TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As causas da osteoporose

Pesquisas Acadêmicas: As causas da osteoporose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 8

OSTEOPOROSE

O que é?

A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea que faz com que se desenvolvam ossos ocos, porosos, finos, quebradiços e sensíveis, mais sujeitos a fraturas, sendo mais frequentes nos quadris e vértebras, na extremidade distal do rádio e no fêmur proximal. É um fenômeno que faz parte do processo normal de envelhecimento e acomete mais as mulheres por possuírem em torno de 30% menos massa óssea do que os homens.

Essa doença progride lentamente e na maioria das vezes os sintomas aparecem somente quando ocorrem algo mais grave como, por exemplo, uma fratura, que costuma ser espontânea ou seja, não relacionada a trauma, daí a importância de exames diagnósticos preventivos, pois a osteoporose pode passar despercebida até que tenha uma gravidade maior.

A diminuição da massa óssea é decorrente de vários fatores tais como:

* Ingestões inadequadas de cálcio (mineral essencial na formação e manutenção dos ossos) e vitamina D (que promove a absorção do cálcio;

* História familiar positiva;

* Menopausa;

* Baixa exposição solar;

* Déficit de hormônios gonadais;

* Atividade física diminuída (atividade física regular torna os ossos mais fortes);

* Fatores de estilo de vida tais como abuso do tabagismo e álcool;

* Efeitos de fármacos utilizados para o tratamento de diferentes quadros clínicos não relacionados;

* Raça (as pessoas da raça branca e a raça amarela são mais suscetível a desenvolver a doença do que as pessoas da raça negra).

Como a Osteoporose se desenvolve?

O osso é uma estrutura viva, formada por proteínas e minerais, que passa constantemente por um processo de remodelamento isto é, constantemente há retirada de osso e formação de um novo osso, com isso o osso composto por células velhas é substituído por células novas. A osteoporose ocorre, geralmente, como resultado do processo normal de envelhecimento, quando o grau de destruição óssea aumenta e o de formação diminui, tornando-os porosos e quebradiços.

Os ossos normais são constituídos pela matriz óssea e por células sendo estas os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. O osso é, na verdade, formado principalmente por uma proteína chamada colágena e pelo mineral do osso que contém cálcio.

Os dois tipos principais de células no osso são: os osteoclastos, que destroem o osso, e os osteoblastos, que produzem osso novo. Ambos têm origem na medula óssea. Quando envelhecemos, os osteoclastos ficam mais ativos e os osteoblastos menos, assim, uma quantidade maior de ossos é removida e uma quantidade menor é formada, havendo uma perda geral de massa óssea.

Tecido do Osso Esponjoso:

=> Tecido Normal:

a - No osso vivo, os espaços entre o material ósseo são preenchidos com medula.

b - Osso forte, rico em cálcio.

=> Tecido Osteoporótico:

c - Perda de massa óssea com inatividade dos osteoblastos e maior atividade dos osteoclastos.

d - Material ósseo frágil e quebradiço.

Durante a infância e adolescência, os ossos crescem e se solidificam. Por volta dos 25 a 30 anos, a quantidade de osso no esqueleto atinge seu pico, o que é chamado de pico da massa óssea. Ainda não se compreende muito bem quais os fatores que determinam a quantidade de massa óssea, mas acredita-se que há uma grande influência genética, sendo ainda consideradas importantes a ingestão de cálcio e a realização de exercícios físicos.

Tanto para os homens quanto para as mulheres, a perda de massa óssea relacionada com a idade começa por volta dos 40 anos e continua pelo resto da vida. Em condições normais, perdemos cerca de 0,35 a 0,5% de massa óssea por ano a partir dessa idade. Na fase pós-menopausa algumas mulheres perdem até 4% da massa óssea ao ano.

Na osteoporose, a quantidade de osso, tanto do compacto quanto do esponjoso, diminui. Esse adelgaçamento reduz a resistência óssea e aumenta a possibilidade de fratura.

Sintomas da osteoporose

Os sintomas da osteoporose não estão presentes em fases precoces, ou seja, ela é uma doença silenciosa que costuma apresentar sintomas somente em fases mais avançadas.

Os principais sintomas são:

* Dores ósseas, principalmente nas costas;

* Fraturas de vértebras, pulsos, quadril e outros ossos;

* Diminuição da estatura e/ou postura encurvada (corcunda).

A fratura do colo do fêmur é a mais comum. Também ocorre muito fratura do punho e das costelas. Quanto mais idoso for o paciente e mais grave a osteoporose, maior o risco dessas complicações.

Diagnóstico da Osteoporose

A melhor forma de se detectar a osteoporose é realizando a densitometria óssea, que é um exame indolor, simples e rápido que avalia a densidade dos ossos, em especial da coluna, quadril e pulsos.

Segundo a Fundação Americana de Osteoporose é recomendado a realização da densitometria óssea de forma preventiva para mulheres que preencham qualquer um dos perfis abaixo:

* Estejam acima de 65 anos,

* Pós-menopausa com algum fator de risco para osteoporose (fraturas anteriores, familiares com osteoporose, etc.),

* Estejam em uso de medicamentos corticoides ( prednisona, etc)

* Possua diagnóstico de diabetes tipo 1, doença hepática, renal ou de tireóide.

* Teve menopausa precoce.

A interpretação dos resultados desse exame é feito através da comparação da densidade óssea de pessoas jovens (T-score ou desvio padrão). Segundo a Organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com