TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARADIGMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

Por:   •  21/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.999 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE INTEGRADA DE VÁRZEA GRANDE- FIAVEC

PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

MARIA CRISTINA ANTONIA DA SILVA

PARADIGMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO E

EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

BAIXA DO MEIO- GUAMARÉ -RN

2016

MARIA CRISTINA ANTONIA DA SILVA

PARADIGMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO E EDUCAÇÃO    TRANSFORMADORA: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

                   

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de pós-graduação de Educação Infantil e anos iniciais da Faculdade FIAVEC, a ser utilizado como diretrizes para manufatura da Metodologia e Didática do Ensino Superior.

Orientador: Profº: Jean Carlos

 

BAIXA DO MEIO - GUAMARÉ-RN

2016

“É importante alfabetizar tecnologicamente o professor, alertando que esse conceito de alfabetização não pode ser fechado e acabado, pois as novas tecnologias estão em permanente mutação, em constante aperfeiçoamento e diversificação. Nesse sentido, deve se dar a formação do professor para utilizar as tecnologias. Desta forma, sabemos que o compromisso da educação no mundo contemporâneo não pode ser mais uma ação repetitiva, monótona e repressiva, como vem acontecendo na pedagogia tradicional, mas sim preparar os sujeitos sociais para um futuro competitivo, em constantes e aceleradas mudanças”.

Lígia Silva Leite; Marisa Narciso Sampaio.

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO................................................................................................7

2    RECORTE HISTÓRICO SOBRE PARADIGMA EDUCACIONAL........................8

2.1 TIPOS DE PARADIGMAS....................................................................................10

3. EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA......................................................................12

3.1 AVALIAÇÃO.........................................................................................................13

3.1.1 A RELAVÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APREDIZAGEM.........................................................................................................14

4. CURRÍCULO..........................................................................................................14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................17

REFERÊNCIAS        

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar os papeis e as práticas dos educadores diante dos paradigmas do mundo contemporâneo, que os mesmos acreditam ser o mais adequado no ambiente escolar. Vale ressaltar que os paradigmas da complexidade atenderá exigências de uma sociedade do conhecimento, que busca profissionais produtivos, reflexivos, criativos e acima de tudo com habilidades para desenvolver um trabalho coletivo. Sendo assim é de suma importância os professores avaliarem suas práticas, para que possam formar profissionais capacitados para que tenham acesso a esse momento histórico de transformações e inovações que estamos vivenciando. Este projeto se caracteriza em uma pesquisa qualitativa, onde apresentamos diferentes tipos de paradigmas que existem no país, a importância da educação transformadora e suas atribuições e a visão de alguns teóricos sobre paradigmas, buscando um ensino inovador que proporcione ao educando a participação e colaboração na construção do conhecimento, trabalhando junto com seu mediador que nesta nova perspectiva de ensino possa desenvolver novas prática e novos papeis.

Palavras chaves: Paradigmas educacionais; Formação dos professores; prática pedagógica.

ABSTRACT

The Present Work aims to show how OS roles and practices of educators Before the World Contemporary paradigms, which they believe is the most suitable no school. It is worth mentioning that the paradigms of complexity meet demands of a knowledge society, which seeks Productive Professionals, reflective, Creative and Foremost with skills to develop hum Collective work. And SO And of paramount importance OS Teachers assess their practices, that can form qualified professionals for what they have access This historic moment Transformations and Innovations que We are experiencing. This project is characterized by a qualitative study where we present different types of paradigms que exist in the country, the importance of Transformative Education and ITS assignments and Vision Some theorists About paradigms, seeking hum education Innovative That provides the student Participation and Collaboration in Construction Knowledge, Working Together with Your que mediator this new teaching perspective CAN develop new Practice and new roles.

Key words: Educational Paradigms; Teacher Education; Teaching practice.


  1. INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem como finalidade mostrar que o paradigmas educacional é fundamental para uma aprendizagem crítica e transformadora. Porém para compreender melhor o que é um paradigma inovador e o que ocorreu para que muitos docentes desenvolvesse uma ação reprodutiva e fragmentada deve-se realizar uma investigação histórica a fim de identificar quais foram os paradigmas que caracterizaram a ciência e a educação.

Essa proposta requer um docente que possa superar o paradigma da fragmentação, buscando caminhos novos, com uma visão sistêmica, exercendo de forma significativa, no qual seu papel de mediador seja convincente e que possa colaborar para o desenvolvimento integral. No entanto, sabe-se que a instituição escolar e o educador devem e precisam estar preparados para realizar com efetividade o processo de mudanças na ação do educador.

Neste sentido, o paradigmas inovador procura estimular o aluno a ser reflexivo, investigador, pesquisador        entre outros, surgindo um bom relacionamento dialógico com o docente, com os colegas, com a escola e o ambiente onde está inserido.

Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, e de forma específica a Educação e por consequência a prática pedagógica e a formação de professores, surge a importância de estudar e aprofundar esta temática a fim de colaborar nas mudanças e transformações na Educação. Entende-se por paradigmas, de acordo com Moraes (1998) todos os modelos e padrões compartilhados por grupos sociais que permitem explicações de certos aspectos da realidade. A influência que estes paradigmas exercem na educação acarretam em buscar conhece-los identificar quais os desafios que um docente enfrenta hoje para garantir um aprendizado de qualidade. Um paradigma significa um tipo de relação muito forte, que pode ser de conjunção ou disjunção, que possui uma natureza lógica entre um conjunto de conceitos na concepção de Morin (1994). Também é importante considerar como afirmar Behrens e Oliari (2007) que a aceitação ou resistência a um paradigma reflete diretamente na abordagem teórica e prática da atuação dos profissionais em todas as áreas do conhecimento. Para Behrens e Oliari (2007) o ser humano edifica seus paradigmas e olha o mundo por meio deles, discerne entre o que é certo e errado, daí a importância do olhar dos pesquisadores e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com