TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteoporose

Seminário: Osteoporose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Seminário  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

Osteoporose

• O que é osteoporose?

• Etiologia

• Como se desenvolve?

• Faixas etárias

• Tratamento Fisioterapêutico

O que é osteoporose?

Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente - ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa. Uns dos pontos mais fracos são: A coluna vertebral,o punho ,quadril e o fêmur. A osteoporose é uma doença humana caracterizada pela dificuldade de retenção de cálcio pelos ossos, deixando-os então mais suscetíveis a fraturas. É uma doença que exige muita atenção e tratamento contínuo, especialmente se o paciente é idoso. O tratamento da osteoporose é realizado em princípio pela ingestão de suplementos alimentares ricos em cálcio, combinada com outras ações para permitir o fortalecimento ósseo.

Etiologia

Osteoporose é uma doença óssea caracterizada por diminuição na massa óssea e alteração da microarquitetura do osso. Diferentemente da osteomalácia, há uma mineralização normal, porém as espículas ósseas são mais finas, menores e, portanto, mais frágeis, aumentando o risco de fraturas as quais ocorrem espontaneamente ou aos mínimos traumas.

A instalação da osteoporose resulta de anos de perda óssea. Pacientes menopausadas sem reposição hormonal, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo e desnutrição cursam com um aumento na formação e, principalmente, na reabsorção óssea, resultando em osteoporose com elevado turn-over. Ao contrário, pacientes com doença hepática têm reabsorção e, principalmente, formação óssea diminuídas, resultando em osteoporose com baixo turn-over. O uso de glicocorticóides aumenta a reabsorção e diminui a formação, levando rapidamente à instalação da osteoporose. Outras drogas como heparina, ciclosporina e warfarin, também podem causar perda óssea por mecanismos diferentes.

O sexo feminino (principalmente após a menopausa), idade, raça, alcoolismo, tabagismo, menopausa sem reposição hormonal são fatores predisponentes para o desenvolvimento da osteoporose.

Outros fatores de risco são: hipogonadismo (no homem deve-se sempre pesquisar sobre diminuição da libido, impotência, atrofia testicular), deficiência de vitamina D, trauma, mieloma múltiplo, etc.

Como se desenvolve?

Qualquer pessoa pode desenvolver a osteoporose, mas o risco é maior em algumas pessoas do que em outras. Em qualquer pessoa, o risco de osteoporose depende de uma combinação de fatores incluindo sua idade, sexo e raça. Uma mulher idosa tem um risco muito maior do que um homem jovem, pessoa afro-caribenhas têm um risco muito menor do que asiáticas ou europeias de raça branca, independente da idade ou sexo. O osso é estrutura viva, formada por proteínas e minerais, sendo constantemente destruída e resposta ,a osteoporose ocorre geralmente como resultado do processo normal do envelhecimento , quando aumento o grau de destruição e diminui o de formação , ocasionando o processo dos ossos , tornando-os quebradiços . Qualquer pessoa pode desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com