TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAI RICO PAI POBRE SEM TERMINAR

Por:   •  31/8/2022  •  Ensaio  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PAI RICO PAI POBRE

“O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro”

Robert T. Kiyosaki

CAPÍTULOS

• Cap. I - Introdução

• Cap. II - Lição 1 - Os ricos não trabalham pelo dinheiro.

 Cap. III - Lição 2: Para que a alfabetização financeira.

• Cap. IV - Lição 3: Cuide de seus negócios.

• Cap. V - Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anônima.

• Cap. VI - Lição 5: Os ricos inventam dinheiro.

• Cap. VII - Lição 6: Trabalhe para aprender, não trabalhe pelo dinheiro.

• Cap. VIII - Como superar obstáculos.

• Cap. IX - Em ação

• Cap. X - Ainda quer mais?

Cap. I

“Robert T. Kiyosaki o autor do livro, conta uma história de infância, onde ele tem dois pais, sendo eles o pai do seu melhor amigo Mayke (PAI RICO) e o seu pai biológico (PAI POBRE)”.

O pai biológico de Robert era muito inteligente, frequentou diversas universidades, ganhando bolsa de estudos em todas que frequentou.

Já o outro pai nunca terminou o segundo grau.

Ambos os pais eram bem sucedidos, porém o pai de Robert vivia com dificuldades financeiras e morreu com contas a pagar, e o seu outro pai era o homem mais rico do Avaí, que morreu deixando milhões de dólares para a família e instituições de caridades.

Ambos os pais davam conselhos ao Robert, ambos desejavam que o Robert tivesse uma boa vida, porém eles não deram os mesmos conselhos a ele, fazendo o Robert ter duas visões diferentes, vendo como vivia um homem rico e como vivia um homem pobre, porém Robert observou desde o começo, quando o pai rico ainda não era rico e o pai pobre ainda não era pobre.

Ambos as pais tinham visões diferentes referente ao dinheiro, um dos pais tinha uma crença muito negativa em relação ao dinheiro, enquanto o outro tinha uma crença muito positiva

Quando Robert era criança teve que escolher um caminho, mas sem deixar de aceitar ou rejeitar ambos os pontos de vista. Uma das razões que os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres, é porque nada sobre o dinheiro foi explicado nem em casa e nem nas escolas em nossa infância, então seguimos as crenças de nossos pais em relação ao dinheiro. Pessoas que se especializaram em alguma área na faculdade, provavelmente nunca aprendeu nada sobre dinheiro na escola ou na faculdade, então depois que começam a ganhar dinheiro, começam a ter problemas financeiros.

Quando o assunto era dinheiro ambos os pais tinham diversas visões contrárias um do outro, um dos pais afirmava:

- Não da pra comprar isso

enquanto o outro pai perguntava:

- O que posso fazer pra comprar isso?

A primeira afirmação deixa sem alternativa, enquanto a segunda pergunta te deixa refletindo.

As pessoas moldam a sua vida através dos seus pensamentos, o pai pobre sempre dizia:

- Nunca vou ficar rico

E isso acabou acontecendo, já o pai rico já se referia a si próprio como já sendo rico, mesmo se estivesse quebrado, dizia que estar quebrado era algo temporário enquanto ser pobre é algo eterno.

Cap. II – Lição 1 – Os ricos não trabalham pelo dinheiro

Robert estava com o seu pai pobre, e fez a seguinte pergunta:

- Pai, como que a gente fica rico?

E em seguida o pai de Robert perguntou:

- Por que você quer ficar rico filho?

Robert explicou ao seu pai que ele e seu amigo Mayke não avia sido convidado para ir a praia por um dos seus amiguinhos, porque a família deles via Robert e Mayke como pessoas pobres. E o pai pobre apenas balançou a cabeça e continuou lendo o jornal. Era 1956, e Robert tinha apenas 9 anos de idade e frequentava a mesma escola com garotos ricos.

Logo em seguida o pai pobre disse ao Robert, que se ele quisesse ficar rico, teria que ganhar dinheiro, e o Robert perguntou:

- Como faço isso?

E o pai dele respondeu:

- Use sua cabeça filho

Robert contou sobre essa conversa para o Mayke, e ambos tiveram vontade de aprender a ganhar dinheiro, e com 9 anos de idade acabaram virando sócios.

Ficaram toda manhã imaginando formas diferentes de ganharem dinheiro, mas já pela parte da tarde tiveram uma ideia, uma ideia que Mayke encontrou em um livro.

Durante a semana seguinte, Mayke e Robert andaram por todas as casas do bairro pedindo para os vizinhos tubos de pasta de dentes vazias.

Pegaram os tubos de pastas que na época eram feitos de chumbos e colocaram para derreter, e tinham também moldes de gesso, enquanto o pai de Robert observava tudo junto ao seu amigo, e perguntou:

- O que vocês estão fazendo?

Robert respondeu:

- Estamos nos tornando ricos

Logo em seguida Robert e Mayke derrubaram uma moeda de chumbo e o pai pobre falou:

- Minha nossa!

Robert respondeu:

- Estamos fazendo o que você falou, estamos fazendo dinheiro.

O amigo do pai pobre começou a rir enquanto o pai pobre balançava a cabeça envergonhado.

Logo em seguida o pai pobre chamou Robert e Mayke e explicou que aquilo que estavam fazendo era falsificação, e mesmo assim ficou muito orgulhoso dos dois terem iniciado algo para tentar ganhar dinheiro.

Robert perguntou ao pai dele:

- Por que você não é rico pai?

O pai pobre respondeu:

- Porque resolvi ser professor, e os professores não estão muito preocupados em ser ricos, nós gostamos de ensinar, queria ajudar vocês, mas na verdade não sei como ganhar dinheiro, mas se vocês quiserem saber como faz pra ganhar dinheiro, não perguntem para mim, fale com o seu pai Mayke.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (236.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com