TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoporose

Tese: Osteoporose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

A osteoporose a doença dos "ossos fracos", causada pela diminuição da massa óssea, aumentando a chance de fraturas com pequenos impactos.

A Osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa, quando ocorre queda dos níveis hormonais. Pode ocorrer também em homens, crianças e mulheres pré-menopausa, porém geralmente ligada a fatores de risco.

A osteopenia é a alteração inicial do "enfraquecimento"dos ossos e precisa ser avaliada para tratamento precoce e evitar a osteoporose precoce.

Não existe sintoma na osteoporose. O sitoma de dor, ocorre apenas se houver uma fratura óssea.

Não existe sintoma na osteoporose. O sitoma de dor, ocorre apenas se houver uma fratura óssea.

A fratura de femur é a consequência mais dramática da osteoporose

A fratura femural, por ser fruto de um evento agudo, abrupto e incapacitante, representa um ponto importante em termos de morbidade e mortalidade, devendo ser tratada por cirurgiões experientes. Esse tipo de fratura é doloroso, quase sempre requerendo hospitalização prolongada e, em muitos casos, procedimentos cirúrgicos de fixação e, por vezes, de substituição com a colocação de próteses.

Fratura de Cabeça do Femur

Um dos problemas ortopédicos mais comuns no idoso é a fratura do quadril, ou mais exatamente, fratura da porção mais proximal do fêmur na área articular. A osteoporose, uma condição associada com o envelhecimento, enfraquece osso e comumente afete o colo do fêmur. Um movimento súbito de torção pode provocar uma fratura patológica no osso osteoporótico.

Fraturas comuns do quadril são as extracapsulares ao redor de áreas dos trocanteres maior e menor e intracapsulares no colo do fêmur.

A fratura pode ser alta (subcapital), transcervical ou basal. O ângulo da linha de fratura é difícil de determinar, mas quanto mais vertical ela for, menos favorável é o prognóstico. Garden (1971) descreveu quatro estágios de luxação, que podem ser correlacionados com o prognóstico. Os estágios I (incompleta) e II (completa sem luxação) mostram melhores resultados após a fixação interna; os estágios III (completa com luxação parcial) e IV (completa com luxação completa) têm maior índice de não-união e de necrose avascular.

TRATAMENTO

O tratamento cirúrgico é quase obrigatório pois as pessoas idosas devem levantar da cama e voltar a atividade sem demora, caso contrario não conseguiremos evitar complicações pulmonares e escaras de decúbito. Mesmo nas fraturas incompletas (quanto o paciente pode ser capaz de andar) é perigoso deixar sem tratamento, pois estas fraturas podem tornar-se completas ou luxarem

As fraturas do colo do fêmur têm pouca capacidade de recuperação pelos seguintes motivos afetando os vasos capsulares a lesão priva a cabeça do fêmur de seu suprimento sanguíneo principal; o osso intraarticular não tem contato com tecido moles que poderiam promover osteogênese, e o líquido sinovial impede a coagulação do hematoma da fratura. Por isso uma aproximação perfeita e a impactação dos fragmentos ósseos são mais importante do que nunca nesse tipo de paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com