem estratégica não está na simples utilização de Tecnologia da Informação, mas sim no modo que ela é implementada e aplicada. Inovações em processos de negócios, gestão e organização não são tão fáceis de serem copiadas. Um exemplo disso é a Google, que se tornou a maior empresa de serviços online, mudando o modo de busca por informação na internet, conquistando essa vantagem por oferecer serviços cada vez mais personalizados para seus clientes.

O desenvolvimento do comércio e de negócios no meio eletrônico utilizados pelas empresas é crescente e é possível perceber essas inovações quase que diariamente.

Uma empresa está envolvida em um ambiente que possui elementos externos, como fornecedores e clientes, os órgão e agências reguladores de mercado, os compromissos com seus acionistas e os concorrentes. Nesse cenário temos o sistema de informação, composto por três funções básicas: a entrada, a reunião e a coleta de dados; o processamento, a conversão e transformação dos dados de acordo com objetivos; e a saída, a transferência de informação útil na forma de relatórios. São funções adicionais de um sistema: o feedback, ou retorno, que fornece dados sobre o desempenho do sistema; e o controle, que monitora e avalia o feedback, verificando se o sistema está de acordo com os objetivos propostos.

Os principais desafios relacionados com os sistemas de informação nas organizações, analisando o aspecto gerencial, envolvem avaliar as situações, problemas e necessidades, tomar decisões corretas em tempo adequado, planejar, criar novos produtos e serviços.

A aplicabilidade dos sistemas de informação destaca-se principalmente nas áreas de:

• Vendas e marketing: no acompanhamento de pedidos, campanhas publicitárias, análise de vendas por região, definição do perfil de clientes e relacionamento, previsão da tendência de vendas.

• Produção: no controle de maquinário, programação industrial, controle de movimentação de materiais, controle de estoque e programação da produção.

• Financeiro e contábil: no gerenciamento de caixa, folha de pagamento, contas a pagar/receber, análise de custos, orçamento anual.

• Recursos humanos: no recrutamento e seleção, remuneração, treinamento, análise de realocação, análise de contratos, planejamento de pessoal.

São diferentes níveis em termos de hierarquia e responsabilidade dos usuários. A diretoria é responsável por definir e planejar as estratégias de negócio, e se utiliza do apoio dos gerentes nas tomadas de decisões. Os supervisores são os gestores de conhecimento operacional que, com a orientação dos gerentes, elaboram e controlam os projetos, que são executados pelos operários.

A implantação desses sistemas implica em integração de processos de toda a empresa, ultrapassando as fronteiras entre vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento, financeiro e manufatura, reunindo os funcionários de diferentes departamentos funcionais para realizar um trabalho específico.

Os sistemas que apoiam a integração de processos e melhoram o desempenho das empresas são denominados sistemas integradores de processos e são conhecidos também como aplicativos empresariais. Os quatro principais são: os sistemas corporativos, em inglês Enterprise Resource Planning, ou ERP; os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos, ou Supply Chain; os sistemas de gestão de relacionamento de clientes, normalmente chamado de Customer Relationship Management, ou CRM; e os sistemas de gestão de conhecimento.

Os sistemas corporativos fornecem uma solução, por meio de um único sistema, para a coordenação e integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com